Formação Docente em EaD para a Educação Inclusiva: Análise dos Cursos de Extensão da Fundação Cecierj (2023-2025)

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Educação a distância, Educação inclusiva, Educação especial

Resumo

Este estudo analisa a demanda e as temáticas dos cursos de Formação Continuada de Professores na temática da Educação Especial e Inclusiva ofertados pela Fundação Cecierj, no formato da Educação a Distância (EaD), entre os anos de 2023.2 e 2025.1, visando compreender o papel da formação continuada na qualificação docente para práticas pedagógicas inclusivas. Utilizando pesquisa documental com abordagem qualitativa, analisaram-se dados institucionais de inscrição nos cursos. Os resultados indicaram crescente procura por temas como Plano Educacional Individualizado (PEI), Acessibilidade Curricular e Altas Habilidades/Superdotação, refletindo a busca docente por subsídios para atender às demandas da inclusão escolar, alinhada aos marcos legais como a Lei Brasileira de Inclusão. A diversidade temática dos cursos demonstra esforço institucional em contemplar eixos do Atendimento Educacional Especializado. Conclui-se que os dados sugerem que a EaD tende a se consolidar como via relevante para a formação continuada em educação inclusiva, apesar dos desafios de acesso e articulação, reforçando a necessidade de propostas pedagógicas críticas e contextualizadas que valorizem a escuta e os saberes docentes para efetivar o direito à educação de qualidade para todos.

 

Palavras-chave: Formação docente. Educação a distância. Educação inclusiva. Educação especial.

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Biografia do Autor

Alexandre Botelho José, Fundação Getúlio Vargas

Doutorando (stricto sensu) em BENS CULTURAIS E PROJETOS SOCIAIS (turma 2021) no Programa de Pós-Graduação em História, Polí­tica e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas - CPDOC/FGV-RJ. Academicamente, é Mestre (stricto sensu) em CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (área Filosofia/Teologia) pela FUV-ES (2013); Especialista (lato sensu) em PSICOLOGIA ECLESIíSTICA pela UNISUAM-RJ (2010); em SOCIOLOGIA pela FISIG-RJ (2015); em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇíO E GESTíO DA EDUCAÇíO A DISTÂNCIA pela UFF-RJ (2015); em DESIGNER INSTRUCIONAL PARA EAD VIRTUAL pela UNIFEI-MG (2015); em EDUCAÇíO DE JOVENS E ADULTOS NA DIVERSIDADE E INCLUSíO SOCIAL pela UFF-RJ (2016); em IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA pela ENSP/FIOCRUZ-RJ (2017); em O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A PRíTICA EDUCATIVA pela UNIMES-SP (2018); em TECNOLOGIAS, FORMAÇíO DE PROFESSORES E SOCIEDADE pela UNIFEI-MG (2018); em GESTíO ESTRATÉGICA DE INVESTIMENTOS NA EDUCAÇíO BíSICA pela ENSP/FIOCRUZ-RJ (2020); e em GESTíO DE PRíTICAS ASSERTIVAS DA EDUCAÇíO PROFISSIONAL INTEGRADA À EJA pelo IFRN-RN (2020). Bacharel em TEOLOGIA pela FE-DF (2008) e em FILOSOFIA pela FJC-BA (2010). Licenciatura Plena em FILOSOFIA (Formação Pedagógica) pela UNIMES-SP (2014) e em PEDAGOGIA pela FISIG-RJ (2018). Atualmente cursando Licenciatura Plena em CIÊNCIAS SOCIAIS pela UNIMES-SP e Especialização em GESTíO EDUCACIONAL pela UNINTA-CE (2020). Profissionalmente, atua como ESPECIALISTA DE EDUCAÇíO SUPERVISOR DE ENSINO concursado e empossado (2020) da Prefeitura Municipal de Piraí­ - SME/RJ; PROFESSOR DOCENTE I concursado e empossado (2014) do Governo do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ na disciplina Filosofia e habilitado em Sociologia e Estudos Orientados; Bolsista como MEDIADOR A DISTÂNCIA da Fundação CECIERJ-RJ; Bolsista UAB como PROFESSOR MEDIADOR A DISTÂNCIA (TUTOR) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP-SP (UAB); e DIRETOR-PRESIDENTE da Faculdade Teológica Charisma/FATCH-RJ (sobrestado). Já atuou como COORDENADOR DE POLO EAD e TUTOR PRESENCIAL em Nova Iguaçu-RJ da Universidade Metropolitana de Santos/UNIMES-SP e da Faculdade Unida de Vitória/FUV-RJ; MEDIADOR, PROFESSOR, CONTEUDISTA E TUTOR de diversas instituições (UAB/UFRB-BA, UNIMES-RJ, IFAL-AL, UNIVESP-SP e VG Educacional). Tem experiência nas áreas de Educação, Filosofia e Teologia, com ênfase em Polí­ticas Públicas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância; rede de proteção de crianças e adolescentes; educação inclusiva; gamificação e violência escolar.

Referências

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

José, A. B., Redig, A. G., & Pereira, A. da S. M. (2024). Formação Docente em EaD para a Educação Inclusiva: Análise dos Cursos de Extensão da Fundação Cecierj (2023-2025). EaD Em Foco, 15(2), e2574. Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2574

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