A Formação Inicial de Professores no Brasil por meio da EaD: Contribuições e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2248Palavras-chave:
Formação Inicial, Graduação, Licenciatura, EaDResumo
Este estudo, de cunho bibliográfico e qualitativo, tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura para analisar as contribuições e desafios da Educação a Distância (EaD) na formação inicial de professores no Brasil. A pesquisa trata-se de uma revisão integrativa. A coleta foi realizada nas bases de dados BASE (Bielefeld Academic Search Engine), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Redalyc (Sistema de Información Científica), e tem-se como questão norteadora: Quais contribuições e desafios enfrentados pelos professores e acadêmicos da EaD no Brasil, em seu processo de formação inicial? Seis artigos foram selecionados para análise e discussão. Nas conclusões, constataram-se desafios significativos, como a necessidade de mais atividades colaborativas, a superação da desigualdade no acesso às tecnologias digitais e a adaptação da formação inicial à realidade concreta do ensino. As contribuições destacadas incluem a promoção da inclusão social, a flexibilidade e acessibilidade da EaD, bem assim o desenvolvimento de competências digitais essenciais para a prática docente contemporânea.
Palavras-chave: Formação inicial. Graduação. Licenciatura. EaD.
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