“Don’t Rush, no, That Nothing is For Now”: 100 Years of EaD in Brazil – Letter to Future Generations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2207

Keywords:

Teacher training, Sociotechnical network, Actor-network theory

Abstract

In the year that marks the centennial celebration of Distance Education (EaD) in Brazil, we are invited to reflect on the journey already taken and to envision the future. It is in this context that we present a letter to future generations, describing the lived experience in the training of teachers in the Distance Education modality as part of the team of a university participating in the CEDERJ Consortium - Center for Distance Higher Education in the state of Rio de Janeiro. The Actor-Network Theory is used as a theoretical and methodological framework. We envision that the legacy of 100 years of distance education, in general, and of CEDERJ, in particular, is to pave the way through the training of educators engaged in the construction of social life.

 

Keywords: Actor-network theory. Sociotechnical network. Teacher training.

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Author Biographies

Fátima Kzam, UERJ, CEDERJ

Com formação em Licenciatura em Química e em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1985 e 1987), possui Mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/UFRJ, 1991), Doutorado pelo Programa Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ (PPGMA/UERJ, 2012) e Especialização nas áreas de Educação Matemática (FFSD-NF, 2002) e Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância (UFF, 2010). Foi Professora efetiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 1994 a 2018, tendo se aposentado por tempo de serviço. Atuou no Instituto de Química (DTPB/IQ/UERJ), de 1994 a 2003; na diretora do Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo (CEDERJ), de 2003 a 2011; na Diretora Adjunta de Tutoria da Fundação CECIERJ, de 2012 a 2013 e na Subreitoria de Graduação (COPEI/SR-1/UERJ), de 2013 a 2018. Foi procientista da UERJ/FAPERJ de 2017 a 2018 e Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) até novembro de 2023. Nos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e Ensino de Biologia (PROFBIO) ministrou a disciplina Metodologia da Pesquisa e orientou trabalhos de mestrado. No curso de Licenciatura semipresencial em Ciências Biológicas é coordenadora da disciplina TCC1. Possui experiência na área de Bioquímica, Processos Bioquímicos e Educação, com ênfase em Educação a Distância, principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, educação ambiental, ciências ambientais, formação de professores e gestão compartilhada das águas.

Fátima Teresa Braga Branquinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), tem mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1992), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), pós-doutorado no Centre de Sociologie de lInnovation/ École Nationale Supérieur des Mines de Paris (2003/2004) e no Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário/CFICH/UFPE (2005/2006). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente - PPGMA/ Doutorado Multidisciplinar/ Uerj, de março de 2006 a março de 2008, pertencendo ao corpo docente permanente desse Programa. Procientista desde 2005. É pesquisadora colaboradora do Núcleo Temático da Seca e do Semi-árido/UFRN e do Núcleo Ariano Suassuna de Estudos Brasileiros/UFPE. Tem experiência na área das Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia do Conhecimento/Antropologia das Ciências e das Técnicas, atuando principalmente no campo da educação ambiental por meio de ações baseadas no diálogo entre saberes popular e científico sobre a natureza e a saúde. Coordena projetos de pesquisa e extensão na Uerj, bem como a Área de Ciências na Educação 2 do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, do Convênio UERJ/CEDERJ. Coordenou as ações do Programa de Educação Ambiental do Convênio Uerj/Petrobrás relativas à instalação do COMPERJ (PEA-Uerj/COMPERJ) e integrou a equipe do Projeto Coral Sol/Petrobras Ambiental (2009-2011). Integrante do grupo de pesquisa LECC - Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea PPGA/UFPE. Coordena o Grupo de Pesquisa Contribuição da Antropologia das Ciências e das Técnicas para a Educação na linha de pesquisa Construção Social do Meio Ambiente do PPGMA. Cientista do Nosso Estado - Bolsa(E-26/201.241/2014).

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Published

2024-05-27

How to Cite

Fátima Kzam, & Branquinho, F. T. B. (2024). “Don’t Rush, no, That Nothing is For Now”: 100 Years of EaD in Brazil – Letter to Future Generations. EaD Em Foco, 14(2), e2207. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2207