Competências Digitais em Projetos Pedagógicos da Licenciatura em Matemática a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2393Palavras-chave:
Competências digitais, Educação a distância, Formação de professores, MatemáticaResumo
Este artigo investiga as competências digitais em componentes curriculares de três cursos de licenciatura em Matemática na modalidade a distância do estado do Rio Grande do Norte, utilizando como base os projetos pedagógicos dos cursos, disponíveis online. As competências digitais partem do quadro de Competências Digitais para a formação inicial docente de Araripe e Lins (2020), que se alinha à demanda da Base Nacional Comum para a formação inicial de professores. A análise de conteúdo das ementas foi realizada pautando-se no quadro de competências digitais distribuídas em três eixos: Pedagógico, Cidadania Digital e Desenvolvimento profissional. Os resultados mostram que as instituições pesquisadas precisam aprimorar a atualização dos projetos pedagógicos dos cursos, para atender à demanda do documento e as necessidades da sociedade atual.
Palavras-chave: Competências digitais. Educação a distância. Formação de professores. Matemática.
Downloads
Referências
ARARIPE, J. P.; LINS, W. C. B. Competências Digitais na formação inicial de professores. São Paulo: Cesar School, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: educação é a base. Brasília: MEC-SE-SEB, CNE, CONSED, UNIDIME, 2018.
BRASIL. Projeto Pedagógico de Curso: licenciatura em Matemática na modalidade à distância. Mossoró: UFERSA, 2018. Disponivel em: https://nead.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/116/2018/07/PPC-Licenciatura-em-Matem%C3%A1tica-a-Dist%C3%A2ncia-2018.pdf - Acesso em: 31 Março 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019. Brasília: CNE, 2019.
BRASIL. Projeto Pedagógico do curso Superior de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. Natal: UFRN, 2021. Disponivel em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/verProducao?idProducao=9105046&&key=01d3467e188b401fdcc6e594123a8284 - Acesso em: 25 julho 2024.
BRASIL. Projeto Pedagógico do curso superior de Licenciatura em Matemática na modalidade à distância. Natal: IFRN, 2023. Disponivel em: https://ead.ifrn.edu.br/portal/wp-content/uploads/2023/04/PPC_Matematica.pdf - Acesso em: 25 julho 2024.
CIEB, N. T. #. Competências de Professores e Multiplicadores para o uso de TDIC na Educação. Disponivel em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/08/NotaTecnica8.pdf - Acesso em: 11 Março 2024.
CRUZ, E. et al. Formação De Professores E Promoção da Competência Digital dos seus aprendentes: uma experiência em tempos de transição digital. Cadernos CEDES, v. 43, n. 120, p. 19-32, 2023.
GARCIA, M. F. et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, 2011.
LAMATTINA, A. D. A. Educação 4.0: transformando o ensino na era digital. Formiga: Union, 2023.
MARTINS, M. C. Gestão por competências: conceitos definições e tipologias de competências. Brasília: ENAP, 2019.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REDECKER, C. European Framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Luxemburg: Publications office of the European Union, 2017.
RIINA, V.; STEFANO, K.; YVES, P. DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens-With new examples of knowledge, skills and attitudes. Joint Research Centre, 2022.
SALES, M. V.; MOREIRA, J. A. M; RANGEL, M. Competências digitais e as demandas da sociedade contemporânea: diagnóstico e potencial para formação de professores do Ensino Superior da Bahia. Sér.-Estud., Campo Grande, v. 24, n. 51, p. 89-120, maio 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822019000200089&lng=pt&nrm=iso - Acesso em 26 de agosto de 2024.
SOUZA, A. R. B; SARTORI, A. S; ROESLER, J. Mediação pedagógica na educação a distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 08, n. 24, p. 327-339, ago. 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2008000200002&lng=pt&nrm=iso - Acesso em 26 de agosto de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.