Expectativas dos Acadêmicos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.879Resumo
O presente artigo é fruto de uma investigação realizada com acadêmicos iniciantes do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, com o objetivo de apontar as expectativas dos estudantes em relação a sua formação. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionamentos enviados aos acadêmicos através de um formulário on line. Tendo como aporte metodológico a Análise de Conteúdo, foi possível eleger três categorias emergentes para análise das respostas dos estudantes, tais como: Formação inicial para a docência; Formação para a Gestão Educacional; Formação para aprimorar conhecimentos e práticas pedagógicas. Como análises e reflexões destacam-se as expectativas para a inserção na carreira do magistério e para a ampliação de conhecimentos, além disso, foi possível ressaltar a importância do acompanhamento dos acadêmicos, por parte dos tutores, oferecendo encontros formativos e grupos de estudos a fim de promover a expansão na compreensão do seu curso e da formação na qual estão inseridos.
Palavras-chave: Formação inicial. Educação a distância. Formação docente.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, C. C. P. O avanço da educação a distância no Brasil e a quebra de preconceitos: uma questão de adaptação. Revista Multitexto, v. 3, n. 01, 2015, p. 14-20.
ALMEIDA, M. E. B. Formação de professores a distância: avaliação e perspectivas. In: 37ª Reunião Nacional da ANPEd, 2015, Florianópolis: UFSC, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996
CORREIA, M. L. A formação inicial do professor: os desafios e tensões que a prática pedagógica impõe. ANALECTA. Guarapuava, v.9, n.2, p.11-20, jul/dez 2008.
COSTA, M. L. F.; KNUPPEL, M. A. C. As representações sociais do trabalho do tutor presencial: limites e possibilidades. Educar em Revista, n. 4, p. 191-209, 2014.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LEMOS, S. S.; PASQUETTO, R. G. Funções dos Tutores Presenciais na Educação a Distância. EaD em Foco, 2019; 9(1): e690.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica uma (re)visão radical. Perspectiva, São Paulo, n.14, 98- 110, 2000.
MIZUKAMI, M. G. N., et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. Cortez, 2009.
ROMANOWSKI, J. P. Formação e profissionalização docente. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2007.
TOZETTO, S. S. Formação inicial de professores: implicações e desafios para a constituição dos saberes. In: ___; LAROCCA, P. (orgs). Desafios da formação de professores: saberes, políticas e trabalho docente. Curitiba: CRV, 2014. p.17-32.
TOZETTO, S. S.; KAILER, P. Formação inicial do coordenador pedagógico: análises e reflexões dos saberes profissionais. Cadernos de Pesquisa, v. 23, p. 67-80, 2016.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. Campinas: Papyrus, 2009.
ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 EAD EM FOCO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.