Democratização do acesso ao Ensino Superior: a Educação a Distância na Unipampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2170

Palavras-chave:

Educação a distância, Tecnologia na educação, Graduação, Universidade Aberta do Brasil

Resumo

O Século XXI é marcado pela era digital do conhecimento, onde as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estão presentes no nosso cotidiano e mudam a forma como nos relacionamos e interagimos com o mundo, inclusive na área da educação. No entanto, apesar das facilidades e das vantagens que a tecnologia oferece, ela também amplia as desigualdades sociais. A incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação vem proporcionando mudanças, inclusive nos processos de ensino e aprendizagem, onde o uso da tecnologia aponta para novas alternativas de aprendizagem como a modalidade de Educação a Distância (EaD). O presente estudo objetiva analisar o desenvolvimento da política pública do Universidade Aberta do Brasil no nível superior, com base na evolução dos cursos de graduação EaD na Universidade Federal do Pampa, desde a sua implementação. Utiliza a metodologia de revisão bibliográfica e pesquisa documental junto a Divisão de Educação a Distância da instituição. Como principais resultados observa-se que essa modalidade de ensino está avançando na Universidade Federal do Pampa e se interiorizando no estado do Rio Grande do Sul, através das parcerias com os polos pertencentes ao Universidade Aberta do Brasil. Destaca-se que o foco dos cursos é a formação de professores. Ainda, apresenta redução no número de alunos matriculados em todos os cursos EaD no Universidade Aberta do Brasil no período analisado. 

 

Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologia na educação. Graduação. Universidade Aberta do Brasil. 

 

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

Coradini de Souza, M., Ilha, P. V., & Nicoletti, E. R. (2024). Democratização do acesso ao Ensino Superior: a Educação a Distância na Unipampa . EaD Em Foco, 14(2), e2170. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2170

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