O Aporte de Algumas Tecnologias na Revisão de Conceitos de Física 1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1378

Resumo

O artigo apresenta os aportes teóricos que nortearam uma proposta do uso de algumas tecnologias digitais (TD) em relação ao déficit de conhecimento em Física básica de alunos ingressantes nos cursos de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O índice de retenção nessa disciplina acarreta um problema denominado "bolsão", caracterizado por um número alto de estudantes que precisam refazer a disciplina e encontram-se em uma lista de espera. Assim, desenvolveu-se o curso (Re)visando Física, na plataforma Moodle, de modo a contemplar os principais conteúdos que compõe os conhecimentos prévios da disciplina à disciplina de Física 1. A formatação do curso pensada em um viés das tecnologias digitais, a contar do pressuposto da sabedoria digital, contou com os aportes do Conectivismo e dos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) que são examinados detidamente e, associados por meio de mapas conceituais.Considerou-se, portanto, que o uso dessas teorias em sinergia oferece um embasamento teórico que possibilita ao professor maior segurança no desenvolvimento de seus recursos didáticos digitais.


Palavras-chave: Ensino de física. Educação tecnológica. Formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarliz Liao, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática Professor Adjunto UFRGS - Campus Litoral Norte http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750679P6

Referências

GARUTTI, S.; FERREIRA, V.L.Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Cidade de publicação, v.20, n.2, p. 355-372, 2015.

GUIMARíES, O.; PIQUEIRA, J. R.; CARRON, W. Capí­tulo 3. In: Fí­sica Mecânica – Manual do professor. 2. ed. São Paulo: ítica, 2016. p.297-298.

ILLERA, J. L. R. Os conteúdos em ambientes virtuais: organização, códigos e formatos de representação. In: COLL, C.; MONEREO, C. (e col.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação.Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 136-154.

LIMA, M. R. de.Construcionismo de Papert e ensino-aprendizagem de programação de computadores no ensino superior. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2009.

KUCHARSKI, M. V. S. Fundamentos de Inovação e Tecnologia na Educação. 2019. Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação– Universidade Tecnológica Federal, 2019. Disponí­vel em: https://moodle.utfpr.edu.br/course/view.php?id=10512. Acesso em: 20 maio 2020.

MAYER, R.Multimedia Learning. 2. ed. Cambridge. CambrigdeUniversity Press, 2008.

MOREIRA, M. A.Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Fí­sica, 2011a.

MOREIRA, M. A.Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Fí­sica, 2011b.

MOREIRA, M. A.Uma análise crí­tica do ensino de Fí­sica.Estudos Avançados, São Paulo,v.3, n.94,Set./Dec., 2018.Disponí­vel em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300073. Acesso em: 20 maio 2019.

NOVAK, J. D.;CANíS, A. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los.Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29, jan./jun., 2010. Disponí­vel em:https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298. Acesso em: 6 nov. 2017.

PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre:Artmed, 2011.

SABBATINI, R. M. E. Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet - A Plataforma Moodle.[S.l],2007.Disponí­vel em:http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/PlataformaMoodle.pdf. Acesso em: 05 maio 2019.

SIEMENS, G. Conectivismo: Uma teoria de Aprendizagem para a idade digital. [S.l], 2004. Disponí­vel em:http://wiki.papagallis.com.br/George_Siemens_e_o_conectivismo. Acesso em: 15 junho 2019.

SILVA, A. C. da. Resenha do livro Aprendizagem Multimí­dia.Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.19. 2017.

Publicado

16-09-2021

Como Citar

Cristina, K. M. ., & Liao, T. (2021). O Aporte de Algumas Tecnologias na Revisão de Conceitos de Física 1. EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1378

Edição

Seção

Artigos Originais