Licenciatura em Matemática a Distância & Tecnologias Digitais: Percepções de Egressos, Tutores e Professores

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.884

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar e analisar as percepções de egressos, de tutores e de professores de um curso de licenciatura em Matemática sobre o uso de tecnologias digitais, bem como a importância delas no ensino de Matemática. A metodologia adotada foi predominantemente qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com treze participantes. Posteriormente, os dados produzidos foram tratados com o método de análise de conteúdo. Como principal resultado, destaca-se a percepção dos participantes de que o uso das tecnologias digitais é importante na formação, colaborando para que eles a utilizem em suas práticas educativas. Essa percepção foi identificada nesta pesquisa, visto que os egressos vivenciaram na sua formação práticas com tecnologias digitais e as utilizam para ensinar Matemática, em especial o software GeoGebra. Conclui-se que, mesmo com uma formação perpassada por tecnologias digitais, não há garantia de que elas sejam utilizadas como potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologia digital. Licenciatura em matemática a distância. Formação de professores.

 

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Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas - UFPel Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Carla Denize Ott Felcher é graduada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Também é especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Mestra em Polí­ticas e Gestão da Educação, CLAEH, Monteví­deo. Atualmente, atua como professora de Matemática no Ensino Fundamental, professora pesquisadora do curso de Licenciatura em Matemática a distância (UAB/UFPEL) e professora em cursos de especialização na área da Educação. Ainda, aluna especial do Doutorado em Educação (PPGE/UFPEL).

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2015), mestrado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquí­mica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquí­mica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, Bioquí­mica de Produtos Naturais e Diabetes mellitus.

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Publicado

25-11-2019

Como Citar

Felcher, C. D. O., & Folmer, V. (2019). Licenciatura em Matemática a Distância & Tecnologias Digitais: Percepções de Egressos, Tutores e Professores. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.884

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