Apolo, Atenas e Hefesto, as Bases do Conhecimento TPACK e a Educação a Distância

Autores/as

  • Esteban Lopez Moreno Fundação Cecierj

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2021

Palabras clave:

Educação a distância, Mitanálise, TPACK, Mitologia grega

Resumen

Este artigo se propõe a realizar uma amplificação da educação a distância por meio de sua relação com os mitos clássicos de Apolo, Atena e Hefesto. Eles estão associados às três dimensões bases do conhecimento do TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), cada qual em seu âmbito, mas também se interpenetram e se complementam. Para chegarmos a essas associações, introduzimos a importância da mitologia na racionalidade ocidental, destacando a sua qualidade atemporal, seu poder imagético e a sua capacidade manipulativa. O resultado dessa pesquisa é apresentado utilizando uma leitura linear das três figuras mitológicas propostas em destaque. A consciência mitológica na EaD permite-nos um olhar poético e a criação de novas ilações sobre seus principais aspectos, como o questionamento sobre a existência de outros “deuses” pouco ou inexplorados.

Palavras-chave: Educação a distância. Mitanálise. TPACK. Mitologia grega.

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Publicado

2023-05-25

Cómo citar

Moreno, E. L. (2023). Apolo, Atenas e Hefesto, as Bases do Conhecimento TPACK e a Educação a Distância. EaD Em Foco, 13(1), e2021. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2021

Número

Sección

Artí­culo de investigación