Tecnologias Acessíveis e Práticas Inovadoras na Formação Continuada de Professores em Educação Especial numa perspectiva Inclusiva

Autores

  • Fábio Garcia Bernardo Instituto Benjamin Constant https://orcid.org/0000-0003-3785-4184
  • Alexandre Assis Secretaria de Estado do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2577

Palavras-chave:

Educação a distância, Acessibilidade, Formação de professores, Educação especial

Resumo

A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa para a formação continuada de professores, especialmente diante das dificuldades de acesso a cursos presenciais. No entanto, observa-se que a maior parte das vagas em EaD é ofertada por instituições privadas, restringindo o acesso gratuito e de qualidade, sobretudo na área da Educação Especial. Este artigo analisa as estratégias pedagógicas de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inovação Tecnológica, com foco na formação de professores para práticas pedagógicas inclusivas. A proposta do curso articula acessibilidade, direitos humanos e o uso de diferentes recursos educacionais e de acessibilidade em contextos reais de ensino. O curso situa-se na modalidade à distância e é composto por dez disciplinas e propõe um trabalho de conclusão de curso focado na criação de objetos educacionais acessíveis e de baixa complexidade. A investigação, de caráter qualitativo, adota a abordagem metodológica da Pesquisa Baseada em Design, que permite a análise e o aperfeiçoamento de intervenções educacionais em contextos autênticos. Os dados coletados nas duas edições do curso aqui analisadas demonstram resultados promissores em termos de alcance, permanência e engajamento dos participantes, atribuídos às estratégias pedagógicas e aos recursos de acessibilidade implementados no ambiente virtual Moodle. O estudo conclui que a combinação entre EaD, acessibilidade e inovação tecnológica pode contribuir significativamente para a qualificação docente e o fortalecimento de práticas inclusivas no sistema educacional brasileiro.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Educação especial. Acessibilidade. Formação de professores.

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Biografia do Autor

Fábio Garcia Bernardo, Instituto Benjamin Constant

Professor do Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutorado em Educação Matemática Inclusiva - PEMAT - UFRJ

Mestrado em Novas tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática - Cefet-RJ

Licenciatura em Matemática - UFRJ

Membro dos Grupos de Pesquisa: 

* Ensino de Matemática para alunos cegos e para alunos Surdos - Projeto Fundão - UFRJ

 

Alexandre Assis, Secretaria de Estado do Estado do Rio de Janeiro

Professor da Educação Básica, SEEDUC/RJ. Tem experiência na área de Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Superior. Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Curso de Especialização para Professores de Matemática pelo Projeto Fundão, UFRJ, e em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, LANTE, UFF. Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ (PPGEduc/UFRRJ). Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, Tecnologia Digital Aplicada à Educação, Acessibilidade Digital, Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Tecnologia Assistiva (TA). Atuo na elaboração de Desenho Didático, potencialidades avaliativas e recursos para oportunizar interações no MOODLE. Interesse em temas como: semiótica, cognição corporificada, design de materiais pedagógicos e ambientes virtuais de aprendizagem. Diretor gerente e consultor executivo da Revista Ensaios e Pesquisas em Educação. Membro da equipe editorial do Boletim de Educação Especial e Inclusão Escolar, do Boletim GEPEM e Revista Diálogos em Educação Matemática. Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-SUDESTE). Coordenador adjunto do Grupo de trabalho Educação Matemática: Tecnologias digitais e Educação a Distância da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (GT 6 da SBEM). Pesquisador e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM)

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

Bernardo, F. G., & Assis, A. R. de. (2025). Tecnologias Acessíveis e Práticas Inovadoras na Formação Continuada de Professores em Educação Especial numa perspectiva Inclusiva . EaD Em Foco, 15(2), e2577. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2577