FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR

Rosemeire Spedine Lopes Ferreira, Michele Cristina Rodrigues de Almeida, Luis Henrique Zucon, Thaís Tenório, André Tenório

Resumo


A visão de um grupo de tutores sobre algumas das ferramentas da Educação a Distância foi investigada. Nove dos dez tutores de uma instituição privada de ensino superior do Estado de São Paulo responderam a questões sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o fórum, a videoconferência, o bate-papo, o portfólio, o blog e o telefone. Segundo os pesquisados, a ação tutorial depende de um ambiente bem elaborado. O ambiente virtual de aprendizagem foi apontado como essencial à Educação a Distância, e o Moodle, citado como a plataforma mais conhecida. O bate papo foi considerado a forma preferida de comunicação entre tutor e aluno, sucedido por fórum, telefone e videoconferência. O blog e o portfólio figuraram como instrumentos pouco explorados. O primeiro era empregado por apenas um tutor, porque para os demais o ambiente virtual de aprendizagem torná-lo-ia desnecessário. O portfólio foi descrito como um recurso de uso esporádico. A Wikipédia e o GoogleDocs não eram aproveitados pelos tutores.

 

Palavras-chave: Tutoria. Ferramentas da Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.204



Direitos autorais 2018 Revista EaD em FOCO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidades consorciadas