Editorial V.7 n.2 - Do Cérebro ao Coração

Autores

  • Esteban Lopez Moreno Fundação Cecierj

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.655

Resumo

A cada nova edição da Revista EaD em Foco, convidamos algum dos inúmeros artistas que fazem parte da talentosa equipe da Fundação Cecierj para compor uma imagem para a capa. O procedimento é simples: enviamos a maior quantidade possível de artigos que comporão a edição e, baseando-se no conteúdo, eles produzem algumas propostas, que são avaliadas pelo nosso conselho editorial até chegarmos a um consenso final. Todos nós temos uma opinião bastante própria sobre a estética (como se muito soubéssemos!) e isso acaba gerando um diálogo instigante e diferente do pão de cada dia.

Desta vez, o nosso artista escolhido foi o Fábio Andrezzo, que compôs também as três edições de 2015 e a última de 2014, além da identidade visual de nossa página eletrônica. Ficamos de pronto satisfeitos com a proposta de um cérebro sendo carregado, uma metáfora cibercultural do conhecimento subindo ao cérebro potencializado pela EaD. Aliás, um tema que já foi explorado no v. 6, n. 1 (2016) por outro artilheiro das artes, o Fernando Romeiro.

No entanto, depois de finalizarmos esta edição, é preciso confessar que, ao menos para este editor que vos escreve, hoje o órgão mais representativo deveria ser o coração. Que fique claro, não há nada contra a proposta do Andrezo, mas foi o coração quem mais sofreu, vibrou e pulsou acelerado nos últimos quatro meses. Nesse período, vivemos momentos de ansiedade, mudanças (incluindo de endereço institucional) e graves apertos em função da crise financeira que ainda assola o Estado do Rio de Janeiro. Mesmo assim, mantivemos a edição praticamente no prazo, e, ainda melhor, com 17 artigos, todos bem qualificados e que nos honram pela competência e interesse por termos sido escolhidos como veículo de divulgação. Foi também o coração desses diferentes autores que motivou esse encontro. É preciso destacar também a preciosa colaboração da professora Carmelita Portella a partir deste número.

Diferentemente dos outros editoriais, desta vez não sumarizaremos os artigos. Os títulos falam por sí, os resumos complementam e o artigo é a refeição completa. Segue apenas um pedido: caso algum dos artigos mereça o seu interesse pela qualidade e pertinência, considere divulgá-lo ou, se for o caso, citá-lo em sua próxima publicação. Há, em cada página dos artigos, um mecanismo fácil de gerar citações em qualquer um dos principais formatos (ABNT, APA, BibTex etc.), além de um sistema de pesquisa em todo o conteúdo da revista, sempre na barra vertical à direita. É esse tipo de colaboração que engrandece o trabalho de todos que participaram desta e das outras edições.

De coração mais tranquilo,

que possamos ter todos uma ótima leitura,

Esteban Moreno (editor chefe).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esteban Lopez Moreno, Fundação Cecierj

Professor Associado Doutor (40h) da Fundação Cecierj, tendo como atividades principais: Coordenação do designer instrucional da equipe de Quí­mica do Departamento de Mí­dias Digitais do Consórcio Cederj; coordenação dos programas de atualização didático-pedagógica de professores das áreas de Ciências & Educação e de Quí­mica pelo depto de Extensão; editor chefe da Revista EaD em Foco. http://lattes.cnpq.br/6718430265661199

Downloads

Publicado

06-09-2017

Como Citar

Moreno, E. L. (2017). Editorial V.7 n.2 - Do Cérebro ao Coração. EaD Em Foco, 7(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.655

Edição

Seção

Editorial