Educação a Distância e Recursos Educacionais Abertos no Contexto Dialógico: uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2129Palabras clave:
Educación a distancia, Recurso educativo abierto, Aspectos dialógicosResumen
A busca por soluções de aprendizagem inovadoras e eficazes é constante, o que torna a Educação a Distância e os Recursos Educacionais Abertos aliados do ensino e da aprendizagem na contemporaneidade. O presente estudo busca identificar se a produção do conhecimento sobre REA em língua portuguesa apresenta apontamentos sobre os aspectos dialógicos de tais recursos educacionais, como os indicadores: contextualização e problematização das práticas, estímulo à participação e autonomia do aluno, linguagem clara e concisa, diálogo textual, bem como embasamento teórico. A condução desta revisão sistemática da literatura seguiu as diretrizes do PRISMA, declaração dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises, a partir de busca abrangente no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recorte temporal de 2018 a 2023. Após busca das palavras-chave “Educação a Distância” AND “Recurso Educacional Aberto” e a aplicação de critérios de inclusão e exclusão sob o exame de dois revisores independentes, foram incluídos nove estudos para análise. Os achados fornecem um panorama significativo sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos para Educação a Distância e mostram que apenas 11% das publicações incluídas na revisão pronunciam a presença de enfoques dialógicos no escopo do REA, o que evidencia a necessidade de investigação mais profunda, abarcando seus componentes, intenção de ensino, princípios dialógicos, mediação tecnológica e formação de professores conteudistas.
Palavras-chave: Educação a distância. Recurso educacional aberto. Aspectos dialógicos.
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