“Não se Afobe, não, Que Nada é Pra Já”: 100 Anos de EaD no Brasil – Carta às Futuras Gerações
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2207Palavras-chave:
Formação docente, Rede sociotécnica, Teoria ator-redeResumo
No ano que marca o centenário da Educação a distância (EaD) no Brasil, somos convidados a refletir sobre o caminho já percorrido e a vislumbrar o futuro. É nesse contexto que registramos uma carta às futuras gerações descrevendo a experiência vivida na formação de professores na modalidade EaD como parte da equipe de uma universidade integrante do Consórcio CEDERJ – Centro de Educação Superior a Distância do estado do Rio de Janeiro. A Teoria Ator-Rede foi usada como referencial teórico-metodológico. Vislumbramos que o legado dos 100 anos da educação a distância, em geral, e do CEDERJ, em particular, seja abrir caminhos para a formação de docentes envolvidos na construção da vida social.
Palavras-chave: Teoria ator-rede. Rede sociotécnica. Formação docente.
Downloads
Referências
ALVES, N. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (Org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008, p. 15-38.
BIELSCHOWSKY, C. E. Educação superior a distância: uma estratégia para avaliação institucional. In: BRASIL. Ministério da Educação. Desafios da educação a distância na formação de professores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2006. p. 51-65.
BIELSCHOWSKY, C. E. Consórcio Cederj: A História da Construção do Projeto. EaD em Foco, v. 7, p. 2-28, 2017.
BRANQUINHO, F. T. B.; NOGUEIRA, M. A. L. (Org.). Cartas à Mãe Terra. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2012.
BRANQUINHO, F. T. B.; LACERDA, F. K. D. A contribuição da teoria ator-rede para as pesquisas em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, set./dez. 2017, p. 49-67.
BUARQUE, C. Futuros amantes. Chico Buarque Essencial (Box), 2008. Disponível em: https://open.spotify.com/track/6sbrjXKaQJWJvcnHCeEwcs - Acesso em: 16 nov. 2023.
CASSIANO, K. M.; LACERDA, F. K. D.; BIELSCHOWSKY, C. E.; MASUDA, M. O. Distribuição espacial dos polos regionais do Cederj: uma análise estatística. Ensaio, Fundação Cesgranrio, v. 24, n. 90, p. 82-108, 2016.
CASTRO, A. A. M.; LACERDA, F. K. D.; SABA, C. O distanciamento social e a formação de professores na modalidade semipresencial: relato das vivências no curso de Ciências Biológicas no Polo Magé/RJ. Revista EMREDE – Revista de Educação a Distância, v. 9, p. 1-23, 2022.
CASTRO, A. A. M. de; LACERDA, F. K.; SABA, C. C. A. do N. Educação a Distância na Pandemia Covid-19: o Que Dizem os Licenciandos em Ciências Biológicas do Polo Magé/RJ sobre essa Experiência? EaD em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e1943, 2023. DOI: 10.18264/eadf.v13i1.1943 - Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1943 - Acesso em: 30 out. 2023.
FERNANDEZ, V.; MACEDO, J.; BRANQUINHO, F. T. B. Pedra, planta, bicho, gente...coisas: encontros da teoria ator-rede com as ciências ambientais. Rio de Janeiro: Mauad X, 2018. 184 p.
FUNDAÇÃO CECIERJ. Seminário da Fundação CECIERJ celebra centenário da EAD no Brasil. 2023. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2023/09/06/seminario-da-fundacao-cecierj-celebra-centenario-da-ead-no-brasil/ - Acesso: 27 jan. 2024.
GRANATO, T. M. et al. O destino dos alunos egressos de cursos oferecidos 237 através do Consórcio CEDERJ. Relatório de pesquisa de egressos formados 2005-2009. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, 2010.
JESUS, S. A.; LACERDA, F. K. D. Quando nasce uma professora: memórias Pibidianas da construção docente. Humanidades & Tecnologia em Revista (FINOM), v. 35, p. 148-158, 2022.
KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LACERDA, F. K. D. Contribuições da Educação a Distância para a Educação Ambiental: utilização da rede sociotécnica na análise das concepções de meio ambiente e saúde no Polo de Nova Friburgo. Tese [Doutorado em Meio Ambiente], Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
LACERDA, F. K. D. Produção do conhecimento na academia: é possível repensar fronteiras e desfazer dicotomias? In: SEMINÁRIO ACADÊMICO INTERNACIONAL DA APEC, 25. Anais. Barcelona, Espanha: Editora Desirée C. Rabelo, p. 221-232, 2020.
LACERDA, F. K. D.; BRANQUINHO, F. T. B. EAD e as concepções de meio ambiente e saúde: contribuições do conceito de rede sociotécnica. EaD em Foco, v. 1, p. 87-98, 2010.
LACERDA, F. K. D.; ESPÍNDOLA, R. M. Evasão da Educação a distância: um estudo de caso. EaD em Foco, v. 3, n. 1, p. 96-108, 2013.
LACERDA, F. K. D.; OLIVEIRA, I. B. Os polos de apoio presencial no estado do Rio de Janeiro: que espaços tempos são esses? Revista Em Rede, v. 4, n. 2, p. 303-316, 2017.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador-Bauru: Edufba EDUSC, 2012.
LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. Vida de Laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
LO BIANCO, V.; FARIA, L. A Experiência do Consórcio CEDERJ e a democratização do ensino superior no Estado do Rio de Janeiro. Revista Teias, v. 20, n. 56, p. 113-132, 2019.
MORAES, A. A. A. Tarrafa de pescaria: o uso de carta na pesquisa. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 10, n. 19, p. 169-84, jan/jun 2006. https://doi.org/10.1590/S1414-32832006000100012 - Acesso em: 25 maio 2024.
NEGRÃO, F. C.; GONZAGA, A. M. A escrita de si por meio da metodologia de cartas (auto)biográficas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 8. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. p. 1-13. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89808 - Acesso em: 16 nov. 2023.
OGATA, M. N.; PEDRO, W. J. A. (Org.). Diálogos CTS com Paulo Freire. Campina Grande/PB: EDUEPB, 2021.
PAULO, F. S. Cartas Pedagógicas como Instrumento Metodológico de Pesquisas Participativas. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, SP, v.9, p. 1-15, e023019, 2023.
PEREIRA, M.; PORTUGAL, A. S.; LACERDA, F. K. D. Horta Acadêmica e Ensino Superior a Distância: uma Experiência em um Polo Presencial no Rio de Janeiro. EaD em Foco, v. 11, n. 1, e1399, 2021.
PINHO JUNIOR, S. R.; LACERDA, F. K. D. ; ASSIS, P. S.; OLIVEIRA, A. N. A extensão universitária em um polo de educação a distância: o caso de Nova Friburgo/RJ. EAD em Foco, v. 4, p. 100-111, 2014.
SILVA, C. S. C. Vamos viajar além do cosmos, por que não? Sobre cartas pedagógicas e séries de divulgação científica no ensino de ciências. 66 f. 2020. TCC – (Licenciatura em Química), Universidade Federal da Paraíba, Pernambuco, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17722?locale=pt_BR - Acesso em: 16 nov. 2023.
SOUZA, M. P.; MAZIN, D. P.; LACERDA, F. K. D. Evasão na Educação a Distância: uma análise do curso de Licenciatura em Geografia no Polo EAD de Nova Friburgo/RJ. Revista Tessituras, v. 6, p. 1-16, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.