Ensino Multidisciplinar a Distância: Novas Perspectivas e Problemáticas na Acessibilidade em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2591

Palavras-chave:

Educação., Educação em saúde, Ensino multidisciplinar, Educação a distância, Acessibilidade digital

Resumo

O artigo propõe uma reflexão crítica sobre os desafios e possibilidades do ensino multidisciplinar a distância na área da saúde, com ênfase na acessibilidade digital. A partir da análise de marcos legais, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência (LBI, Brasil, 2015) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI, Brasil, 2008), e da realidade de programas educacionais vinculados ao Sistema Único de Saúde, discute-se a lacuna entre normativas inclusivas e sua efetiva aplicação nas práticas pedagógicas digitais. São abordados obstáculos como a padronização excludente de conteúdos, a ausência de formação docente para o uso de tecnologias assistivas e as desigualdades estruturais no acesso à internet. O estudo destaca ainda a importância do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e da articulação entre políticas públicas de educação e saúde como estratégias para a efetivação de uma formação equitativa. Conclui-se que a acessibilidade deve ser tratada como eixo estruturante do ensino a distância, demandando investimento contínuo, planejamento inclusivo e compromisso institucional com a diversidade.

 

Palavras-chave: Educação. Educação em saúde. Interdisciplinaridade. Educação a distância. Acessibilidade digital.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Gouveia de Araújo, 2Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande - PB (UFCG-2020). Mestra em Saúde Coletiva pelo PPGScol/UFRN. Pós-Graduada em Urgência, Emergência e UTI. Pós Graduada em Auditoria. Participa do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva (NUPESC), no grupo de estudo Processo de Trabalho em Saúde. Foi pesquisadora no Grupo de Estudos em Medida da Pressão Arterial (GEMPA). Durante a graduação foi pesquisadora bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - 2017/2018), participou como voluntária do programa de bolsas de extensão (PROBEX-2018) e Monitora Bolsista dos Componentes Curriculares: Ensino e Pesquisa em Saúde I (2016) e Saúde do Adulto 2 (2019). Atualmente é Enfermeira no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro Cirúrgico do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER).

Brígida Karla Fonseca Anizio, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Enfermagem pelo programa de Pós-Graduação em Enfermagem da
Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Jéssika Rayanne Rocha Benevides, Faculdade Maurício de Nassau

Enfermeira. Graduada em Bacharelado pela Faculdade Maurício de Nassau, Campus Campina Grande- PB, Pós-graduada
em Urgência e Emergência pela FAVED, Pós-graduada em Cardiologia e Hemodinâmica pelo grupo CEFAPP, Pós-graduanda
em Saúde pública com ênfase em saúde da família- Sanitarista pela INESP.

Kênia Samara Barbosa Araújo , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal do Ceará
Especialista em prótese dentária e em Saúde da família
Mestranda em Saúde da Família.

Maria Cristina de Moura-Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorado em Enfermagem Fundamental - USP RIBEIRÃO PRETO –SP.
Pós-doutoranda do Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde -PPGAS- UFTM- Uberaba MG,
2024 a 2025. Universidade Federal de Uberlândia – UFU, CAMPUS UMUARAMA - UBERLÂNDIA – MG.

Diana de Abreu Costa Braga, Universidade Federal de Uberlândia

 

Doutoranda pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

03-09-2025

Como Citar

Torres, A. E. D. A., Araújo, A. B. G. de, Anizio, B. K. F., Benevides, J. R. R., Araújo , K. S. B., Moura-Ferreira, M. C. de, & Braga, D. de A. C. (2025). Ensino Multidisciplinar a Distância: Novas Perspectivas e Problemáticas na Acessibilidade em Saúde . EaD Em Foco, 15(2), e2591. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2591