Sobre a Revista

 

Processo de Avaliação pelos Pares

  1. Os textos enviados para a submissão serão pré-avaliados pelo Conselho Editorial da revista e, posteriormente, encaminhados para dois avaliadores. Havendo pareceres contrários, os textos serão encaminhados a um terceiro avaliador.
  2. Em caso de necessidade, o Editor Chefe poderá enviar artigos específicos para avaliadores ad hoc, não integrante do conselho de Editores Associados, observando-se a titulação mínima de Doutor e especialidade na área do texto em questão.
  3. Será garantido o anonimato dos autores e dos avaliadores no processo de submissão dos textos.
  4. Cabe ao Editor Chefe a decisão final referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos, mesmo que tenha sido previamente aprovado por dois pareceristas.
  5. Alguns trabalhos presentes nas edições podem ser resultado de convites encaminhados a especialistas, em função de sua notória competência e excelência acadêmica na área.
  6. Em sentido similar, os Editores Associados podem analisar a pertinência da publicação de resultados de eventos científicos da área. Nos dois casos, os trabalhos tramitam pelos procedimentos de avaliação e edição, sob responsabilidade dos Editores Associados.

O fluxo completo, desde a submissão até a publicação final, está sumarizado a seguir:

Periodicidade

A revista EaD Foco possui apenas uma edição anual em fluxo contínuo (rolling pass) para todas as publicações.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexação

A Revista EaD em Foco está atualmente indexada nos seguintes diretórios, catálogos e bases bibliográficas:

 

Como realizar o cadasto do DOI no Lattes

Ao cadastrar o DOI (Digital Object Identifier) de sua publicação na Revista EaD em Foco na Plataforma Lattes, NÂO se deve inserir a URL completa, basta o código de referência. Por exemplo:

DOI (INCORRETO): http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i2.655

o correto é:

DOI: 10.18264/eadf.v7i2.655

Se o artigo for recém-publicado, pode ser que o sistema de referenciação do DOI (Crossref) não tenha completado a atualização em seu sistema. Basta aguardar dois dias, no máximo. Qualquer dúvida adicional, basta entrar em contato.

 

Histórico do periódico

O projeto da Revista EaD em Foco foi gestado em 2009 pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj, então dirigida pela professora Miran Crapez (Universidade Federal Fluminense), motivada pelo difusão da produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância.

A Revista EaD em Foco foi oficialmente criada em 2010 e, desde então, tem sido publicada regularmente, com periodicidade anual (até 2013), semestral (2014) e quadrimestral (desde 2015). A partir de 2018, o fluxo de submissão e de publicação de artigos na revista EaD em Foco passou a ser continuo, ao invés de três edições ao ano. Os artigos aprovados e revisados passam a ser publicados em uma versão preprint?, e posteriormente publicados com os últimos ajustes e diagramação. Após essa alteração, o tempo médio de publicação das pesquisas aprovadas passou a ser de apenas 140 dias, desde a submissão até a publicação final.

Seu primeiro editor-chefe foi Fábio Alencar (2010), sendo substituído por Esteban Moreno (2011 ate o momento), ambos da Fundação Cecierj. Entre 2014 e 2015 também colaboraram nessa função a professora Gabriella Dias de Oliveira (Antares Consultoria e UFRJ) e, a partir de 2015, o professor Luiz Gustavo Ribeiro Rolando (Fundação Cecierj).

A revista passou por reforma gráfica em meados de 2014, recebendo nova identidade visual para os artigos.    

 

A partir de 2014, passou a ter também o DOI como indexador, sendo depois ampliado para todas as publicações já realizadas na revista.

Cabeçalho da página

 

Até 2017, a Revista EaD em Foco teve a classificação B1 no Qualis/CAPES na área de ENSINO. Em 2018 foi indicada com o Qualis A3 na Avaliação preliminar dos periódicos da Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior. De acordo com o documento oficial da Capes (ofício circular nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES), a Revista EaD em Foco figura entre os periódicos especializados em EaD de maior destaque entre as instituições de ensino superior no Brasil e encontra-se no maior patamar entre as revistas com o mesmo tema.

A partir de 2018 a revista passou a adotar o formato de publicação continuada, publicação contínua ou rolling pass. Nessa modalidade os artigos são publicados logo que são aprovados. O objetivo foi diminuirmos  ainda mais o tempo de comunicação das pesquisas científica, de forma a contribuir com disponibilidade imediata do artigo para leitura e citação.  Ainda em 2018 alguns dos melhores artigos selecionados passaram a ser traduzidos para a língua inglesa, sem qualquer ônus para os autores.
 
A partir de 2019,  de forma a faciliar o público pesquisador brasileiro, as normas de publicação mudaram do formato APA para ABNT.
 
Em 2019 a EaD em Foco foi indicada com o Qualis A3 na Avaliação preliminar dos periódicos da Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior. De acordo com o documento oficial da Capes (ofício circular nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES), a Revista EaD em Foco figura entre os periódicos especializados em EaD de maior destaque entre as instituições de ensino superior no Brasil.
 
Em 2020 estamos comemorando um década de existência da revista. E para celebrarmos, além da atualização de nosso sistema de editoração (OJS 3.x), elaboramos uma marca e uma capa comemorativa, além de ajustes do leiaute para ressaltar a conquista.
 
Seguimos direcionados para a inclusão da Revista EaD em Foco no sistema DOAJ/Scielo, o que ampliará sua visibilidade no cenário mundial.