A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES

Autores

  • André Tenório IFRJ
  • Lilia Aparecida Costa Gonçalves UFRJ
  • Thaí­s Tenório PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i2.241

Resumo

A interação e mediação na educação a distância foram analisadas com base nas perspectivas de 11 tutores de cursos superiores de uma instituição privada brasileira. A atuação tutorial desses profissionais no ambiente virtual de aprendizagem foi escrutada por meio de questionário e entrevista. Foram investigadas as atividades a distância e a necessidade de mobilização de saberes pedagógicos, tecnológicos e didáticos. Para os participantes, a interação, a motivação e o desenvolvimento do aluno a distância dependeriam essencialmente da mediação do tutor. Na ação do tutor a distância, a valorização da autonomia do aluno precederia a função de instrutor. As duas principais formas de construção do conhecimento citadas foram a interação entre alunos e a proposição planejada de questionamentos promotores de debate. Entretanto, a falta de regulamentação da atividade seria causa de insegurança e desestímulo.


Palavras-chave: Educação a distância; Tutoria; Mediação.


Online Activities from Tutors Perspectives


Abstract
Online mediation and interaction were analyzed based on the perspectives of eleven tutors from a Brazilian private higher education institution. Activities of these professionals in the online environment were scrutinized through questionnaire and interview. The study surveyed the tasks undertaken by an online tutor and the required pedagogical, technological and didactic skills. To participants, interaction, motivation and development of the online learner depend fundamentally upon tutors mediation. In online tutoring, stimulating autonomy precedes teaching. The two most cited ways of knowledge construction were interaction between students and the planed ahead proposing of discussion promoting questions. Nevertheless, they considered the lack of legal regulation of the activity a major cause of uncertainty.


Keywords: Online education; Tutoring; Mediation.


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Biografia do Autor

André Tenório, IFRJ

Doutor em Fí­sica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Fí­sicas (CBPF), Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (UFF/CECIERJ/UAB), Professor do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fí­sica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Rua Senador Furtado, 121-125, Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. tenoriocederj@gmail.com

Lilia Aparecida Costa Gonçalves, UFRJ

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Tutora da Universidade do Grande Rio (NEAD/UNIGRANRIO). Rua Professor José de Souza Herdy, 1160, Duque de Caxias - RJ - Brasil. lilia.goncalves@ig.com.br

Thaí­s Tenório, PUC-Rio

Doutora em Quí­mica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Pesquisadora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (UFF/UAB). Rua Mário Santos Braga, s/n, Campos Valonguinho, Niterói - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. tenoriocalc@gmail.com

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Publicado

23-11-2014

Como Citar

Tenório, A., Gonçalves, L. A. C., & Tenório, T. (2014). A ATUAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DE TUTORES. EaD Em Foco, 5(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i2.241

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