Tecnologias Acessíveis e Práticas Inovadoras na Formação Continuada de Professores em Educação Especial numa perspectiva Inclusiva

Autores/as

  • Fábio Garcia Instituto Benjamin Constant https://orcid.org/0000-0003-3785-4184
  • Alexandre Rodrigues de Assis Secretaria de Estado do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2577

Palabras clave:

Educação a distância, Acessibilidade, Formação de professores, Educação especial

Resumen

A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa para a formação continuada de professores, especialmente diante das dificuldades de acesso a cursos presenciais. No entanto, observa-se que a maior parte das vagas em EaD é ofertada por instituições privadas, restringindo o acesso gratuito e de qualidade, sobretudo na área da Educação Especial. Este artigo analisa as estratégias pedagógicas de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inovação Tecnológica, com foco na formação de professores para práticas pedagógicas inclusivas. A proposta do curso articula acessibilidade, direitos humanos e o uso de diferentes recursos educacionais e de acessibilidade em contextos reais de ensino. O curso situa-se na modalidade à distância e é composto por dez disciplinas e propõe um trabalho de conclusão de curso focado na criação de objetos educacionais acessíveis e de baixa complexidade. A investigação, de caráter qualitativo, adota a abordagem metodológica da Pesquisa Baseada em Design, que permite a análise e o aperfeiçoamento de intervenções educacionais em contextos autênticos. Os dados coletados nas duas edições do curso aqui analisadas demonstram resultados promissores em termos de alcance, permanência e engajamento dos participantes, atribuídos às estratégias pedagógicas e aos recursos de acessibilidade implementados no ambiente virtual Moodle. O estudo conclui que a combinação entre EaD, acessibilidade e inovação tecnológica pode contribuir significativamente para a qualificação docente e o fortalecimento de práticas inclusivas no sistema educacional brasileiro.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Educação especial. Acessibilidade. Formação de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Garcia, Instituto Benjamin Constant

Professor do Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutorado em Educação Matemática Inclusiva - PEMAT - UFRJ

Mestrado em Novas tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática - Cefet-RJ

Licenciatura em Matemática - UFRJ

Membro dos Grupos de Pesquisa: 

* Ensino de Matemática para alunos cegos e para alunos Surdos - Projeto Fundão - UFRJ

 

Alexandre Rodrigues de Assis, Secretaria de Estado do Estado do Rio de Janeiro

Professor da Educação Básica, SEEDUC/RJ. Tem experiência na área de Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Superior. Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Curso de Especialização para Professores de Matemática pelo Projeto Fundão, UFRJ, e em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, LANTE, UFF. Mestre e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ (PPGEduc/UFRRJ). Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, Tecnologia Digital Aplicada à Educação, Acessibilidade Digital, Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Tecnologia Assistiva (TA). Atuo na elaboração de Desenho Didático, potencialidades avaliativas e recursos para oportunizar interações no MOODLE. Interesse em temas como: semiótica, cognição corporificada, design de materiais pedagógicos e ambientes virtuais de aprendizagem. Diretor gerente e consultor executivo da Revista Ensaios e Pesquisas em Educação. Membro da equipe editorial do Boletim de Educação Especial e Inclusão Escolar, do Boletim GEPEM e Revista Diálogos em Educação Matemática. Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-SUDESTE). Coordenador adjunto do Grupo de trabalho Educação Matemática: Tecnologias digitais e Educação a Distância da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (GT 6 da SBEM). Pesquisador e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM)

Citas

BAIRRAL, M. A. Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. 2. ed. Seropédica, RJ: EDUR, 2012. 101p. (Série InovaCom TIc, v.1)

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2024: resumo técnico [recurso eletrônico]. Brasília: Inep, 2024. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2023/resumo_tecnico_do_censo_da_educacao_superior_2023.pdf - Acesso em: Abr. 2025.

BUZATO, M. K. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, p. 325-342, 2008.

CARVALHO, F.; PIMENTEL, M. Atividades autorais online: aprendendo com criatividade. SBC Horizontes, 2020.

COBB, P. et al. Design experiments in educational research. Educational Researcher, [S.l.], v. 32, n. 1, p. 9–13, 2003. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3699928 - Acesso em: 01 maio 2025.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Aleph, 2015.

LÉVY, P. Cibercultura. Editora 34, São Paulo, 2010. Disponível em: https://mundonativodigital.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf - Acesso em: 01 maio 2025.

MARTINS, B. A.; CHACON, M. C. M. Autoeficácia docente e Educação Especial: Revisão da produção de conhecimento nacional e internacional com ênfase na formação de professores. Revista educação Especial. v. 32, 2019.Santa Maria. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X35883

MORAN, J. M. Inovação na educação presencial, a distância e híbrida. Campinas: Papirus, 2015.

OLIVEIRA, A. R.; SANTOS, M. A. Plataforma Moodle: reflexões entre teorias e práticas. Cuadernos de Educación, v. 1, n. 2, p. 45–60, 2020. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/download/5601/4117/15469. Acesso em: 01 maio 2025.

ROSTAS, M. H. S. G.; ROSTAS, G. R. O ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. In: SOTO, Clotilde Perez (org.). Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Annablume, 2009. Disponível em: https://books.scielo.org/id/px29p/pdf/soto-9788579830174-08.pdf. Acesso em: 31 mar. 2025.

SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, 10-16. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319 . Acesso em: Fev. 2025.

SATORETTO, M.; BERSCH, R. Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional Inclusivo. In: Educação em pauta 2024: Desafios da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no Brasil. Dutra, P. C. (Org). 340p. Brasília: OEI, 2024.

SILVA, A. Processos de ensino aprendizagem- na era digital. O Professor, Portugal, n.93. Alfragide: Caminho, mai.-ago., 2006.

SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

SOUZA, M. T., SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, jan. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social - A exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006. 289p.

Publicado

2025-07-04

Cómo citar

Fábio Garcia, & Assis, A. R. de. (2025). Tecnologias Acessíveis e Práticas Inovadoras na Formação Continuada de Professores em Educação Especial numa perspectiva Inclusiva . EaD Em Foco, 15(2), e2577. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2577

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.