Blended Learning in Face-to-Face Undergraduate Courses: An Integrative Literature Review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2235

Keywords:

Higher education, Online learning hours, Literature review

Abstract

The objective of this study is to analyze elements and perceptions related to the implementation of online learning hours in face-to-face undergraduate courses. An integrative review of fifteen articles in Portuguese was conducted, selected from the CAPES journal portal and Google Scholar. The review highlights experiences that are still incipient, often limited to a single discipline, and far from the percentage allowed by Ordinance No. 2,117 of 2019, which is 40%. In addition, it identified challenges in the implementation of online learning hours, which must be overcome in favor of educational quality. Students' perceptions of online learning are positive, emphasizing the need for investments in technology and teacher training, a demand also emphasized by the professionals themselves. Given the complexity of the topic, the urgency of more research and critical reflections is emphasized, so that the integration of online learning in face-to-face undergraduate courses becomes an opportunity in Brazil.

 

Keywords: Online learning hours. Higher Education. Literature review.

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Author Biographies

Carla Denize Ott, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas

Carla Denize Ott Felcher é graduada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Também é especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Mestra em Polí­ticas e Gestão da Educação, CLAEH, Monteví­deo. Atualmente, atua como professora de Matemática no Ensino Fundamental, professora pesquisadora do curso de Licenciatura em Matemática a distância (UAB/UFPEL) e professora em cursos de especialização na área da Educação. Ainda, aluna especial do Doutorado em Educação (PPGE/UFPEL).

Larissa Medianeira Bolzan, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta do Curso Superior de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb/UFPel). É chefe da Seção e Apoio a Tecnologias Educacionais (SATE/PRE/UFPel) e atua no Grupo de Trabalho Metodologias Ativas de Ensino, da UFPel, que integra a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Pós-doutora em Administração, com pesquisas sobre Escalabilidade de Inovações Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisas sobre os Processos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior. Realizou Estágio Doutoral no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa (ULisboa), com estudos sobre Pedagogia Universitária e Avaliação Formativa no Ensino Superior. Mestre e Bacharel em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisas sobre Tecnologias de Informação e Sociedade. Tem como interesses de pesquisas: Metodologias Ativas de Ensino para o Ensino Superior, Metodologias de Cocriação com vistas a promover Inovação Social/Tecnologias Sociais e a utilização de Tecnologia de Informação pela Sociedade.

Christiano Martino Otero Avila, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Tecnologia em Proc de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (1994), especialização em Administração e Estratégia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (1996), é mestre em Ciência da Computação pela UCPEL (2006) e doutor em Ciência da Computação pela UFPel em 2020. Foi funcionário, Analista de Sistemas, da Universidade Católica de Pelotas no período de 1993 a 2013. Professor da Universidade Católica de Pelotas de 1995 a 2013. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Programação WEB. Desempenhou também, a função de Analista de TI na Universidade Federal de Pelotas, de agosto de 2008 a 2013. Diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (CGIC) de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012. Diretor Geral do CGIC, setor responsável pela organização dos concursos e informática da UFPEL, de março de 2012 a outubro de 2012. Ingressou em 2013, por concurso, na carreira docente na Universidade Federal de Pelotas, lotado no Centro de Engenharias atua nas disciplinas de computação (Sistemas de Bancos de Dados, Programação de Computadores, Metodologias para Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Informação, Introdução à Computação, Mídias na Educação, etc.)

Rosaura Espirito Santo Da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1989), graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1997), Especialista em Sistemas de Informação pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2000, Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2008) e Doutorado em Politica Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (2018). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, sistema de informação, fundamentos de informática. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPEL junto a CAPES, Chefe da Seção Unidade Universidade Aberta do Brasil vinculada ao NUPED/PRE e representante da UFPel na UNIREDE.

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Published

2024-08-02

How to Cite

Carla Denize Ott, Medianeira Bolzan, L., Avila, C. M. O., & Da Silva, R. E. S. (2024). Blended Learning in Face-to-Face Undergraduate Courses: An Integrative Literature Review. EaD Em Foco, 14(2), e2235. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2235