Políticas Públicas Educacionais no Ensino Superior à Distância: uma Revisão Sistemática de Literatura

una Revisión Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2306

Palavras-chave:

EaD, Prisma, Políticas públicas, Ensino superior

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o que vêm sendo discutido sobre políticas públicas educacionais no ensino superior brasileiro e sua interface com a educação à distância (EaD). Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura utilizando o protocolo PRISMA, com recorte de estudos nacionais publicados entre os anos de 2013 e 2023. Os artigos foram identificados através de buscas nas seguintes bases de dados eletrônicos: Web of Science, Scielo, Periódico Capes e Spell. Os resultados evidenciam a importância do EaD para ampliar o acesso ao ensino superior diante de desafios socioeconômicos e geográficos, como falta de regulamentação adequada, financiamento insuficiente e influência crescente do setor privado nesta modalidade de ensino. Além disso, a Universidade Aberta do Brasil destaca-se como marco significativo no EaD. Conclui-se que apesar dos avanços, persistem obstáculos que demandam aprimoramento das políticas públicas para garantir acesso equitativo, qualidade e democratização do ensino superior à distância no Brasil. 

 

Palavras-chave: Políticas públicas. Ensino superior. EaD. Prisma.

 

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Biografia do Autor

Evangelina de Mello Bastos, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa, Mestra em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Temas de interesse: Políticas Públicas Educacionais; Educação à Distância e Tecnologia Educacional.

Dayene Mendes Silva Gonçalves, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa, Mestra em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Temas de interesse: Políticas Públicas Educacionais e Justiça Social na Educação.

 

Silvana Claudia dos Santos , Universidade Federal de Viçosa

Doutora em educação matemática. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenadora do Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação - GATE e Coordenadora Geral UAB/UFV. Temas de interesse: Tecnologias na Educação, Formação de Professores e Educação Matemática.

Fernanda Maria de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Economia Aplicada. Docente do Departamento de Administração e Contabilidade e do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. Temas de interesse: Políticas Educacionais e Desenvolvimento Socioeconômico; Avaliação de Políticas Públicas.

Luiz Ismael Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Direito Político e Econômico. Docente do Departamento de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Viçosa. Temas de interesse: Políticas Públicas na América Latina; Direito político e econômico.

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Publicado

29-08-2024

Como Citar

Bastos, E. de M., Gonçalves, D. M. S., Santos , S. C. dos, Almeida, F. M. de, & Pereira, L. I. (2024). Políticas Públicas Educacionais no Ensino Superior à Distância: uma Revisão Sistemática de Literatura : una Revisión Sistemática de Literatura. EaD Em Foco, 14(1), e2306. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2306

Edição

Seção

Revisões