Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista científica; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (docx) ou OpenDocument (.odt), preferencialmente que não ultrapassem 10 MB.
  • O manuscrito segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores ou no Modelo da Revista.
  • O manuscrito possui entre 8 a 15 páginas de texto ou, em casos excepcionais, no máximo 20 páginas. Neste caso deve-se justificar em "Comentários ao Editor". O cálculo do total de páginas inclui os elementos pré e pós-textuais, como resumo, abstract, referências bibliográficas.
  • Caso existam imagens com direitos autorais reservados, a submissão é acompanhada de uma carta de autorização de uso.
  • Todos os autores desta submissão estão de acordo que não há conflito de interesses com relação à pesquisa apresentada. Caso seja necessário a pesquisa inclua mais de quatro autores, é necessário justificar com para o Editor durante a submissão.
  • Para garantir a anonimidade da avaliação, o nome dos autores, instituição ou qualquer identificação sobre a origem do manuscrito foram omitidas do manuscrito, inclusive nos metadados.
  • Pelo menos o autor principal possui o ORCID (Open Researcher and Contributor ID) cadastrado no sistema da revista.
  • Se houve financiamento, as fontes de recurso estão declaradas corretamente.
  • Os autores confirmam não terem se apropriado indevidamente de obra alheia, assumindo, portanto, a inexistência de plágio.

Diretrizes para Autores

A Revista EaD em Foco é aberta a professores e a pesquisadores em educação a distância, tecnologias educacionais e/ou áreas conexas (neste caso o manuscrito precisa acompanhar uma carta de justificativa explicando a conexão com o foco temático da revista).

As submissões deverão obedecer aos seguintes requisitos:

  1. O texto deve ser inédito no Brasil, não tendo sido publicado em outro periódico cientí­fico indexado ou livro. Deve abordar um dos diversos aspectos do foco central da revista e sob a forma de artigo original, revisão de literatura ou estudo de caso, podendo agregar material multimí­dia.
  2. Serão aceitos artigos em Português, Inglês ou Espanhol. Tí­tulo, resumo e palavras-chave deverão ser informados em Português e Inglês ou Espanhol e Inglês.
  3. Na redação das palavras-chave, usar entre 3 a 5, da mais geral à mais específica, separadas por ponto e todas as primeiras iniciais em maiúsculas. Algumas boas práticas na seleção de palavras-chave:
  • Evitar utilzar palavras que já estão no título e nomes compostos.
  • Consulte por bases de descritores da área, ou terminologias mais utilizadas nas publicações da área ou na própria Revista Ead em Foco.
  • Aplicar as boas práticas na seleção das palavras-chave ajudará seu artigo a ser mais citado e buscado. 
  1. Os manuscritos devem apresentar, preferencialmente, uma extensão de 8 a 15 páginas de texto. Qualquer artigo além do limite de 15 páginas deve acompanhar justificativa fundamentada. Tal justificativa será avaliada pela Equipe Editorial que poderá aceitar ou não. Caso não seja aceita a justificativa, a submissão será rejeitada, porém com possibilidade de novo envio por parte dos autores do manuscrito editado, desde que esteja dentro do limite de 15 páginas. 
  2. A formatação deve seguir o padrão proposto no modelo disponí­vel em Modelo da Revista quanto aos padrões de apresentação e formatação. Ao usar o modelo, trocar o nome do documento para o título do artigo. Ao editar o documento NÂO utilizar controle de alterações do WORD, desativando esta função. O texto deve vir em WORD (nunca em PDF) e em sua versão final e formatada.
  3. As refererências e citações devem seguir as normas da ABNT NBR 6023.
  4. As submissões deverão ser feitas somente após o cadastro de usuário/autor neste sistema.
  5. Ao submeter os textos a Revista EaD em foco os autores declaram que este material é de sua  inteira responsabilidade autorial, bem como no que se refere ao uso de imagens e material multimí­dia enviados em anexo, se responsabilizando por quaisquer problemas referente aos direitos autoriais do material enviado.

Dossiê

Coleção de artigos relacionados a um tema especí­fico em destaque.

Artigos Originais

De submissão aberta, correspondem a trabalhos originais contendo revisão crí­tica de pesquisas de natureza empí­rica ou conceitual.

Traduções Autorizadas

Artigos internacionais relevantes cuja tradução foi autorizada pelos autores e pela revista.

Expediente

Membros do conselho editorial cientí­fico que contribuiu diretamente com a edição.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Revista EaD em Foco serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.