Educação a Distância e Recursos Educacionais Abertos no Contexto Dialógico: uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2129

Palavras-chave:

Educação a distância, Recurso educacional aberto, Aspectos dialógicos

Resumo

A busca por soluções de aprendizagem inovadoras e eficazes é constante, o que torna a Educação a Distância e os Recursos Educacionais Abertos aliados do ensino e da aprendizagem na contemporaneidade. O presente estudo busca identificar se a produção do conhecimento sobre REA em língua portuguesa apresenta apontamentos sobre os aspectos dialógicos de tais recursos educacionais, como os indicadores: contextualização e problematização das práticas, estímulo à participação e autonomia do aluno, linguagem clara e concisa, diálogo textual, bem como embasamento teórico. A condução desta revisão sistemática da literatura seguiu as diretrizes do PRISMA, declaração dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises, a partir de busca abrangente no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal de 2018 a 2023. Após busca das palavras-chave “Educação a Distância” AND “Recurso Educacional Aberto” e a aplicação de critérios de inclusão e exclusão sob o exame de dois revisores independentes, foram incluídos nove estudos para análise. Os achados fornecem um panorama significativo sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos para Educação a Distância e mostram que apenas 11% das publicações incluídas na revisão pronunciam a presença de enfoques dialógicos no escopo do REA, o que evidencia a necessidade de investigação mais profunda, abarcando seus componentes, intenção de ensino, princípios dialógicos, mediação tecnológica e formação de professores conteudistas.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Recurso educacional aberto. Aspectos dialógicos.

 

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Biografia do Autor

Erivaldo da Silva Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Metrópole Digital - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2019). Especialização em Ensino e Aprendizagem pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA (2010). Aperfeiçoamento em Gestão de Pessoas pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo - FAMEESP (2021). Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (Em andamento). Aperfeiçoamento em Mídias na Educação, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2012). Graduação em Pedagogia, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2006). Atuou como Pedagogo no Hospital Universitário Onofre Lopes - Huol/UFRN/Ebserh (2015-2022). Atualmente é Chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas no Hospital Universitário Ana Bezerra - Huab/UFRN/Ebserh. Pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). Tutor do Curso de Pedagogia EaD da UFRN. Tem experiência com educação mediada por tecnologias, liderança, gestão do desempenho por competências, gestão de pessoas, gestão pública, treinamento, desenvolvimento, educação corporativa, pedagogia empresarial e saúde digital.

Allyson Carvalho de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN), na linha de pesquisa em "Estudos pedagógicos sobre o corpo e o movimento humano" e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFRN) na linha de pesquisa Educação, comunicação, linguagem e movimento. Também já foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede (PROEF), no polo UFRN. É membro do Grupo de estudos e pesquisa em Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC) e do Grupo de Pesquisas Transdisciplinar em Comunicação e Cultura (Marginália), além de Coordenador do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica nesta mesma instituição. Foi diretor de Comunicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) nas gestões de 2015-2017 e de 2017-2019. Foi Coordenador de Equipe Colaboradora no acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Programa Segundo Tempo (Ministério do Esporte) entre 2008 e 2014 e Coordenador do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (REDE CEDES-RN) entre 2016 e 2019. Foi coordenador do Subprojeto Educação Física no PIBID-UFRN (2015-2017 e 2020-2022). Já foi editor de dossiê temático na Revista Cadernos de Formação RBCE (ISSN 2175-3962) em 2014, na Revista Temas em Educação (ISSN 2359-7003) em 2019, além da Revista Movimento (ISSN 1982-8918) e Revista Frontiers in Education (ISSN 2504-284X) em 2022. Desde 2019 até a presente data é editor associado na Revista Espaço do Currículo (ISSN 1983-1579) e em 2023 assume cadeira na editoria científica na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP (ISSN 2176-6681). Tem experiência na área de Educação, comunicação e tecnologia, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Educação, Mídia, tecnologia, políticas públicas e justiça social. É associado à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e ao CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte).

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Publicado

06-03-2024

Como Citar

Santos, E. da S., & Araujo, A. C. de. (2024). Educação a Distância e Recursos Educacionais Abertos no Contexto Dialógico: uma Revisão Sistemática. EaD Em Foco, 14(2), e2129. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2129