Cultura Livre e Ciência Aberta: Implicações Freireanas na Educação a Distância

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Palavras-chave:

Educação a distância, Software livre, Educação libertadora, Ciência aberta

Resumo

Hoje, a educação a distância se estabelece predominantemente em ambientes online, onde o software desempenha um papel crucial como suporte às atividades educacionais. Este artigo adota uma abordagem freiriana da EAD, fundamentada em análises da semiótica francesa, para examinar a presença do software na rede. Exploram-se as oposições entre livre e proprietário, aberto e fechado, bem como o conceito de liberdade. Partindo do pressuposto de que a escolha entre software livre ou proprietário, ciência aberta ou fechada, é indiferente para professores e alunos, dada a transparência no processo educacional, o artigo se destina ao professor não especialista em informática. Propõe uma reflexão sobre como os fundamentos e práticas do software livre, da cultura livre e da ciência aberta impactam a EAD. Destaca a importância dessa escolha para a coerência com a meta de formar identidades autônomas e sujeitos críticos.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Software livre. Educação libertadora. Ciência aberta.

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Biografia do Autor

Fábio dos Santos Coradini, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando e Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativa, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Augusto Motta (2009). Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Augusto Motta (2011); Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2015); Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2015), Mídias na Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018) e Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (2018). Professor Militar, Professor-Tutor e Funcionário Público Federal das Forças Armadas - Marinha do Brasil - Graduação: Primeiro-Sargento. Atua na função de Encarregado e Coordenador de Cursos do Centro de Manutenção de Embarcações Miúdas (Marinha do Brasil). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC) da UFRRJ e do Grupo de Pesquisa Texto Livre do Laboratório SEMIOTEC da Faculdade de Letras da UFMG. Coordenador do Congresso Universidade, EaD e Software Livre (UEADSL) da Faculdade de Letras das UFMG. Editor-Chefe dos Anais do UEADSL e Gerente do Moodle do Grupo de Pesquisa Texto Livre (FALE/UFMG). Minhas pesquisas relacionam-se a Formação de Professores, Educação Online, Desenho Didático, Tecnologias Educacionais, Cibercultura, Gênero, Étnico-Racial, Identidade de Gênero, Sexualidades, Estudos Queer, Cultura Livre e Defesa. Email: fabiocoradinic@gmail.com.

   

 

 

Ana Cristina Fricke Matte, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Faculdade de Letras da UFMG

Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Diretora Geral do Grupo de Pesquisa Texto Livre

Referências

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

Coradini, F. dos S., Matte, A. C. F., Gomes, S. A., & Souto, T. A. (2024). Cultura Livre e Ciência Aberta: Implicações Freireanas na Educação a Distância. EaD Em Foco, 14(2), e2256. Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2256