EaD em Cursos de Graduação Presenciais: uma Revisão Integrativa de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2235Palabras clave:
Carla horária EaD, Ensino superior, Revisão de literaturaResumen
O objetivo deste estudo é analisar elementos e percepções relacionados à implementação da carga horária em Educação a Distância em cursos de graduação presenciais. Realizou-se uma revisão integrativa de quinze artigos em Língua Portuguesa, selecionados no portal de periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. A revisão destaca experiências ainda incipientes, muitas vezes limitadas a uma única disciplina, distantes do percentual permitido pela Portaria nº 2.117, de 2019, que é de 40%. Além disso, identificaram-se desafios na implementação da carga horária em EaD, que devem ser superados em prol da qualidade educacional. As percepções dos estudantes sobre EaD são positivas, mas ainda reverbera a necessidade de investimentos em tecnologia e formação de professores. Essa questão foi também ressaltada pelos próprios profissionais. Em vista da complexidade do tema, há a urgência de mais pesquisas e reflexões críticas, a fim de que a integração da EaD nos cursos presenciais de graduação se torne mais profícua no Brasil.
Palavras-chave: Carga horária EaD. Ensino superior. Revisão da literatura.
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