Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais

Autores

  • André Tenório IFRJ
  • Cláudio Oliveira da Gama UFF
  • Thaí­s Tenório UFF

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.273

Resumo

Competências comportamentais podem auxiliar o tutor a criar um ambiente acolhedor propício à aprendizagem a distância e a lidar melhor com o perfil discente heterogêneo, próprio dessa modalidade de ensino. Um grupo de dez tutores de cursos superiores a distância de instituições públicas ou privadas do estado do Rio de Janeiro respondeu a um questionário sobre características de personalidade e atitudes desejáveis nas relações profissionais com os alunos. Foram identificadas múltiplas qualidades pessoais do tutor consideradas benéficas ao processo de ensino-aprendizagem. Para os pesquisados, ser comunicativo era o principal atributo de personalidade requerido de um tutor. Características ligadas à afetividade seriam secundárias. As atitudes profissionais dos tutores também foram perquiridas. A importância de ser organizado foi marcadamente enfatizada. O uso de uma linguagem escrita adequada na comunicação com alunos e a promoção de atividades para instigar a curiosidade e estimular a pesquisa configurariam também boas práticas a serem adotadas reiteradamente.

Palavras-chave: Tutoria; Competências comportamentais; Personalidade.


Perceptions of Tutors on Behavioral Skills

Abstract

Behavioral skills can help tutors to create an inviting virtual learning environment and to administrate heterogeneous student profile which is peculiar to the e-learning. Ten tutors of e-learning undergraduation degrees of public or private institutions of the Rio de Janeiro state answered a questionnaire about personality characteristics and desirable attitudes in professional relationships with students. Multiple tutor personal qualities considered beneficial to the teaching and learning process have been identified. Be communicative was pointed out by the interviewed as the main personal attribute required of a tutor. Socio-affective competences would be of less importance. Tutor professional attitudes were also investigated. The importance of being organized was emphasized. However, to use an adequate written language in messages for students and to promote activities to instigate curiosity and to stimulate research would be good professional strategies.

Keywords: Tutoring; Behavioral skills; Personality.

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Biografia do Autor

André Tenório, IFRJ

Doutor em Fí­sica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Fí­sicas (CBPF), Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (UFF/CECIERJ/UAB), Professor do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fí­sica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Rua Senador Furtado, 121-125, Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. tenoriocederj@gmail.com

Cláudio Oliveira da Gama, UFF

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor de Educação Fí­sica das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro. Rua Mário Santos Braga, s/n, Campos Valonguinho, Niterói - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. claudiodagama@hotmail.com

Thaí­s Tenório, UFF

Doutora em Quí­mica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Pesquisadora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (UFF/UAB). Rua Mário Santos Braga, s/n, Campos Valonguinho, Niterói - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. tenoriocalc@gmail.com

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Publicado

19-12-2015

Como Citar

Tenório, A., Gama, C. O. da, & Tenório, T. (2015). Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais. EaD Em Foco, 5(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.273

Edição

Seção

Estudos de Caso

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