Mediation and Autism Spectrum Disorder: Proposal for Distance Learning for Inclusion in Museums and Science Centers

Authors

Keywords:

Non-formal education, Accessibility, Moodle, Continuing education

Abstract

 Museum and science center mediators are professionals responsible for fostering engagement between exhibitions and the public who visit these spaces annually. However, the training of these professionals faces certain challenges, one of which is the preparation to work with people with disabilities, as the vast majority do not feel qualified to serve this audience. Thus, the objective of this study is to present, analyze, and describe the creation and implementation of a distance learning course for mediators of museums and science centers. Data collection was carried out through a logbook that compiled the information and documents necessary for the analysis. Based on the results, we consider that the course was successfully implemented and well received by participants, with only seven dropouts from a cohort of 53 students. Furthermore, the challenges related to the application of Problem-Based Learning (PBL) methodology in a distance education context were overcome, including the development and validation of a problem-situation focused on the inclusion of individuals with Autism Spectrum Disorder in museums. It is hoped that this research may support the development of similar courses aimed at expanding inclusive and accessible training initiatives through active methodologies in distance education. 

 

Keywords: Non-formal education. Accessibility. Moodle. Continuing education. Autism.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Emanoel do Nascimento Santos, Fundação Oswaldo Cruz

Atualmente, é doutorando no Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz na linha de formação inicial e continuada de profissionais do ensino e da saúde. Academicamente, desenvolve pesquisa na área de ensino-aprendizagem, formação de mediadores de museus e centros de ciências, autismo e divulgação científica. Possui Graduação na licenciatura das Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2021) e Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2024)

Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves, Universidade Federal Fluminense

Atualmente é bolsista PD10 FAPERJ no programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia - UFF, professor substituto no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da UFF e atua como colaborador do ciência móvel Ciências Sob Tendas. Academicamente desenvolve pesquisa na área de educação em ciências, tanto formal quanto não-formal, com projetos versando sobre divulgação científica, formação de professores, inclusão em centros e museus de ciências, impressão 3D em metodologias ativas e tecnologias da informação. Atua como orientador no curso de especialização em Educação e Divulgação Científica e no curso de especialização em Neuroeducação ambos do IFRJ e no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da UERJ - FFP. Desde 2009 está envolvido na realização de eventos voltados para a popularização da ciência e de formação de profissionais da educação. Tem experiência na área do ensino e educação em ciências, divulgação científica e metodologias ativas de ensino. Possui graduação em Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura e Bacharelado com ênfase em ecologia pela Universidade Veiga de Almeida, Mestrado em Ciências e Biotecnologia, na linha de Ensino e Divulgação de Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz na linha de ensino não formal. 

Lucianne Fragel-Madeira, Universidade Federal Fluminense

A pesquisadora possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (1996-2000) e doutorado em Ciências - Biofísica (2000-2004) ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizou seu pós-doutoramento no Instituto de Biofísica da UFRJ de 2004 a 2009. Atualmente, é professora Associada do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora chefe do Lab. Desenvolvimento e Regeneração Neural e membro das Pós-graduações stricto sensu em Neurociências, Ciências e Biotecnologia, Ciências Tecnologias e Inclusão desta instituição. Membro do Comitê Multidisciplinar de Pesquisa da PROPPI-UFF. Tem experiência na área de Biologia Celular, com ênfase em Neurobiologia e sinalização celular. Sua principal linha de pesquisa consiste no estudo do desenvolvimento do sistema nervoso em diferentes modelos celulares como linhagens tumorais e células progenitoras neurais, bem como estudos pré-clínicos de retinopatias. Atua também em divulgação e popularização científica, bem como na formação continuada e sensibilização para a inclusão educacional, sendo bolsista de produtividade nível 2 na área de Divulgação Científica. A pesquisadora é fundadora e diretora do programa de extensão Ciências Sob Tendas da UFF. Também é membro do Comitê Científico do INCT de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia e membro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC). Ademais, possui linha de pesquisa associada à divulgação científica e ensino de ciências tendo, nos últimos anos, orientado teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de graduação relacionadas com a temática. 

