PERCEPÇÕES SOBRE A COMPETÊNCIA SOCIOAFETIVA DE CORDIALIDADE E A HUMANIZAÇÃO DA TUTORIA A DISTÂNCIA

Autores

  • Elizete Ventura de Souto Universidade Aberta do Brasil
  • Thaí­s Tenório
  • André Tenório IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.199

Resumo

As percepções de tutores a distância sobre a cordialidade e a humanização de suas práticas pedagógicas foram perquiridas. Doze tutores de uma instituição privada de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para sete (58%) deles, a cordialidade seria a principal competência socioafetiva a se exigir de um tutor a distância. Foram identificadas diversas situações nas quais seria imprescindível ser cordial, como quando um aluno manifesta desestímulo ou dificuldade de aprendizagem. Todos enfatizaram a necessidade de uma postura cortês na abertura de cada nova etapa de disciplina ou curso. Entretanto, apenas cinco (42%) reputaram-na indispensável no acolhimento de alunos. Para oito (67%) tutores, a identificação nominal dos cursistas e, para seis (50%), o uso de frases motivadoras seriam formas cotidianas de exercício da cordialidade.

Palavras chave: Competência socioafetiva. Cordialidade, Tutoria a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete Ventura de Souto, Universidade Aberta do Brasil

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Laboratório de Novas Tecnologias. Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Thaí­s Tenório

Bacharel e Licenciada em Quí­mica. Mestre em Quí­mica. Doutoranda em Quí­mica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

André Tenório, IFRJ

Doutor em Fí­sica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Fí­sicas (CBPF). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro.
Exerce tutoria a distância pela Fundação Cecierj/UFF nas disciplinas Informática Educativa I e Metodologia do Trabalho Cientí­fico e orientação de trabalho final no Curso de Especialização em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

29-04-2014

Como Citar

de Souto, E. V., Tenório, T., & Tenório, A. (2014). PERCEPÇÕES SOBRE A COMPETÊNCIA SOCIOAFETIVA DE CORDIALIDADE E A HUMANIZAÇÃO DA TUTORIA A DISTÂNCIA. EaD Em Foco, 4(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.199

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)