Ensino Remoto: um Panorama do Uso das Tecnologias Digitais na Perspectiva de Graduandos da Rede Privada
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1701Resumo
Com o cenário atual determinando a implementação aligeirada do ensino online, o uso efetivo das tecnologias digitais surge como uma alternativa às práticas pedagógicas presenciais. Neste contexto, este trabalho visa analisaras perspectivas discentes quanto às aulas remotas, a utilização das tecnologias digitais por seus professores, por si próprios e, ainda, os impactos dessa utilização em seu processo de aprendizado e apropriação de conhecimento. Para isso, foi investigado um grupo de 34 graduandos da rede privada do Rio de Janeiro, em uma abordagem metodológica quali-quantitativa. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário online. Como resultado da análise dos dados coletados, foi possível traçar um panorama do que vem ocorrendo a partir dessa nova contingência educacional, mostrando que algumas das demandas foram (im)postas aos docentes de forma abrupta e sem formação prévia.
Palavras-chave: Tecnologias digitais. Ensino remoto. Educação tecnológica.
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