Competências Digitais em Projetos Pedagógicos da Licenciatura em Matemática a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2393

Palavras-chave:

Competências digitais, Educação a distância, Formação de professores, Matemática

Resumo

Este artigo investiga as competências digitais em componentes curriculares de três cursos de licenciatura em Matemática na modalidade a distância do estado do Rio Grande do Norte, utilizando como base os projetos pedagógicos dos cursos, disponíveis online. As competências digitais partem do quadro de Competências Digitais para a formação inicial docente de Araripe e Lins (2020), que se alinha à demanda da Base Nacional Comum para a formação inicial de professores. A análise de conteúdo das ementas foi realizada pautando-se no quadro de competências digitais distribuídas em três eixos: Pedagógico, Cidadania Digital e Desenvolvimento profissional. Os resultados mostram que as instituições pesquisadas precisam aprimorar a atualização dos projetos pedagógicos dos cursos, para atender à demanda do documento e as necessidades da sociedade atual.

 

Palavras-chave: Competências digitais. Educação a distância. Formação de professores. Matemática.

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Biografia do Autor

Robson Santos da Silva, Universidade de São Paulo

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catariana. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras. Licenciatura Plena em Matemática e Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduação lato sensu em: Recursos Humanos; Marketing; Gestão de Unidades Educacionais; Bases Geo-Históricas para Formulação Estratégica; Psicopedagogia; Educação a Distância; Administração Escolar e Supervisão Escolar. Na área acadêmica, atuou como pesquisador e professor em cursos de graduação e pós-graduação na UNINORTE (Laureate International Universities), UNIP, UEA, FMF, URCAMP, UFAM, SENAC, FGV Online e Universidade Anhembi-Morumbi. Também atuou como consultor para diversas instituições com destaque para: OPAS/PAHO, OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura), UFG, SEBRAE; Ministério Público Federal; AGU; IFPS; IFRS; IFAM; Prefeitura Municipal de Manaus; SEFAZ-AM; ILA; Marinha do Brasil; Escolas Judiciárias do TJMT, TJMS, TJAC, TJPB, TJGO, TRT11, TRT13, TRT18, TRT22, TRE-RO, TRE-PI E STM. Dentre os livros de maior destaque encontram-se: Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Multiplataformas Online; Gestão de EAD: Educação a Distância na Era Digital; Moodle 3 para Gestores, Autores e Tutores: Educação a Distância na Era Digital; e Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância. Prêmios de maior destaque: Vencedor do IMS Global Learning EUA - Categoria Ouro (2010); Vencedor do IMS Global Learning Canadá Categoria Ouro (2012); Vencedor do Prêmio Guerrero Ramos, Conselho Federal de Administração (2021).

José Elias dos Santos Filho, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Objetos de Aprendizagem com o Geogebra, Ambientes Virtuais de Ensino e Modelagem Matemática em Solidificação.

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Publicado

28-11-2024

Como Citar

Araújo Filho, R. M., Silva, R. S. da, & Santos Filho, J. E. dos. (2024). Competências Digitais em Projetos Pedagógicos da Licenciatura em Matemática a Distância. EaD Em Foco, 14(1), e2393. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2393

Edição

Seção

Estudos de Caso