Ensino Remoto: um Panorama do Uso das Tecnologias Digitais na Perspectiva de Graduandos da Rede Privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1701

Resumo

Com o cenário atual determinando a implementação aligeirada do ensino online, o uso efetivo das tecnologias digitais surge como uma alternativa às práticas pedagógicas presenciais. Neste contexto, este trabalho visa analisaras perspectivas discentes quanto às aulas remotas, a utilização das tecnologias digitais por seus professores, por si próprios e, ainda, os impactos dessa utilização em seu processo de aprendizado e apropriação de conhecimento. Para isso, foi investigado um grupo de 34 graduandos da rede privada do Rio de Janeiro, em uma abordagem metodológica quali-quantitativa. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário online. Como resultado da análise dos dados coletados, foi possível traçar um panorama do que vem ocorrendo a partir dessa nova contingência educacional, mostrando que algumas das demandas foram (im)postas aos docentes de forma abrupta e sem formação prévia.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Ensino remoto. Educação tecnológica.

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Biografia do Autor

Tarliz Liao, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática Professor Adjunto UFRGS - Campus Litoral Norte http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750679P6

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Publicado

11-07-2022

Como Citar

Liao, T., Thees, A. ., dos Santos Galvão, I. L., & Mincov de Almeida, S. R. . (2022). Ensino Remoto: um Panorama do Uso das Tecnologias Digitais na Perspectiva de Graduandos da Rede Privada. EaD Em Foco, 12(2), e1701. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1701

Edição

Seção

Estudos de Caso