Mediação e Transtorno do Espectro Autista: Proposta de Formação a Distância para a Inclusão em Museus e Centros de Ciências

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Moodle, Formação continuada, Autismo, Educação não formal

Resumo

Mediadores de museus e centros de ciências são os profissionais responsáveis por promover o engajamento entre a exposição e o público que visita estes espaços anualmente. Entretanto, a formação destes profissionais encontra alguns entraves. Uma delas é a formação para atendimento do público com deficiência, tendo em vista que a grande maioria deles não se considera apto para atender este público. Assim, objetivo deste trabalho é apresentar, analisar e descrever a criação e aplicação do curso EaD para mediadores de museus e centros de ciências. A coleta de dados foi realizada por meio de um diário de bordo que compilou as informações e documentos necessários para análise da pesquisa. A partir disso, consideramos que o curso EaD foi plenamente executado com boa aceitação do público e apenas sete desistentes de uma turma de 53 alunos. Além disso, foram superadas as adversidades envoltas na aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas no contexto EaD. Sendo desenvolvida e validada a situação problema que remete à inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista nos museus. Espera-se que esta pesquisa possa subsidiar o desenvolvimento de outros cursos parecidos para ampliar a formação voltada para a inclusão e acessibilidade utilizando-se de metodologias ativas no contexto EaD.

 

Palavras-chave: Educação não formal. Acessibilidade. Moodle. Formação continuada. Autismo. 

 

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Biografia do Autor

Emanoel do Nascimento Santos, Fundação Oswaldo Cruz

Atualmente, é doutorando no Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz na linha de formação inicial e continuada de profissionais do ensino e da saúde. Academicamente, desenvolve pesquisa na área de ensino-aprendizagem, formação de mediadores de museus e centros de ciências, autismo e divulgação científica. Possui Graduação na licenciatura das Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2021) e Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2024)

Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves, Universidade Federal Fluminense

Atualmente é bolsista PD10 FAPERJ no programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia - UFF, professor substituto no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da UFF e atua como colaborador do ciência móvel Ciências Sob Tendas. Academicamente desenvolve pesquisa na área de educação em ciências, tanto formal quanto não-formal, com projetos versando sobre divulgação científica, formação de professores, inclusão em centros e museus de ciências, impressão 3D em metodologias ativas e tecnologias da informação. Atua como orientador no curso de especialização em Educação e Divulgação Científica e no curso de especialização em Neuroeducação ambos do IFRJ e no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da UERJ - FFP. Desde 2009 está envolvido na realização de eventos voltados para a popularização da ciência e de formação de profissionais da educação. Tem experiência na área do ensino e educação em ciências, divulgação científica e metodologias ativas de ensino. Possui graduação em Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura e Bacharelado com ênfase em ecologia pela Universidade Veiga de Almeida, Mestrado em Ciências e Biotecnologia, na linha de Ensino e Divulgação de Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz na linha de ensino não formal. 

Lucianne Fragel-Madeira, Universidade Federal Fluminense

A pesquisadora possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (1996-2000) e doutorado em Ciências - Biofísica (2000-2004) ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizou seu pós-doutoramento no Instituto de Biofísica da UFRJ de 2004 a 2009. Atualmente, é professora Associada do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora chefe do Lab. Desenvolvimento e Regeneração Neural e membro das Pós-graduações stricto sensu em Neurociências, Ciências e Biotecnologia, Ciências Tecnologias e Inclusão desta instituição. Membro do Comitê Multidisciplinar de Pesquisa da PROPPI-UFF. Tem experiência na área de Biologia Celular, com ênfase em Neurobiologia e sinalização celular. Sua principal linha de pesquisa consiste no estudo do desenvolvimento do sistema nervoso em diferentes modelos celulares como linhagens tumorais e células progenitoras neurais, bem como estudos pré-clínicos de retinopatias. Atua também em divulgação e popularização científica, bem como na formação continuada e sensibilização para a inclusão educacional, sendo bolsista de produtividade nível 2 na área de Divulgação Científica. A pesquisadora é fundadora e diretora do programa de extensão Ciências Sob Tendas da UFF. Também é membro do Comitê Científico do INCT de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia e membro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC). Ademais, possui linha de pesquisa associada à divulgação científica e ensino de ciências tendo, nos últimos anos, orientado teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de graduação relacionadas com a temática. 

Helena Carla Castro, Universidade Federal Fluminense

A Dra. Helena Carla Castro é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, Rio de Janeiro e coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem Molecular (LABiEMol) no Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da UFF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C e "Cientista do Nosso Estado - FAPERJ", a Dra. Helena Carla Castro é graduada em Farmácia pela UFRJ, com mestrado em Química Biológica (concentração em Imunoquímica e Química de Proteínas), Doutorado Sanduíche em Química Biológica (concentração em Biologia e Modelagem Molecular) realizado na UFRJ e na University of California, em San Francisco e pós-doutorado em Farmacologia e Microbiologia aplicada na Faculdade de Farmácia da UFRJ. A pesquisadora já exerceu cargos administrativos e de gestão, incluindo a Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, a vice-direção do Instituto de Biologia e as coordenações do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) e dos cursos de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) na UFF. Atualmente, a pesquisadora é membro permanente do PPBI e do Programa de Patologia da UFF, além de colaboradora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde da Fiocruz-RJ e Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn//IB-UFF), além do Curso do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. A pesquisa da cientista envolve colaborações regionais, nacionais e internacionais, com temáticas envolvendo Microbiologia Aplicada, Patologia, Biotecnologia e Modelagem Molecular, além das áreas de ensino e inclusão. O foco do seu laboratório envolve estudos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos e protótipos de antimicrobianos e empreendedorismo na área de Microbiologia Aplicada. A cientista ainda atua na área da Educação e Ensino com projetos de divulgação de doenças de importância mundial e produção de materiais didáticos interdisciplinares e inclusivos para pessoas com necessidades educacionais especiais, como deficiência visual e/ou auditiva e superdotação/altas habilidades. Com mais de 20 anos de atuação, sua produção científica interdisciplinar envolve a publicação de mais de 300 artigos, com mais de 100 alunos de graduação, mestrado e doutorado formados sob sua orientação no LABiEMol (https://labiemol.uff.br)

Michele Waltz Comarú, Fundação Oswaldo Cruz

Pós doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal). Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ com período de sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha). Mestre em Química Biológica. Licenciada em Biologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo e bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora e pesquisadora do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz/RJ) (CAPES 7) e do Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRJ) (CAPES 3), no qual atuou como coordenadora de 2018 a 2023. Também faz parte do corpo docente das Especializações em Divulgação Científica (IFRJ), Neuroeducação (IFRJ), e Ensino em Biociências e Saúde (IOC-Fiocruz). É ainda editora-chefe da revista Educação Profissional e Tecnológica em Revista (ISSN 2594-4827), coordenadora adjunta do Núcleo de Inovação em Realidades Digitais (NIRD-IFRJ) e membro das seguintes Sociedades Científicas: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), Sociedade Brasileira de Ensino de Química SBEnQ (desde sua fundação) e Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Dedica maior parte da sua produção científica às áreas de Formação de professores, Inovação e Desenvolvimento de Produtos educacionais, e Educação Inclusiva.

Referências

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

Santos, E. do N., Alves, G. H. V. S., Fragel-Madeira, L., Castro, H. C., & Comarú, M. W. (2025). Mediação e Transtorno do Espectro Autista: Proposta de Formação a Distância para a Inclusão em Museus e Centros de Ciências. EaD Em Foco, 15(2), e2598. Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2598