Educação a Distância na Pandemia Covid-19: o Que Dizem os Licenciandos em Ciências Biológicas do Polo Magé/RJ sobre essa Experiência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1943

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Formação de professores, Distanciamento social, Teoria ator-rede

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a opinião dos estudantes do curso semipresencial de ciências biológicas do Polo Magé pertencente ao Consórcio CEDERJ no que se refere às práticas educativas vivenciadas na pandemia no ano de 2020. Para isso foram utilizados dois questionários digitais disponibilizados aos licenciandos com perguntas divididas em três blocos: identificação, questões sociais e formação acadêmica. Os resultados obtidos evidenciam que as modificações metodológicas introduzidas durante o período de pandemia representaram um grande desafio para os estudantes do curso, culminando em um árduo processo de adaptação ao longo dos dois semestres letivos de 2020, especialmente no que se refere aos processos avaliativos. Por fim, cabe ressaltar a importância das pesquisas realizadas nos e com os laboratórios de educação a distância, principalmente quando essa se apresenta como importante ferramenta na busca por contornar os problemas educacionais emergentes na contemporaneidade. 

 

Palavras-chave: Teoria ator-rede. Distanciamento social. Formação de professores. Ensino de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriel Alexsander Monteiro de Castro , UERJ

Graduado em Ciências Biológicas pela UERJ, foi aluno de iniciação cientí­fica (IC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro por dois anos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria ator-rede, formação de professores, educação a distância e etnografia.

Fátima Kzam Lacerda, UERJ, CEDERJ

Prof. Assistente do Departamento de Processos Bioquí­micos do Instituto de Quí­mica da UERJ, Diretor de Pólo de Apoio presencial do CEDERJ/UAB, Doutoranda do Programa Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ (PPGMA).

Celly Cristina Alves do Nascimento Saba, UERJ

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Biofí­sica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências (Fisiologia Endócrina) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada, lotada no Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da UERJ. Coordenadora de Graduação EaD IBRAG/ CEDERJ/UAB. Professora permanente do PPGEBio/ PROFBIO UERJ. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, Digestório a Reprodutora atuando atualmente em ensino de fisiologia.

Referências

ALVES, E. J. et al. Impactos da Pandemia Covid 19 na vida acadêmica dos estudantes do ensino a distância na Universidade Federal do Tocantins. Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. 4, n. 2, p. 19-37, 2020.

AVILES, I. E. C.; GALEMBECK, E. Formação de professores de ciências em tempos de pandemia: uma estratégia de EAD sobre enfoques construtivistas e remotos do laboratório didático de ciências. Amazônia. Revista de Educação em ciências e matemática, v. 17, n. 39, p. 201-216, 2021.

BIELSCHOWSKY, C. E. Consórcio Cederj: A História da Construção do Projeto. EaD Em Foco, v. 7, n. 2, p. 8-27, 2017.

CASTRO, A. A. O distanciamento social e a formação de professores na UERJ: um estudo sobre o curso semipresencial de Ciências Biológicas no polo Magé. 2021. 103 f. Trabalho de conclusão final de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

CASTRO, A. A. M.; LACERDA, F. K. D.; SABA, C. C. A. N. O distanciamento social e a formação de professores na modalidade semipresencial: relato das vivências no curso de ciências biológicas no polo Magé/RJ. Em rede, v. 9, n. 1, p. 1-23, 2022.

FONTOLAN, M. V. et al. Docência Online: Percepções de Estudantes Stricto Sensu em Tempo de Pandemia. EaD Em Foco, v. 12, n. 1, p. 1-13, 2022.

GERHARDT, T. E. et al. Estrutura do projeto de pesquisa. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Método de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 65-88.

HINE, C. Virtual ethnography. London: SAGE Publications, 1998.

LACERDA, F. K. D.; OLIVEIRA, I. B. Os polos de apoio presencial no estado de Rio de Janeiro: que espaçotempos são esses? EmRede, v. 4, n. 2, p. 306-316, 2017.

LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012.

PASCHOALINO, J. B. Q.; RAMALHO, M. L.; QUEIROZ, V. C. B. Trabalho docente: o desafio de reinventar a avaliação em tempos de pandemia. Revista LABOR, v. 1, n. 23, p. 113-130, 2020.

PEREIRA, J. A.; LEITE, B. S.; BASÍLIO, J. A. Percepção dos estudantes de ensino médio sobre o ensino no isolamento social. Revista EDaPECI, v. 21, n. 2, p. 83-97, 2021.

PRADO, L. D.; OLIVEIRA, C. A.; SOUZA, M. C. Desafios para a reformulação da concepção pedagógica de um curso de especialização Lato Sensu durante a pandemia da Covid-19: um relato de experiência. EaD Em Foco, v. 12, n. 2, p. 1-19, 2022.

SALES, K. M.; ALBUQUERQUE, J. C. M.; SANTOS, E. Autoformação docente para mediação por interfaces digitais - vivências de cocriação em rede no contexto do distanciamento físico imposto pela pandemia da Covid-19. EmRede, v. 9, n. 1, p. 1-18.

SOUZA, P. A.; LACERDA, F. K. D. Experiência no ensino remoto emergencial na área de Geociências durante a pandemia da Covid-19. Terræ Didatica, Campinas, v. 17, p. 1-14, 2021.

TAVARES, M. T. G.; PESSANHA, F. N. L.; MACEDO, N. A. Impactos da pandemia de Covid-19 na Educação Infantil em São Gonçalo/RJ. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 77-100, 2021.

Publicado

27-06-2023

Como Citar

Castro , A. A. M. de, Lacerda, F. K., & Saba, C. C. A. do N. (2023). Educação a Distância na Pandemia Covid-19: o Que Dizem os Licenciandos em Ciências Biológicas do Polo Magé/RJ sobre essa Experiência?. EaD Em Foco, 13(1), e1943. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1943

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)