Perguntas frequentes

Qual o Qualis da revista?

Na última avaliação da Capes, de 2022, a revista EaD em Foco foi classificada com o Qualis A2, o maior patamar entre as revistas congêneres. Consulte o nosso histórico para conhecer mais (aqui).

 

Como realizar o cadastro do DOI no Lattes?

Ao cadastrar o DOI (Digital Object Identifier) de sua publicação na Revista EaD em Foco na Plataforma Lattes, NÃO se deve inserir a URL completa; basta o código de referência. Por exemplo:

DOI (INCORRETO): http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i2.655

o correto é:

DOI: 10.18264/eadf.v7i2.655

Se o artigo for recém-publicado, pode ser que o sistema de referenciação do DOI (Crossref) não tenha completado a atualização em seu sistema. Basta aguardar dois dias, no máximo. Qualquer dúvida adicional, basta entrar em contato.

 

Como citar?

O sistema eletrônico de editoração da revista EaD em Foco possui um gerador automatizado de referências, disponível para vários formatos de citação (ABNT, APA, Chicago Harvard etc.). Entretanto, esse sistema, apesar de ser um dos mais modernos no meio acadêmico, não está atualizado para a geração no formato editorial de fluxo contínuo (rolling pass), é necessário realizar alguns pequenos ajustes. Por exemplo:

A referência gerada no sistema a partir do formato ABNT é:

LIMA, E. T.; LACERDA JUNIOR, J. C. A Educação a Distância na Percepção dos Acadêmicos de Pedagogia na Cidade de Lábrea/AM. EaD em Foco, v. 11, n. 2, 20 out. 2021.

Enquanto uma forma mais precisa é:

LIMA, E. T.; LACERDA JUNIOR, J. C. A Educação a Distância na Percepção dos Acadêmicos de Pedagogia na Cidade de Lábrea/AM. EaD em Foco, 11(2): e1545, 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1545 

Ao final da primeira página do arquivo em PDF de cada artigo consta a referência completa em formato ABNT.

 

Qual o tempo de avaliação?

O tempo de avaliação de cada manuscrito varia substancialmente em função de diversos parâmetros, como a qualidade da pesquisa, a agilidade do avaliador, o tempo e a qualidade do retorno dos próprios autores. Todos os avaliadores designados possuem três meses de tempo máximo para tecer o seu parecer, entretanto podem ocorrer efemérides, que são sempre corrigidas em nosso fluxo editorial. A Revista EaD em Foco se orgulha de ser uma das mais ágeis da área, o tempo médio de publicação, caso o artigo venha a ser aprovado, é inferior à todas as demais do gênero. 

Em geral, quem costuma nos perguntar sobre o tempo médio de avaliação, possui um trabalho aquém das espectativas mínimas da revista EaD em Foco. Investir previamente na elaboração de seu artigo científico, pedindo a ajuda de outros colegas experientes para revisá-lo, é a melhor garantia que será aceito com brevidade. De outra forma, apenas onera o trabalho de todos, e ele será fatalmente rejeitado.

 

Como faço para participar como avaliador?

A Revista EaD em Foco está sempre aberta para a participação de novos editores avaliadores, não obstante é necessário ter boa experiência na área e o envio de comprovação. O avaliador pode selecionar a sua área de expertise, os artigos serão encaminhados conforme seu interesse. Há ainda um grupo interno e privado, onde trocamos dúvidas e considerações sobre os desafios encontrados.

Para se candidatar, o primeiro passo é a comunicação de seu interesse, junto com o link de seu currículo lattes, para o email oficial da revista (eademfoco@cecierj.edu.br).