Histórico

Prelúdios 

Motivados pela difusão da produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância, a revista EaD em Foco foi oficialmente criada em 2010 pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj, e desde então tem sido publicada regularmente. A Fundação Cecierj, entre suas diversas ações, é o continente do principal consórcio de educação a distância do Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj, que serviu de modelo para a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

Seu primeiro editor-chefe foi Fábio Alencar (Fundação Cecierj), sendo substituído por Esteban Moreno (UFRJ, Fundação Cecierj e Conaes) a partir de 2011 até 2023. Entre 2014 e 2015 também colaboraram nessa função a professora Gabriella Dias de Oliveira (Antares Consultoria e UFRJ), de 2015 a 2020, o professor Luiz Gustavo Ribeiro Rolando (Fundação Cecierj), e de 2020 até o presente o prof. Daniel Salvador (Fiocruz e Fundação Cecierj).

 

Identidade visual

A primeira identidade visual da Revista, entre 2010 a 2014, teve como opção uma fonte serifada e um design mais formal, como se vê abaixo (Figura 1).

Figura 1: Primeira identidade visual da Revista EaD em Foco (2010 a 2014).

 

A publicação passou por reforma gráfica em meados de 2014, recebendo nova identidade visual para a revista e seus artigos (Figura 2). Nesse mesmo ano passamos também a contar com o DOI como indexador, sendo ampliado para todas as publicações já realizadas na revista.

Cabeçalho da página

Figura 2: Nova identidade visual da revista (2014 -  ).

 

Em 2020, como parte das celebrações de uma década de existência, elaboramos uma marca e uma capa comemorativa. Passamos ainda pela atualização de nosso sistema de editoração (OJS 3.x), além de ajustes do leiaute dos artigos.

 

Logo do cabeçalho da página

Figura 3: Cabeçalho comemorativo dos 10 anos da Revista.

 

As capas da Revista EaD em Foco (ver aqui) são motivo de especial carinho e orgulho, pois contamos com o precioso aporte artístico de ilustradores como André Dahmer, Clara Gomes, Fábio Andrezo e Fernando Romeiro, artistas renomados que emprestam voluntariamente o seu talento para a confecção de capas com um caráter mais humano e criativo, fugindo da tendência excessivamente fria e tecnicista que atualmente permeia o imaginário da EaD.

 

Nosso Qualis

Até 2018, a revista EaD em Foco teve a classificação B1 no Qualis/Capes na área de Ensino. Em 2019, foi indicada com o Qualis A3 na avaliação preliminar dos periódicos da Capes (Ofício Circular nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES). Em 2022, na última avaliação da Capes, subimos para o Qualis A2.
A revista EaD em Foco figura entre os periódicos especializados em EaD de maior destaque entre as instituições de ensino superior no Brasil e encontra-se no maior patamar entre as revistas com o mesmo tema.

 

Melhorias

De 2018 até o momento, passamos a selecionar alguns dos melhores artigos publicados para serem traduzidos para a língua inglesa, sem qualquer ônus para os autores. Nesse ano também adotamos o formato de publicação contínua (ou rolling pass), com uma ou mais edições anuais. Nessa modalidade, os artigos são publicados logo que são aprovados, diminuindo ainda mais ainda mais o tempo de comunicação das pesquisas científicas. Com efeito, a EaD em Foco tem sido reconhecida como um dos periódicos mais ágeis e competentes em seu fluxo editorial.
A partir de 2019, de forma a facilitar o público pesquisador brasileiro, as normas de publicação mudaram do formato APA para ABNT.

Em 2022, os autores que têm artigos publicados na revista EaD em Foco começaram a contar com a possibilidade de inclusão de seus biodados, com a imagem e informações mais personalizadas sobre seu histórico no próprio corpo do artigo. Essa é uma opção comum em revistas internacionais, e a EaD em Foco é a primeira do gênero no Brasil a adotar esse modelo.


Desde sua fundação, a revista EaD em Foco caminha em crescimento constante em todas as principais métricas de publicações científicas (citações, índice h, índice i10) (veja algumas aqui). Seguimos direcionados para a inclusão da revista em novos indexadores (aqui), o que ampliará sua visibilidade no cenário nacional e mundial.

 

Periodicidade

A revista EaD em Foco manteve periodicidade anual até 2013, passando a semestral em 2014 e quadrimestral a partir de 2015. Desde então, seguindo a recomendação de alguns dos melhores indexadores da época, passamos a publicar todos os artigos em uma única edição anual.
Em 2020 fomos obrigados a retornar à publicação de mais de uma edição anual em função do crescimento abrupto da quantidade de artigos submetidos e publicados e como uma forma de facilitar a leitura das publicações.
Em função das demandas inerentes da Educação a Distância durante as contingências demandadas pela Covid-19, foram ainda criadas duas edições especiais sob o tema: "Contribuições da EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia" (aqui e aqui) (Figura 4).

 

 

Figura 4: Imagem de divulgação da edição especial.

 

Em 2022, firmamos uma nova parceria com o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e publicamos um novo dossiê especial, sob o tema Pesquisaformação na Cibercultura: Experiências da Pandemia (aqui). 

Figura 5: Pesquisaformação na Cibercultura: Experiências da Pandemia.

 

A revista EaD em Foco acumula, pois, uma respeitável história de esforço e inovação; para isso, ao longo de toda a sua trajetória, contou com a colaboração de diversos atores, entre revisores, avaliadores, tradutores, núcleos e instituições de pesquisa, artistas, consultores, gestores e, principalmente, autores e leitores. Toda essa dedicação não faria sentido sem que ela pudesse assumir seu papel de difusão das melhores ações da Educação a Distância no Brasil. A todos vocês, nossos sinceros agradecimentos!