Ensino Remoto: um Panorama do Uso das Tecnologias Digitais na Perspectiva de Graduandos da Rede Privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1701

Resumo

Com o cenário atual determinando a implementação aligeirada do ensino online, o uso efetivo das tecnologias digitais surge como uma alternativa às práticas pedagógicas presenciais. Neste contexto, este trabalho visa analisaras perspectivas discentes quanto às aulas remotas, a utilização das tecnologias digitais por seus professores, por si próprios e, ainda, os impactos dessa utilização em seu processo de aprendizado e apropriação de conhecimento. Para isso, foi investigado um grupo de 34 graduandos da rede privada do Rio de Janeiro, em uma abordagem metodológica quali-quantitativa. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário online. Como resultado da análise dos dados coletados, foi possível traçar um panorama do que vem ocorrendo a partir dessa nova contingência educacional, mostrando que algumas das demandas foram (im)postas aos docentes de forma abrupta e sem formação prévia.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Ensino remoto. Educação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarliz Liao, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Matemática Professor Adjunto UFRGS - Campus Litoral Norte http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750679P6

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronaví­rus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasí­lia, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.

BACICH, L. MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Ed. Pensa.2020

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino hí­brido: uma inovação disruptiva? Uma introdução í teoria dos hí­bridos. 2013. Disponí­vel em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/. Acesso em: 27 abr2020.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARUTTI, S; FERREIRA, V. L. Uso das tecnologias de informação e comunicação na educação. In: Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v.20, n.2, p. 355-372, jul./dez. 2015. Disponí­vel em Acesso em: abril 2019.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

LIAO, T; MOTTA, M. S. Interregno educacional e o cambiar de paradigmas no chão da escola: realidades e simulações. Inovações e Tecnologias Digitais na Educação: uma busca por definições e compreensões.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, p. 291-317.

MINAYO, M. C. S., SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Quantitative and Qualitative Methods: Opposition or Complementarity? Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas,SP: Papirus. 2006.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife.Revista UFG, 2020, V.20

PRENSKY, M. Brain gain: Technology and the quest for digital wisdom. New York, NY: Palgrave Macmillan. 2012.

PRENSKY. M. Digital game-based learning. Nova York: McGraw-Hill. 2001.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SOUZA, R. S.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017.

STRIEDER, R. Educação e humanização: por uma vivência criativa. Florianópolis, SC.: Habitus, 2002.

VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital / Wim Veen, Ben Vrakking ; tradução Viní­cius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

11-07-2022

Como Citar

Liao, T., Thees, A. ., dos Santos Galvão, I. L., & Mincov de Almeida, S. R. . (2022). Ensino Remoto: um Panorama do Uso das Tecnologias Digitais na Perspectiva de Graduandos da Rede Privada. EaD Em Foco, 12(2), e1701. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1701

Edição

Seção

Estudos de Caso