FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR

Autores

  • Rosemeire Spedine Lopes Ferreira Universidade Federal Fluminense
  • Michele Cristina Rodrigues de Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Luis Henrique Zucon Universidade Federal Fluminense
  • Thaí­s Tenório
  • André Tenório IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.204

Resumo

A visão de um grupo de tutores sobre algumas das ferramentas da Educação a Distância foi investigada. Nove dos dez tutores de uma instituição privada de ensino superior do Estado de São Paulo responderam a questões sobre o ambiente virtual de aprendizagem, o fórum, a videoconferência, o bate-papo, o portfólio, o blog e o telefone. Segundo os pesquisados, a ação tutorial depende de um ambiente bem elaborado. O ambiente virtual de aprendizagem foi apontado como essencial à Educação a Distância, e o Moodle, citado como a plataforma mais conhecida. O bate papo foi considerado a forma preferida de comunicação entre tutor e aluno, sucedido por fórum, telefone e videoconferência. O blog e o portfólio figuraram como instrumentos pouco explorados. O primeiro era empregado por apenas um tutor, porque para os demais o ambiente virtual de aprendizagem torná-lo-ia desnecessário. O portfólio foi descrito como um recurso de uso esporádico. A Wikipédia e o GoogleDocs não eram aproveitados pelos tutores.

Palavras-chave: Tutoria. Ferramentas da Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire Spedine Lopes Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Laboratório de Novas Tecnologias. Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro.

Michele Cristina Rodrigues de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Laboratório de Novas Tecnologias. Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro.

Luis Henrique Zucon, Universidade Federal Fluminense

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. Laboratório de Novas Tecnologias. Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro.

Thaí­s Tenório

Licenciada e Bacharel em Quí­mica. Mestre em Quí­mica. Doutoranda em Quí­mica, Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

André Tenório, IFRJ

Doutor em Fí­sica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Fí­sicas (CBPF). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro.
Exerce tutoria a distância pela Fundação Cecierj/UFF nas disciplinas Informática Educativa I e Metodologia do Trabalho Cientí­fico e orientação de trabalho final no Curso de Especialização em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

29-04-2014

Como Citar

Ferreira, R. S. L., de Almeida, M. C. R., Zucon, L. H., Tenório, T., & Tenório, A. (2014). FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DO TUTOR. EaD Em Foco, 4(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.204

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)