Entre a Escuta e a Inovação: A Tutoria como Eixo de Transformação na EaD Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2606Palavras-chave:
Tutoria online, Educação inclusiva, Educação a distânciaResumo
As transformações comunicacionais promovidas pela cultura digital têm redefinido os modos de ensinar e aprender, especialmente no contexto da Educação a Distância (EaD), exigindo novos arranjos pedagógicos e a ressignificação do papel do tutor. Este artigo investiga as representações sociais de tutores que atuaram em um curso de especialização a distância voltado à Educação Especial e Inovação Tecnológica, com foco nas práticas de mediação, estratégias pedagógicas, desafios enfrentados e o uso de recursos digitais. A pesquisa é qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais e utiliza a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para a análise dos dados, obtidos por meio de questionário com questões abertas e fechadas, respondido por 24 tutores, sujeitos da pesquisa. Os resultados revelam que a tutoria é percebida como uma prática formativa complexa, que integra acolhimento, escuta ativa, acompanhamento personalizado e domínio das tecnologias. A continuidade da tutoria por um mesmo profissional ao longo do curso emergiu como estratégia eficaz para fortalecer vínculos, promover o engajamento e reduzir a evasão. Os tutores também relataram desafios relacionados à colaboração entre cursistas, a adesão às atividades síncronas e à necessidade de ressignificar práticas de mediação diante das dinâmicas da cultura digital. Os dados sugerem que a tutoria exerce papel central na efetivação de uma EaD inclusiva, responsiva e ética, sendo essencial que as instituições reconheçam seu valor estratégico e promovam condições adequadas de formação e atuação. A tutoria, nesse cenário, configura-se como prática humanizadora e transformadora.
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