Helena Carla Castro, Universidade Federal Fluminense

A Dra. Helena Carla Castro é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, Rio de Janeiro e coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem Molecular (LABiEMol) no Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da UFF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C e "Cientista do Nosso Estado - FAPERJ", a Dra. Helena Carla Castro é graduada em Farmácia pela UFRJ, com mestrado em Química Biológica (concentração em Imunoquímica e Química de Proteínas), Doutorado Sanduíche em Química Biológica (concentração em Biologia e Modelagem Molecular) realizado na UFRJ e na University of California, em San Francisco e pós-doutorado em Farmacologia e Microbiologia aplicada na Faculdade de Farmácia da UFRJ. A pesquisadora já exerceu cargos administrativos e de gestão, incluindo a Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, a vice-direção do Instituto de Biologia e as coordenações do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI) e dos cursos de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) na UFF. Atualmente, a pesquisadora é membro permanente do PPBI e do Programa de Patologia da UFF, além de colaboradora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde da Fiocruz-RJ e Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn//IB-UFF), além do Curso do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da UFF. A pesquisa da cientista envolve colaborações regionais, nacionais e internacionais, com temáticas envolvendo Microbiologia Aplicada, Patologia, Biotecnologia e Modelagem Molecular, além das áreas de ensino e inclusão. O foco do seu laboratório envolve estudos e Identificação de Novos Alvos Terapêuticos e protótipos de antimicrobianos e empreendedorismo na área de Microbiologia Aplicada. A cientista ainda atua na área da Educação e Ensino com projetos de divulgação de doenças de importância mundial e produção de materiais didáticos interdisciplinares e inclusivos para pessoas com necessidades educacionais especiais, como deficiência visual e/ou auditiva e superdotação/altas habilidades. Com mais de 20 anos de atuação, sua produção científica interdisciplinar envolve a publicação de mais de 300 artigos, com mais de 100 alunos de graduação, mestrado e doutorado formados sob sua orientação no LABiEMol (https://labiemol.uff.br)

Michele Waltz Comarú, Fundação Oswaldo Cruz

Pós doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal). Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ com período de sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha). Mestre em Química Biológica. Licenciada em Biologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo e bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora e pesquisadora do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz/RJ) (CAPES 7) e do Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRJ) (CAPES 3), no qual atuou como coordenadora de 2018 a 2023. Também faz parte do corpo docente das Especializações em Divulgação Científica (IFRJ), Neuroeducação (IFRJ), e Ensino em Biociências e Saúde (IOC-Fiocruz). É ainda editora-chefe da revista Educação Profissional e Tecnológica em Revista (ISSN 2594-4827), coordenadora adjunta do Núcleo de Inovação em Realidades Digitais (NIRD-IFRJ) e membro das seguintes Sociedades Científicas: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), Sociedade Brasileira de Ensino de Química SBEnQ (desde sua fundação) e Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Dedica maior parte da sua produção científica às áreas de Formação de professores, Inovação e Desenvolvimento de Produtos educacionais, e Educação Inclusiva.

References

BEZERRA, E. T. et al. Educação inclusiva e tecnologias emergentes: análise dos cursos EAD de licenciatura em letras libras sob as perspectivas de vantagens, desvantagens e futuro. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 8, p. e5326, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n8-127. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/5326 Acesso em: 7 maio. 2025.

BEZERRA, M. F; PANTONI, R. P. Formação docente para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio Integrado. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, , p. e182622, 2022. DOI: 10.31417/educitec v8.1826. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1826 Acesso em: 7 maio. 2025.

BORGES, V. A; AZEVEDO DOS SANTOS, M. V.; XAVIER DE SOUZA, V. H. UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA SOBRE A APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Revista Alomorfia, v. 8, n. 5, p. 203–217, 2024. Disponível em: https://alomorfia.com.br/index.php/alomorfia/article/view/3540 Acesso em: 7 maio. 2025.

BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009.Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm Acesso em: 18 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 02 jun. 2025.

CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 1-6, 2017.

CARLÉTTI, C.; MASSARANI, L. Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre quem são estes atores-chave na mediação entre a ciência e o público no Brasil. Journal of Science Communication, v. 14, n. 2, p. 1-17, 2015.

COSTA, A. F. et al. Pessoas com deficiência em museus de ciência: perfil e opinião dos visitantes espontâneos. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais. Aracaju, v. 9, n. 1, p. 55-72, mar. 2021.

