Formação Continuada Docente em EaD em Tempos de Pandemia: Contribuições para a Prática Pedagógica na Perspectiva da Educação Inclusiva
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como o curso de aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva, ofertado pela Fundação CECIERJ, contribuiu para a construção de práticas pedagógicas no contexto da educação inclusiva pelos cursistas no formato do ensino remoto. Para tal, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com o uso de questionários respondidos por 231 cursistas. Este curso oferecido na modalidade de Educação a Distância iniciado em março de 2020, sofreu algumas reformulações devido à pandemia causada pela COVID-19. Nesse sentido, o curso auxiliou no desenvolvimento de habilidades para o uso de ferramentas tecnológicas para o planejamento e oferecimento de aulas por meio do ensino remoto, além de formar os docentes na perspectiva da educação inclusiva, possibilitando o repensar da prática pedagógica.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Educação especial. Formação continuada. Ensino remoto.
.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9.394/96, 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 31/07/2020
BRASIL. Decreto nº 10.502 de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. 2020.
COSTA, M. R. M; SOUSA, J. C. Educação a Distância e Universidade Aberta do Brasil: reflexões e possibilidades para o futuro pós-pandemia. Revista Thema. Edição Especial. v.18, pp. 124-135. Disponível em http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1832/1535 Acessado em 03/10/2020.
FERREIRA. L. H.; BARBOSA, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. Disponível em https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15483/209209213434 Acessado em 03/10/2020.
FIORI, R.; GOI, M. E. J. O ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema. Edição Especial. v.18, pp. 218-242. Disponível em http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1807/1570 Acessado em 03/10/2020.
GAROFALO, D. Novas aprendizagens para formação docente com a pandemia. Ecoa: por um mundo melhor. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/debora-garofalo/2020/04/29/novas-prendizagens-para-formacao-docente-com-a-pandemia.htm. Acesso em 13/08/2020.
GATTI, B; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLE, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. p.29-38. Petrópolis: Vozes, 2011.
GIL, A C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2004.
MANCHIAVELLI, J. L.; CAVALCANTE, P. S. Formação docente continuada baseada em cursos abertos massivos on-line (MOOCs): experiência da Universidade Federal de Pernambuco durante a pandemia pelo Coronavírus. Anais V Congresso sobre tecnologias na Educação (Ctrl+E 2020). pp.1-7. João Pessoa: Paraíba, 2020. Disponível em https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11446/11309 Acessado em 03/10/2020.
REDIG, A. G.; MASCARO, C. A. A. C.; DUTRA, F. B. S. A formação continuada do professor para a inclusão e o plano educacional individualizado: uma estratégia formativa? Diálogos e perspectivas em Educação Especial. v. 4, p. 33-44, 2017. Disponível em https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7328 Acessado em 03/10/2020.
SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SHIMAZAKI, E. M.; MENEGASSI, R. J.; FELLINI, D. G. N. Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em 30/07/2020.
SOARES, C.; SANTOS, E. Artefatos tecnoculturais nos processos pedagógicos: usos e implicações para os currículos. In: LIBÂNEO, José Carlos. e ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre currículo e didática. São Paulo: Cortez, 2013.
SOUZA, F. F.; DAINEZ, D. Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-17, 2020. Disponível em https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16303/209209213524 Acessado em 03/10/2020.
TEIXEIRA, E. C. A. Educação e novas tecnologias: o papel do professor diante desse cenário de inovações. Webartigos, [S.l.], 24 jul. 2010.
TOZETTO, S. S. Docência e formação continuada. Anais XIII Congresso Nacional De Educação. EDUCERE, Curitiba, 2017. p. 24.537-24.549. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf. Acesso em 15/08/2020.
UNESCO. Declaração de Salamanca. 1994.
ZORDAN, P.; ALMEIDA, V. D. Parar pandêmico. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015481, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em 30/07/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.