O Emprego do e-Mail e do Facebook na Educação a Distância com Base nas Percepções de Alunos e Egressos

Autores

  • Thaí­s Tenório UFF
  • Taí­s Rodrigues Marques UFF
  • Ní­via Patterson UFF
  • André Tenório IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.277

Resumo

E-mail e Facebook são ferramentas de comunicação bastante difundidas. Todavia, a despeito da popularidade, o uso na educação a distância contemporânea parece não explorar todo o potencial delas. Um questionário sobre o tema revelou as percepções de 50 alunos ou egressos de cursos a distância, todos profissionais da rede pública municipal de educação de Maricá. E-mails eram usados constantemente para diferentes finalidades em cursos a distância, mesmo quando havia a alternativa do correio de mensagens disponível nos ambientes virtuais de aprendizagem. Os participantes percebiam o e-mail como um recurso facilitador da aprendizagem. Mas, na prática, utilizavam-no para trocar informações básicas, sobretudo, sanar com o tutor dúvidas sobre assuntos de secretaria e buscar informações sobre avaliações. Todos também haviam empregado o Facebook para fins educativos, mas somente três em cursos a distância. Para a maioria, ele era um recurso facilitador dos estudos, usado frequentemente para comunicação, debate de conteúdos ou esclarecimento de dúvidas. Os pesquisados gostariam de usar a rede social em cursos a distância por confiarem em sua potencialidade para facilitar a comunicação, conhecer e encontrar colegas e promover a interação. Tanto o e-mail quanto o Facebook podem ser mais bem aproveitados para a aprendizagem a distância.

Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Aprendizagem; E-mail; Facebook.
The Use of e-Mail and Facebook in e-Learning According to Perceptions of Students and Graduates

Abstract
E-mail and Facebook are widespread communication tools. However, despite the popularity, the use in e-learning does not seem to explore all potential of the tools. A questionnaire on the subject helped identify the perceptions of fifty students or graduates of e-learning courses, all professionals of public educational institutions of Maricá. E-mails were constantly employed for different purposes in e-learning courses even when messages of virtual learning environments were available. Participants perceived the e-mail as a resource facilitator of learning. But, in practice, it was used to exchange basic information, especially, ask questions about administrative matters to the tutor and seek information about tests. All subjects had used Facebook for educational purposes, but only three in e-learning courses. For most, it was a resource facilitator of studies, often used for communication, content debate or answer doubts. Subjects would like to use the social network in e-learning because they believed in its potential to facilitate communication, to know and meet classmates and to promote interaction. E-mail and Facebook can be better used in the e-learning.

Keywords: Information and communication technologies; Learning; E-mail; Facebook.

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Biografia do Autor

Thaí­s Tenório, UFF

Doutora em Quí­mica pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Pesquisadora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (UFF/UAB). Rua Mário Santos Braga, s/n, Campos Valonguinho, Niterói - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. tenoriocalc@gmail.com

Taí­s Rodrigues Marques, UFF

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD, Laboratório de Novas Tecnologias/ Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho - Niterói - RJ - Brasil. lalaecacau@yahoo.com.br

Ní­via Patterson, UFF

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD, Laboratório de Novas Tecnologias/ Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho - Niterói - RJ - Brasil. niviarr@gmail.com

André Tenório, IFRJ

Doutor em Fí­sica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Fí­sicas (CBPF), Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (UFF/CECIERJ/UAB), Professor do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fí­sica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Rua Senador Furtado, 121-125, Maracanã - Rio de Janeiro - RJ - Brasil. tenoriocederj@gmail.com

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Publicado

19-12-2015

Como Citar

Tenório, T., Marques, T. R., Patterson, N., & Tenório, A. (2015). O Emprego do e-Mail e do Facebook na Educação a Distância com Base nas Percepções de Alunos e Egressos. EaD Em Foco, 5(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.277

Edição

Seção

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