EaD em Cursos de Graduação Presenciais: uma Revisão Integrativa de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2235

Palavras-chave:

Carla horária EaD, Ensino superior, Revisão de literatura

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar elementos e percepções relacionados à implementação da carga horária em Educação a Distância em cursos de graduação presenciais. Realizou-se uma revisão integrativa de quinze artigos em Língua Portuguesa, selecionados no portal de periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. A revisão destaca experiências ainda incipientes, muitas vezes limitadas a uma única disciplina, distantes do percentual permitido pela Portaria nº 2.117, de 2019, que é de 40%. Além disso, identificaram-se desafios na implementação da carga horária em EaD, que devem ser superados em prol da qualidade educacional. As percepções dos estudantes sobre EaD são positivas, mas ainda reverbera a necessidade de investimentos em tecnologia e formação de professores. Essa questão foi também ressaltada pelos próprios profissionais. Em vista da complexidade do tema, há a urgência de mais pesquisas e reflexões críticas, a fim de que a integração da EaD nos cursos presenciais de graduação se torne mais profícua no Brasil.

 

Palavras-chave: Carga horária EaD. Ensino superior. Revisão da literatura. 

 

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Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas

Carla Denize Ott Felcher é graduada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Também é especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Mestra em Polí­ticas e Gestão da Educação, CLAEH, Monteví­deo. Atualmente, atua como professora de Matemática no Ensino Fundamental, professora pesquisadora do curso de Licenciatura em Matemática a distância (UAB/UFPEL) e professora em cursos de especialização na área da Educação. Ainda, aluna especial do Doutorado em Educação (PPGE/UFPEL).

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta do Curso Superior de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb/UFPel). É chefe da Seção e Apoio a Tecnologias Educacionais (SATE/PRE/UFPel) e atua no Grupo de Trabalho Metodologias Ativas de Ensino, da UFPel, que integra a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Pós-doutora em Administração, com pesquisas sobre Escalabilidade de Inovações Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisas sobre os Processos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior. Realizou Estágio Doutoral no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa (ULisboa), com estudos sobre Pedagogia Universitária e Avaliação Formativa no Ensino Superior. Mestre e Bacharel em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisas sobre Tecnologias de Informação e Sociedade. Tem como interesses de pesquisas: Metodologias Ativas de Ensino para o Ensino Superior, Metodologias de Cocriação com vistas a promover Inovação Social/Tecnologias Sociais e a utilização de Tecnologia de Informação pela Sociedade.

Christiano Martino Otero Avila, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Tecnologia em Proc de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (1994), especialização em Administração e Estratégia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (1996), é mestre em Ciência da Computação pela UCPEL (2006) e doutor em Ciência da Computação pela UFPel em 2020. Foi funcionário, Analista de Sistemas, da Universidade Católica de Pelotas no período de 1993 a 2013. Professor da Universidade Católica de Pelotas de 1995 a 2013. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Programação WEB. Desempenhou também, a função de Analista de TI na Universidade Federal de Pelotas, de agosto de 2008 a 2013. Diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (CGIC) de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012. Diretor Geral do CGIC, setor responsável pela organização dos concursos e informática da UFPEL, de março de 2012 a outubro de 2012. Ingressou em 2013, por concurso, na carreira docente na Universidade Federal de Pelotas, lotado no Centro de Engenharias atua nas disciplinas de computação (Sistemas de Bancos de Dados, Programação de Computadores, Metodologias para Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Informação, Introdução à Computação, Mídias na Educação, etc.)

Rosaura Espirito Santo Da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1989), graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1997), Especialista em Sistemas de Informação pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2000, Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2008) e Doutorado em Politica Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (2018). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, sistema de informação, fundamentos de informática. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPEL junto a CAPES, Chefe da Seção Unidade Universidade Aberta do Brasil vinculada ao NUPED/PRE e representante da UFPel na UNIREDE.

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Publicado

02-08-2024

Como Citar

Felcher, C. D. O., Medianeira Bolzan, L., Avila, C. M. O., & Da Silva, R. E. S. (2024). EaD em Cursos de Graduação Presenciais: uma Revisão Integrativa de Literatura . EaD Em Foco, 14(2), e2235. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2235