A Formação Inicial de Professores no Brasil por meio da EaD: Contribuições e Desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2248

Palavras-chave:

Formação Inicial, Graduação, Licenciatura, EaD

Resumo

Este estudo, de cunho bibliográfico e qualitativo, tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura para analisar as contribuições e desafios da Educação a Distância (EaD) na formação inicial de professores no Brasil. A pesquisa trata-se de uma revisão integrativa. A coleta foi realizada nas bases de dados BASE (Bielefeld Academic Search Engine), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Redalyc (Sistema de Información Científica), e tem-se como questão norteadora: Quais contribuições e desafios enfrentados pelos professores e acadêmicos da EaD no Brasil, em seu processo de formação inicial? Seis artigos foram selecionados para análise e discussão. Nas conclusões, constataram-se desafios significativos, como a necessidade de mais atividades colaborativas, a superação da desigualdade no acesso às tecnologias digitais e a adaptação da formação inicial à realidade concreta do ensino. As contribuições destacadas incluem a promoção da inclusão social, a flexibilidade e acessibilidade da EaD, bem assim o desenvolvimento de competências digitais essenciais para a prática docente contemporânea.  

Palavras-chave: Formação inicial. Graduação. Licenciatura. EaD.

 

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Biografia do Autor

Maria Gisélia da Silva Gomes

Mestra em Educação  pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Cedu) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Maria Regina Ferreira da Silva Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Cedu) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Atualmente é professor Associoado III do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação , na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE). Coordena e orienta pesquisa. Possui publicações nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação a Distância e Tecnologia da Informação e Comunicação na educação, com ênfase nos seguintes temas: Interação online, Avaliação da aprendizagem online, tutoria, concepção e elaboração de material didático, gestão, formação do professor.

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Publicado

05-02-2025

Como Citar

Gomes, G. da S., Gomes, M. G. da S. G., Lima, R. M. F. da S. L., & Costa, C. J. de S. A. (2025). A Formação Inicial de Professores no Brasil por meio da EaD: Contribuições e Desafios. EaD Em Foco, 14(2), e2248. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2248

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