Licenciatura em Matemática a Distância & Tecnologias Digitais: Percepções de Egressos, Tutores e Professores
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.884Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar e analisar as percepções de egressos, de tutores e de professores de um curso de licenciatura em Matemática sobre o uso de tecnologias digitais, bem como a importância delas no ensino de Matemática. A metodologia adotada foi predominantemente qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com treze participantes. Posteriormente, os dados produzidos foram tratados com o método de análise de conteúdo. Como principal resultado, destaca-se a percepção dos participantes de que o uso das tecnologias digitais é importante na formação, colaborando para que eles a utilizem em suas práticas educativas. Essa percepção foi identificada nesta pesquisa, visto que os egressos vivenciaram na sua formação práticas com tecnologias digitais e as utilizam para ensinar Matemática, em especial o software GeoGebra. Conclui-se que, mesmo com uma formação perpassada por tecnologias digitais, não há garantia de que elas sejam utilizadas como potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Tecnologia digital. Licenciatura em matemática a distância. Formação de professores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, H.; BORBA, M. C. As Pesquisas Sobre a Licenciatura em Matemática na Universidade Aberta do Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 2015.
BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. LDA, 2009.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.
BORBA, M. C. et al. Educação a Distância Online. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BORBA, M. C; SILVA, R. S. R; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BORBA, M. C; ALMEIDA, H. R. F. L; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte; Autêntica, 2018.
CYRINO, M. C. C. T.; BALDINI, L. A. F. Software GeoGebra na Formação de Professores de Matemática?uma visão a partir de dissertações e teses. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 42-61, 2012.
DOMINGUES, N. S.; BORBA, M. C. Compreendendo o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 18, p. 47-68, 2018.
DRON, J. Inovação e mudança: mudando como mudamos. In.: ZAWACKI-RICHTER, O; ANDERSON, T. Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015, p. 243:273.
FELCHER, C. D. O; BIERHALZ, C. D. K; DIAS, L. F. Construindo Maquetes-Uma Estratégia Didática Interdisciplinar no Eixo Geometrias: Espaço e Forma. EaD em Foco, v. 5, n. 2, 2015.
FELCHER, C. D. O. et al. Produzindo vídeos, construindo conhecimento: Uma investigação com acadêmicos da Matemática da Universidade Aberta do Brasil. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, n. 1, 2017.
FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013.
GARCIA, M. F et al. Novas competências docentes frente í s tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, 2011.
GARCíA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
HICKS, M. Formação de professores e apoio ao corpo docente. In.: ZAWACKI-RICHTER, O; ANDERSON, T. Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015, p. 275: 294.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PONTE, J. P. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. In. PONTE, J. P. (Org.). A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Porto: Porto Editora, 2002.
PROCÓPIO, E. R. Tecnologia e formação de professores: implicações da Educação a distância. Curitiba: Appris, 2017.
ROLKOUSKI, E. Tecnologias no ensino da matemática. Curitiba: InterSaberes, 2012.
ROSA, M.; CALDEIRA, J. P. S. Conexões Matemáticas entre Professores em Cyberformação Mobile: como se mostram? Bolema [online]. 2018, vol.32, n.62, pp.1068-1091.
SO, W. et al. The interactive use of a video database in teacher education: Creating a knowledge base for teaching through a learning community. Computers & Education, v. 53, n. 3, p. 775-786, 2009.
VALENTE, J. A. Cursos de especialização em desenvolvimento de projetos pedagógicos com o uso das novas tecnologias: descrição e fundamentos. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.