Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.384Resumo
A autonomia e a colaboração são características necessárias ao aluno da Educação a Distância contemporânea. Foram sondadas, por questionário on line, percepções sobre o desenvolvimento desses atributos na aprendizagem. Participaram da pesquisa sete tutores e sessenta e quatro alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Escola Virtual de Qualificação Profissional da Polícia Militar de um estado brasileiro. Segundo os sujeitos da pesquisa, incentivar à participação ativa e o debate, ajudar prontamente em dificuldades de aprendizagem e respeitar o ritmo e o perfil de estudo foram ressaltadas como importantes ações do tutor capazes de ajudar o aluno a desenvolver a autonomia e a capacidade de colaboração. Embora a maioria dos alunos percebesse o potencial das atividades colaborativas, a quase totalidade apontou como essencial estudar sozinho o material didático disponibilizado no ambiente virtual. Os pesquisados reputaram fundamentais as ações afetivas do tutor para o desenvolvimento tanto da autonomia quanto da colaboração entre cursistas. No âmbito da amostra pesquisada houve indícios de que as características do militarismo seriam percebidas como indiferentes à aprendizagem e que a afetividade do tutor não influenciaria o desempenho profissional.
Palavras-chave: Tutor, Autonomia, Colaboração, Afetividade.
Perceptions of Tutors and Students on Development of Autonomy and Collaboration in e Learning
Abstract
Autonomy and collaboration capacity are necessary characteristics for e learning students. Perceptions on aspects associated to the development of these traits in learning were collected through an on-line questionnaire. Seven tutors and sixty-four students of a sergeant training of a virtual school of professional qualification of the military police of a Brazilian state participated of the research. According to the subjects, encourage active participation and dialogue, assist in learning disabilities and respect the study profile were highlighted as important tutors actions able to help the student to develop autonomy and collaboration capacity. Although great part of students mentioned the potential of collaborative activities, almost all of them considered essential studying alone with the course material available in the virtual environment. Both groups consider tutors affective actions important for development of autonomy and collaboration capacity between students. In general, militarism characteristics were perceived as indifferent for learning and tutors affectivity had not effect in the professional performance.
Keywords: Tutor, Autonomy, Collaboration, Affectivity.
Downloads
Referências
Alves, N.C., Mantilla, S.P.S., Perdigão, L.T., Campos, M.L.G., Rolando, L.G.R. & Salvador, D.F. (2015). Influência da tutoria na participação dos alunos em um fórum de discussão on-line. Revista EaD em Foco, 5(1), 170-182. Disponível em http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/viewFile/287/100
Belloni, M.L. (2009). Educação a distância. Campinas: Autores Associados.
Costa, A.C.C. (2015). Elecciones y rechazos entre pares en situaciones de trabajo grupal mediado tecnologicamente. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 18(1), 213-229. Disponível em http://ried.utpl.edu.ec/sites/default/files/files/pdf/v%2018-1/art10_elecciones.pdf
Dorjó, D.S. (2011). Relações afetivas: reais possibilidades na educação a distância. Texto livre: linguagem e tecnologia, 4(2), 28-37. Disponível em http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/104/7268
Dillenbourg, P. (1999). Collaborative-learning: cognitive and computational approaches. Oxford: Elsevier.
Farias, S.C. (2013). Os benefícios das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no processo de educação a distância (EaD). Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 11(3), 15-29. Disponível em http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/download/3868/pdf_41
Freire, P. (1997). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gabardo, P., Quevedo, S.R.P. & Ulbricht, V.R. (2010). Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2(esp), 65-84. Disponível em http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/16888
Gil, A.C. (2010). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Haguenauer, C.J., Mussi, M.V. & Filho, F.C. (2009). Ambientes virtuais de aprendizagem: definições e singularidades. Educaonline, 3(2), 1-23. Disponível em http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=download&path%5B%5D=112&path%5B%5D=298
Kenski, V.M. (2004). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus.
Longhi, M.T., Bercht, M. & Behar, P.A. (2009). O sujeito afetivo e os ambientes virtuais de aprendizagem. Renote: revista de novas tecnologias na educação, 7(3), 1-11. Disponível em http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13567/8841
Marcondes, L.N.L. & Degásperi, A. (2014). A afetividade como instrumento no EaD. Revista Paidéi@, 6(10), 1-17. Disponível em http://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=viewFile&path[]=373&path[]=375
Marques, I.Q. & Caetano, F.S.C. (2014). A utilização do Moodle em cursos presenciais em uma instituição de ensino superior. Revista EaD em foco, 4(2), 107-123. Disponível em http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235/65
Mendes, N.T., Santos, N.A.S., Tenório, T. & Tenório, A. (2015). As competências socioafetivas aceitação e honradez segundo a percepção de tutores a distância. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 18(1), 129-149. Disponível em http://ried.utpl.edu.ec/sites/default/files/files/pdf/v%2018-1/art6_ascompetencias.pdf
Monteiro, A.F., Alves, T.P., Laurino, D.P., Moura, A.C.O.S. & Vaniel, B.V. (2014). A afetividade na relação tutor-aluno: o ensinar e o aprender na educação online. In IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (pp. 3003?3015). Florianópolis, SC. Disponível em http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128134.pdf
Moran, J.M., Masetto, M.T. & Behrens, M. (2007). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus.
Oliveira, C.L.A.P. (2009). Afetividade, aprendizagem e tutoria online. Revista EDaPECI. 3(3), 1-16. Disponível em http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/565/46
Scorolini-Comin, F. (2014). Diálogo e dialogismo em Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: contribuições para a educação a distância. Educação em Revista, 30(3), 245-266. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n3/v30n3a11.pdf
Simonetto, K.C.C. (2013). Afetividade na educação a distância sob o olhar de alunos de pós-graduação. Dissertação de mestrado. Universidade do Oeste Paulista.
Tenório, A., Souto, E.V. & Tenório, T. (2014a). Percepções sobre a competência socioafetiva de cordialidade e a humanização da tutoria a distância. Revista EaD em Foco, 4(1), 36-47. Disponível em http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/viewArticle/199
Tenório, A., Carvalho, L.S.Q., Vital, I.P. & Tenório, T. (2014b). Competências pedagógicas e socioafetivas de tutores a distância na percepção de alunos. Revista EDaPECI, 14(3), 522-544. Disponível em http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/3279
Tenório, T., Laudelino, M.C. & Tenório, A. (2015). A importância do ambiente virtual de aprendizagem em um curso de graduação com base nas percepções de alunos a distância. Revista EaD em foco, 5(3), 1-36. Disponível em http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/download/274/147
Torres, P.L. & Siqueira, L.M.M. (2012). Educação virtual nas universidades: as contribuições da aprendizagem colaborativa. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 14(19), 175-204. Disponível em http://www.redalyc.org/pdf/869/86926976009.pdf
Wiersema, N. (2002). How does collaborative learning actually work in a classroom and how do students react to it? A brief reflection. Disponível em http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED464510.pdf
Yin, R.K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.