DOS ANJOS, M. B.; RÔÇAS, G.; PEREIRA, M. V. Análise de livre interpretação como uma possibilidade de caminho metodológico. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 12, n. 3, 2019.

FERNANDES, Vanessa Cristina Meneses. Introdução à educação a distância. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação; Superintendência de Educação a Distância, 2021.

FITRIANI, H. et al. Characteristics of evaluation-process biology learning tools based on conceptual problem-based learning models to train critical thinking skills. Journal Penelitian Pendidikan IPA, v. 8, n. 1, p. 269-276, 2022.

GIGLIO, R. O processo de formação de mediadores no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS: entre saberes e fazeres, o ser da mediação. 2016. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, I.; C., Sibele. Formação de mediadores em museus de ciência: saberes e práticas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, p. 23-46, 2016.

HUNG, W. The 9-step problem design process for problem-based learning: Application of the 3C3R model. Educational Research Review, v. 4, n. 2, p. 118-141, 2009.

LIMA, C. A. S. Proposta de Formação Continuada de Docentes em Ambiente Virtual de Aprendizagem com Foco na Inclusão de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Acre, 2022.

LOPES, R. M.; FILHO, M. V. S.; ALVES, N. G. Aprendizagem Baseada em Problemas: Fundamentos para a aplicação no Ensino Médio e na Formação de Professores. 1° edição. Rio de Janeiro: Publiki, 2019.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 1a edição. São Paulo: Summus, 2015.

MARÇAL y GUTHIERREZ, C. C. Programa de formação continuada de professores no uso da comunicação alternativa. 2022. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

MCCONKEY, R; MULLAN, A; ADDIS, J. Promoting the social inclusion of children with autism spectrum disorders in community groups. Early Child Development and Care, v. 182, n. 7, p. 827-835, 2012.

PEREIRA, G. R. et al. Saúde Bucal, alimentação e o Transtorno do Espectro Autista: Estratégias Educativas para professores e educadores em escolas e museus de ciências. Volume 1. ed. Frapello Publishing. Rio de Janeiro: 2022.

RESENDE, M. O. da C. .; FERREIRA, M. A. de A.; JAQUEIRA, M. . Políticas Públicas De Inclusão Do Aluno Autista Na Educação Básica Brasileira. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 14, p. 21–30, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4506616. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/208 Acesso em: 2 jul. 2024.

RIBEIRO, V; LINHARES, R. N.; FIORAVANTI, R. H. O processo criativo na produção colaborativa de conteudo on-line Facilidades, dificuldades e aprendizagens. CIAIQ2015, v. 5, 2015.

RODRIGUES, M.; BERNARDINO, J. L. F.; MOREIRA, M. V. Barreiras atitudinais: A exclusão que limita a acessibilidade de pessoas com deficiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1311–1326, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.15058. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15058 Acesso em: 7 maio. 2025.

SILVA, T. A. Formação continuada de professores em transtorno do espectro do autismo (TEA): representações e experiências formativas no município de Capanema-PA. 38 f. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Capanema, 2022. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/2292 Acesso em: 3 dez. 2023.

SOARES, L. Assessoramento Estudantil Na EAD Por Meio Da ABP E Gamificação: Questionando A Ausência De Orientação Educacional Ativa No Ensino Superior. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 2, n. Especial, 2021.

URRESTA, E. Proceso Evaluación En El Aprendizaje Basado En Problemas Evaluation Process In Problem-Based Learning.In: Urresta, E. Aprendizaje Basado En Problemas: Teoría y práctica desde la experiencia en la Educación Superior. Equador. Editorial Universidad Técnica del Norte,2021 p. 219- 241.

VIGÁRIO, A. E. Dificuldades e desafios no uso das metodologias ativas na área da saúde: revisão integrativa. 2019. 40 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.

Published

2025-07-04

How to Cite

Santos, E. do N., Alves, G. H. V. S., Fragel-Madeira, L., Castro, H. C., & Comarú, M. W. (2025). Mediation and Autism Spectrum Disorder: Proposal for Distance Learning for Inclusion in Museums and Science Centers. EaD Em Foco, 15(2), e2598. Retrieved from https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2598