Democratização do acesso ao Ensino Superior: a Educação a Distância na Unipampa
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2170Palabras clave:
Educação a distância, Tecnologia na educação, Graduação, Universidade Aberta do BrasilResumen
O Século XXI é marcado pela era digital do conhecimento, onde as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estão presentes no nosso cotidiano e mudam a forma como nos relacionamos e interagimos com o mundo, inclusive na área da educação. No entanto, apesar das facilidades e das vantagens que a tecnologia oferece, ela também amplia as desigualdades sociais. A incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação vem proporcionando mudanças, inclusive nos processos de ensino e aprendizagem, onde o uso da tecnologia aponta para novas alternativas de aprendizagem como a modalidade de Educação a Distância (EaD). O presente estudo objetiva analisar o desenvolvimento da política pública do Universidade Aberta do Brasil no nível superior, com base na evolução dos cursos de graduação EaD na Universidade Federal do Pampa, desde a sua implementação. Utiliza a metodologia de revisão bibliográfica e pesquisa documental junto a Divisão de Educação a Distância da instituição. Como principais resultados observa-se que essa modalidade de ensino está avançando na Universidade Federal do Pampa e se interiorizando no estado do Rio Grande do Sul, através das parcerias com os polos pertencentes ao Universidade Aberta do Brasil. Destaca-se que o foco dos cursos é a formação de professores. Ainda, apresenta redução no número de alunos matriculados em todos os cursos EaD no Universidade Aberta do Brasil no período analisado.
Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologia na educação. Graduação. Universidade Aberta do Brasil.
Descargas
Citas
ADAMS, F. W. A desvalorização e desprofissionalização docente: o olhar de coordenadores de cursos de licenciatura em Ciências da Natureza. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5065 - Acesso em: 30 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Polos UAB. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/universidade-aberta-do-brasil/mais-sobre-o-sistema-uab/polos-uab - Acesso em: 07 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -INEP. Censo da Educação Superior 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior - Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 1050 de 9 de setembro de 2016. Brasília. 2016. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1-050-de-9-de-setembro-de-2016-21915830 - Acesso em: 12 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 5800 de 8 de junho de 2006. Brasília. 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm - Acesso em: 12 nov. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASTOS, F. P. et al. Educação Mediada por Tecnologias Educacionais Livres: diálogo-problematizador necessário à formação de professores no âmbito da universidade aberta do Brasil. In: Revista da Faculdade de Educação da UFG Inter-Ação, Vol. 35, Nº2, 2010, Goiânia. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/download/13132/8528/0 - Acesso em: 29 ago. 2023.
CANCLINI, N. G. Diferentes, Desiguais e Desconectados. Trad. Luiz Sérgio Henriques. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINELLI, J.; BENDER FILHO, R.; VIEIRA, K.M. Evasão na Universidade Aberta do Brasil: O Caso da Universidade Federal de Santa Maria. EaD em Foco, v. 13, n. 1, e2014, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2014 - Acesso em 20 nov. 2023.
MARTINS, A. S.; NASCIMENTO, V. F.; SOUSA, F. M. Avaliação Institucional em Polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação & Realidade, v. 43, p. 239-254, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623663857 - Acesso em: 30 out. 2023.
MORAN, J. M. O que é educação a distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, p. 1-3. 2002. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/?page_id=29 - Acesso em: 15 ago. 2023.
MORAN, J. M. Desafios da Educação à Distância no Brasil. RCN. p.14-16. 2012. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/desafios_ead.pdf - Acesso em: 15 ago. 2023.
MORAN, J. M.; VALENTE, J. A. A EAD no Brasil: cenário atual e caminhos viáveis de mudança. Educação a Distância: pontos e contrapontos. Summus Editorial, 2011, p.45-88.
MOUTON, D.; ZHANG, H.; ERTL, B. German university student’s reasons for dropout. Identifying latent classes. Journal for educational research online. Münster, Alemanha, v. 12, n. 2, p. 190-224, 2020.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910 - Acesso em: 30 de out. 2023.
OLIVEIRA, J. L. S.; RICCI-CAGNACCI, R. Ensino à Distância no Contexto Universitário Brasileiro: uma Revisão de Escopo Baseada em Indicadores de Barreiras e Oportunidades. EaD em Foco, v. 12, n. 2, p. e1794-e1794, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1794 - Acesso em: 28 nov. 2023
OLIVEIRA, M. A. M.; FERREIRA, A. C.; PASCHOALINO, J. B. Q. Proletarização, intensificação e controle do trabalho docente, na atualidade: seus impactos sobre os corpos dos professores. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 619–636, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2860 - Acesso em: 30 out. 2023.
PORCHEDDU, A. Zygmunt Bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cadernos de pesquisa, v. 39, p. 661-684, ago. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000200016 - Acesso em: 20 out. 2023.
SANTANA, É. J. S.; JANTSCH, A. Evasão na educação a distância: investigação das causas no curso de geografia da Unipampa no polo Esteio. Anais do XXVII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, p. 66. 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/262500/001114502.pdf?sequence=1#page=66 - Acesso em: 09 set. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Unipampa - Divisão de Educação a Distância. 2014. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/ead/polos/ - Acesso em: 23 ago. 2023.
VITÓRIA, M. I. C. et al. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação, v. 41, n. 2, p. 262-269, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/27960 - Acesso em: 30 out. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.