Educação a Distância e Recursos Educacionais Abertos no Contexto Dialógico: uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2129Palavras-chave:
Educação a distância, Recurso educacional aberto, Aspectos dialógicosResumo
A busca por soluções de aprendizagem inovadoras e eficazes é constante, o que torna a Educação a Distância e os Recursos Educacionais Abertos aliados do ensino e da aprendizagem na contemporaneidade. O presente estudo busca identificar se a produção do conhecimento sobre REA em língua portuguesa apresenta apontamentos sobre os aspectos dialógicos de tais recursos educacionais, como os indicadores: contextualização e problematização das práticas, estímulo à participação e autonomia do aluno, linguagem clara e concisa, diálogo textual, bem como embasamento teórico. A condução desta revisão sistemática da literatura seguiu as diretrizes do PRISMA, declaração dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises, a partir de busca abrangente no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal de 2018 a 2023. Após busca das palavras-chave “Educação a Distância” AND “Recurso Educacional Aberto” e a aplicação de critérios de inclusão e exclusão sob o exame de dois revisores independentes, foram incluídos nove estudos para análise. Os achados fornecem um panorama significativo sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos para Educação a Distância e mostram que apenas 11% das publicações incluídas na revisão pronunciam a presença de enfoques dialógicos no escopo do REA, o que evidencia a necessidade de investigação mais profunda, abarcando seus componentes, intenção de ensino, princípios dialógicos, mediação tecnológica e formação de professores conteudistas.
Palavras-chave: Educação a distância. Recurso educacional aberto. Aspectos dialógicos.
Downloads
Referências
ANGELI, A. C.; PEREIRA, R. S. Formação de professores sobre Recursos Educacionais Abertos: engajamento na Educação a Distância. Educação em Foco, v. 26, n. 49, 2023.
ARAÚJO, A. C.; OLIVEIRA, M. R. R. Corpo, educação e tecnologias digitais: cenas e reflexões do presente. Temas em educação, v. 28, p. 109-111, 2019.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 2017.
BUEHLER, A. M. et al. Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de estudos de acurácia diagnóstica. 1 ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2014.
CAMPOS, A. F. M. DE; CAETANO, L. M. D.; GOMES, V. M. L. R. Revisão sistemática de literatura em educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 27, n. 54, 2023.
CASTRO, A. P. P.; JUNIOR, A. G. M.; OLIVEIRA, A. C. Políticas educacionais: produção de materiais didáticos de educação a distância na Universidade Federal do Amapá. Revista EDaPECI, v. 20, n. 2, p. 44-57, 2020.
CARPENTER, S. et al. Greening the campus: a theoretical extension of the dialogic communication approach. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 17, n. 4, p. 520-539, 2016.
CAVALCANTE, E.; ARAÚJO, A. C. Digital educational resources in school physical education: an exploratory study on the MEC RED platform. Motriz: Revista de Educação Física [online]. v. 28, 2022.
FARROW, R. Open education and critical pedagogy. Learning, Media and Technology, v. 42, n. 2, p. 130-146, 2017.
FAVARO, R. F. et al. A integridade acadêmica na educação superior: possibilidades de uso de um recurso educacional aberto. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 21, n. 1, 2022.
FERNANDES, S. M. et al. O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, p. e21911551-e21911551, 2020.
FRANÇA, T., et al. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde em Debate, v. 43, p. 106-115, 2019.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Tradução Rosiska Darcy de Oliveira. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, [1969] 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, [1996] 2020a.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 75. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. [1968] 2020b.
FURLANI, J. M. S.; MATTA, C. E.; COSTA, M. C. Escolarização aberta: dificuldades e aprendizados na produção de objetos de aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 77, p. 778-792, 2023.
KNUPPEL, M. A. C.; SERRA, I. M. R. S.; LIRA, L. A. R. Novas tendências e desafios para educação a distância: a parceria das universidades estaduais e o sistema UAB. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, 2021.
LIMA, V. V. et al. Challenges in the education of health professionals: an interdisciplinary and interprofessional approach. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 1549-1562, 2018.
NEVES, T. T.; LEMOS, E. C. Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância. Comunicação & Educação, v. 25, n. 1, p. 18-30, 2020.
PAGE, M. J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 46, p. e112, 2023.
PERUZZO, C. M. K.; BASSI, I. G.; JUNIOR, C. H. F. S. Diálogo em Paulo Freire nas interfaces com a comunicação popular e comunitária e a pesquisa participante. Comunicação & Educação, v. 27, n. 2, p. 33-48, 2022.
SILVA, A. R. L.; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 19, n. 1, p. 17-17, 2020.
SILVA, I. M. M.; FELIX, J. M. Repositórios Digitais na Educação a Distância: Dialogando com percepções de docentes da UAB. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020.
SOUSA, F. S. et al. Avaliação de um Programa de Formação para Produção de Recursos Autoinstrucionais na Educação a Distância. EaD em Foco, v. 12, n. 2, p. e1889-e1889, 2022.
SOUZA, V. F.; PERRY, G. T. Proposta de melhoria dos dados de relatórios de uma plataforma de MOOCS brasileira. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 19, n. 1, 2020.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Diretrizes para Recursos educacionais abertos (REA): no Ensino Superior. v. 7, Praça de Fontenoy, Paris, França, UNESCO, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.