Mediação e Transtorno do Espectro Autista: Proposta de Formação a Distância para a Inclusão em Museus e Centros de Ciências
Palabras clave:
Acessibilidade, Moodle, Formação continuada, Autismo, Educação não formalResumen
Mediadores de museus e centros de ciências são os profissionais responsáveis por promover o engajamento entre a exposição e o público que visita estes espaços anualmente. Entretanto, a formação destes profissionais encontra alguns entraves. Uma delas é a formação para atendimento do público com deficiência, tendo em vista que a grande maioria deles não se considera apto para atender este público. Assim, objetivo deste trabalho é apresentar, analisar e descrever a criação e aplicação do curso EaD para mediadores de museus e centros de ciências. A coleta de dados foi realizada por meio de um diário de bordo que compilou as informações e documentos necessários para análise da pesquisa. A partir disso, consideramos que o curso EaD foi plenamente executado com boa aceitação do público e apenas sete desistentes de uma turma de 53 alunos. Além disso, foram superadas as adversidades envoltas na aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas no contexto EaD. Sendo desenvolvida e validada a situação problema que remete à inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista nos museus. Espera-se que esta pesquisa possa subsidiar o desenvolvimento de outros cursos parecidos para ampliar a formação voltada para a inclusão e acessibilidade utilizando-se de metodologias ativas no contexto EaD.
Palavras-chave: Educação não formal. Acessibilidade. Moodle. Formação continuada. Autismo.
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