EaD em Cursos de Graduação Presenciais: uma Revisão Integrativa de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2235Palavras-chave:
Carla horária EaD, Ensino superior, Revisão de literaturaResumo
O objetivo deste estudo é analisar elementos e percepções relacionados à implementação da carga horária em Educação a Distância em cursos de graduação presenciais. Realizou-se uma revisão integrativa de quinze artigos em Língua Portuguesa, selecionados no portal de periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. A revisão destaca experiências ainda incipientes, muitas vezes limitadas a uma única disciplina, distantes do percentual permitido pela Portaria nº 2.117, de 2019, que é de 40%. Além disso, identificaram-se desafios na implementação da carga horária em EaD, que devem ser superados em prol da qualidade educacional. As percepções dos estudantes sobre EaD são positivas, mas ainda reverbera a necessidade de investimentos em tecnologia e formação de professores. Essa questão foi também ressaltada pelos próprios profissionais. Em vista da complexidade do tema, há a urgência de mais pesquisas e reflexões críticas, a fim de que a integração da EaD nos cursos presenciais de graduação se torne mais profícua no Brasil.
Palavras-chave: Carga horária EaD. Ensino superior. Revisão da literatura.
Downloads
Referências
BIELSCHOWSKY, C. Expansão da Educação Superior no Brasil: análise das Instituições Privadas. 2022. São Paulo: SoU Ciência, 2023.
BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. Educação a distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BRASIL Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm - Acesso
em: 10 jan. 2024.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fixar as normas de funcionamento de cursos a distância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Seção 1, p. 32.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância, de até 40% do total do curso. 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-2117-2019-12-06.pdf -
Acesso em: 05 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº. 2253, de 18 de outubro de 2001. Dispõe sobre a oferta de disciplinas que utilizem método não presencial, não podendo exceder a 20% da carga horária total do curso. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 out. 2001. Seção 1, p. 22.
CAETANO, J. C. R.; LORI, N. F. O impacto da educação a distância nos países de grande crescimento econômico como o Brasil. In.: REALI, A. M. M. R; MILL, D. (org). Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes, contextos e processos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
CAMPOS, G. R.; DE CASTRO, R. M. M. A cultura da educação a distância na universidade estadual de Goiás: o instituído e o instituinte. Humanidades e Tecnologia, v. 35, n. 2, p. 317-334, 2022.
CARDOSO, G. S.; FIUZA, P. J.; LEMOS, R. A Implementação da Educação a Distância em um Curso de Engenharia Civil: Primeiras Impressões. Nuevas Ideas en Informática Educativa, v. 14, p. 435 – 440, 2018.
CARNEIRO, C.; FRAZÃO, M. F. A; CARNEIRO, C. D. A oferta de disciplina semipresencial em um curso de graduação presencial: satisfação dos discentes. Revista EDaPECI, v. 19, n. 2, p. 6-20, 2019.
DEMO, P. Instrucionismo e nova mídia. In.: SILVA, M. (Org.). Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
GIACOMAZZO, G. F. et al. Disciplina institucional a distância: processo de implantação numa universidade comunitária. Intersaberes, v. 13, n. 29, 2018.
GOUVÊA, G. Práticas de ensinar a distância em cursos presenciais. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 6, n. 13, 2020.
HAAS, C. M; MOUTINHO, L. N.; STANDER, M. D. As políticas brasileiras para a Educação Superior a Distância: Desafios da expansão. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, v. 21, n. 32, p. 193-226, 2019.
LA CRUZ, M. et al. Inovação no Ensino Superior: disciplinas virtuais em salas presenciais. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 9, p. 187-198, 2023.
MARCELINO, K. A. T. A política de formação de professores no Brasil: a rede UNICEU & a formação docente na cidade de São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MESQUITA, M. C. G. D.; REZENDE S, D. M. Análise da Política de Implementação da EaD em Cursos de Graduação Presencial: o caso da PUC Goiás. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 22, n. 1, 2023.
MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In.: SILVA, M. (Org) Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
,
PASSOS, B. M. A. et al. Inclusão de carga horária a distância em graduação presencial: percepção do aluno do curso de Educação Física da Unimontes. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 10, n. 18, 2018.
SANTINELLO, J.; COSTA, M. L. F; SANTOS, R. O. A virtualização do Ensino Superior: reflexões sobre políticas públicas e Educação Híbrida. Educar em Revista, v. 36, 2020.
SANTOS, E. Articulação de saberes na EAD online. In.: SILVA, M. (Org) Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
SCHIAVI, G. S; MOMO, F. S; BEHR, A. A educação a distância na graduação presencial em Ciências Contábeis: uma análise sob a perspectiva discente. Desafio Online. Campo Grande. Vol. 9, n. 3 set./dez. 2021, p. 568-594, 2021.
SHITSUKA, R. et al. Uma pesquisa-ação em disciplina a distância em curso presencial de Bacharelado em sistemas de informação. Revista de Casos e Consultoria, v. 10, n. 1, p. e1016-e1016, 2019.
SILVA, J. C.; FELICETTI, V. L; ZILIOTTO, D. M. Experiências de Professores que Atuam em Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais de Graduação de Universidade Privada. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 2021.
SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In.: SILVA, M. (Org.). Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
SOUSA, M. A; SARMENTO, T. A; MORAIS-COSTA, F. Os desafios da implantação da modalidade EAD em cursos de graduação presenciais. Multifaces: Revista de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 1, n. 1, 2018.
SOUZA, M. T. ; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.