O Emprego do e-Mail e do Facebook na Educação a Distância com Base nas Percepções de Alunos e Egressos
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.277Resumen
E-mail e Facebook são ferramentas de comunicação bastante difundidas. Todavia, a despeito da popularidade, o uso na educação a distância contemporânea parece não explorar todo o potencial delas. Um questionário sobre o tema revelou as percepções de 50 alunos ou egressos de cursos a distância, todos profissionais da rede pública municipal de educação de Maricá. E-mails eram usados constantemente para diferentes finalidades em cursos a distância, mesmo quando havia a alternativa do correio de mensagens disponível nos ambientes virtuais de aprendizagem. Os participantes percebiam o e-mail como um recurso facilitador da aprendizagem. Mas, na prática, utilizavam-no para trocar informações básicas, sobretudo, sanar com o tutor dúvidas sobre assuntos de secretaria e buscar informações sobre avaliações. Todos também haviam empregado o Facebook para fins educativos, mas somente três em cursos a distância. Para a maioria, ele era um recurso facilitador dos estudos, usado frequentemente para comunicação, debate de conteúdos ou esclarecimento de dúvidas. Os pesquisados gostariam de usar a rede social em cursos a distância por confiarem em sua potencialidade para facilitar a comunicação, conhecer e encontrar colegas e promover a interação. Tanto o e-mail quanto o Facebook podem ser mais bem aproveitados para a aprendizagem a distância.
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Aprendizagem; E-mail; Facebook.
The Use of e-Mail and Facebook in e-Learning According to Perceptions of Students and Graduates
Abstract
E-mail and Facebook are widespread communication tools. However, despite the popularity, the use in e-learning does not seem to explore all potential of the tools. A questionnaire on the subject helped identify the perceptions of fifty students or graduates of e-learning courses, all professionals of public educational institutions of Maricá. E-mails were constantly employed for different purposes in e-learning courses even when messages of virtual learning environments were available. Participants perceived the e-mail as a resource facilitator of learning. But, in practice, it was used to exchange basic information, especially, ask questions about administrative matters to the tutor and seek information about tests. All subjects had used Facebook for educational purposes, but only three in e-learning courses. For most, it was a resource facilitator of studies, often used for communication, content debate or answer doubts. Subjects would like to use the social network in e-learning because they believed in its potential to facilitate communication, to know and meet classmates and to promote interaction. E-mail and Facebook can be better used in the e-learning.
Keywords: Information and communication technologies; Learning; E-mail; Facebook.
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