Tecnologias Acessíveis e Práticas Inovadoras na Formação Continuada de Professores em Educação Especial numa perspectiva Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2577Palabras clave:
Educação a distância, Acessibilidade, Formação de professores, Educação especialResumen
A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa para a formação continuada de professores, especialmente diante das dificuldades de acesso a cursos presenciais. No entanto, observa-se que a maior parte das vagas em EaD é ofertada por instituições privadas, restringindo o acesso gratuito e de qualidade, sobretudo na área da Educação Especial. Este artigo analisa as estratégias pedagógicas de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inovação Tecnológica, com foco na formação de professores para práticas pedagógicas inclusivas. A proposta do curso articula acessibilidade, direitos humanos e o uso de diferentes recursos educacionais e de acessibilidade em contextos reais de ensino. O curso situa-se na modalidade à distância e é composto por dez disciplinas e propõe um trabalho de conclusão de curso focado na criação de objetos educacionais acessíveis e de baixa complexidade. A investigação, de caráter qualitativo, adota a abordagem metodológica da Pesquisa Baseada em Design, que permite a análise e o aperfeiçoamento de intervenções educacionais em contextos autênticos. Os dados coletados nas duas edições do curso aqui analisadas demonstram resultados promissores em termos de alcance, permanência e engajamento dos participantes, atribuídos às estratégias pedagógicas e aos recursos de acessibilidade implementados no ambiente virtual Moodle. O estudo conclui que a combinação entre EaD, acessibilidade e inovação tecnológica pode contribuir significativamente para a qualificação docente e o fortalecimento de práticas inclusivas no sistema educacional brasileiro.
Palavras-chave: Educação a distância. Educação especial. Acessibilidade. Formação de professores.
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