Educação a Distância e Ciberacessibilidade em Perspectiva da Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2594Palavras-chave:
Ciberacessibilidade, Inteligência artificial, Educação especial, Educação a distânciaResumo
Este artigo explora o papel da Inteligência Artificial (IA) na promoção da Ciberacessibilidade em ambientes de Educação a Distância (EaD). Diante do crescimento da EaD no Brasil e considerando o arcabouço legal que exige sistemas educacionais inclusivos e acessíveis, investigamos como soluções baseadas em IA podem para eliminar barreiras que impeçam a participação de estudantes com deficiência. A pesquisa analisa ainda como propor uma reconfiguração das práticas pedagógicas pelos usos dos dispositivos tecnológicos como elementos constitutivos de uma nova ecologia educacional. Como resultados apontamos para o potencial transformador da IA na construção de experiências educativas mais inclusivas, colaborativas e interativas, ampliando a autonomia e a participação dos estudantes com diversidade funcional em ambientes virtuais de aprendizagem abertos.
Palavras-chave: Inteligência artificial. Educação a distância. Ciberacessibilidade. Educação especial.
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