“Não se Afobe, não, Que Nada é Pra Já”: 100 Anos de EaD no Brasil – Carta às Futuras Gerações
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2207Palavras-chave:
Formação docente, Rede sociotécnica, Teoria ator-redeResumo
No ano que marca o centenário da Educação a distância (EaD) no Brasil, somos convidados a refletir sobre o caminho já percorrido e a vislumbrar o futuro. É nesse contexto que registramos uma carta às futuras gerações descrevendo a experiência vivida na formação de professores na modalidade EaD como parte da equipe de uma universidade integrante do Consórcio CEDERJ – Centro de Educação Superior a Distância do estado do Rio de Janeiro. A Teoria Ator-Rede foi usada como referencial teórico-metodológico. Vislumbramos que o legado dos 100 anos da educação a distância, em geral, e do CEDERJ, em particular, seja abrir caminhos para a formação de docentes envolvidos na construção da vida social.
Palavras-chave: Teoria ator-rede. Rede sociotécnica. Formação docente.
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