Expectativas dos Acadêmicos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.879

Resumo

O presente artigo é fruto de uma investigação realizada com acadêmicos iniciantes do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, com o objetivo de apontar as expectativas dos estudantes em relação a sua formação. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionamentos enviados aos acadêmicos através de um formulário on line. Tendo como aporte metodológico a Análise de Conteúdo, foi possível eleger três categorias emergentes para análise das respostas dos estudantes, tais como: Formação inicial para a docência; Formação para a Gestão Educacional; Formação para aprimorar conhecimentos e práticas pedagógicas. Como análises e reflexões destacam-se as expectativas para a inserção na carreira do magistério e para a ampliação de conhecimentos, além disso, foi possível ressaltar a importância do acompanhamento dos acadêmicos, por parte dos tutores, oferecendo encontros formativos e grupos de estudos a fim de promover a expansão na compreensão do seu curso e da formação na qual estão inseridos.

Palavras-chave: Formação inicial. Educação a distância. Formação docente.

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Biografia do Autor

Graziela Ferreira de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda e  Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tutora presencial do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo sistema UEPG/CAPES/UAB.

Victória Mottim Gaio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda e  Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tutora presencial do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa pelo sistema CAPES/UAB.

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Publicado

28-05-2020

Como Citar

Souza, G. F. de, & Gaio, V. M. (2020). Expectativas dos Acadêmicos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância. EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.879

Edição

Seção

Artigos Originais