Formação Docente em EaD para a Educação Inclusiva: Análise dos Cursos de Extensão da Fundação Cecierj (2023-2025)
Palavras-chave:
Formação docente, Educação a distância, Educação inclusiva, Educação especialResumo
Este estudo analisa a demanda e as temáticas dos cursos de Formação Continuada de Professores na temática da Educação Especial e Inclusiva ofertados pela Fundação Cecierj, no formato da Educação a Distância (EaD), entre os anos de 2023.2 e 2025.1, visando compreender o papel da formação continuada na qualificação docente para práticas pedagógicas inclusivas. Utilizando pesquisa documental com abordagem qualitativa, analisaram-se dados institucionais de inscrição nos cursos. Os resultados indicaram crescente procura por temas como Plano Educacional Individualizado (PEI), Acessibilidade Curricular e Altas Habilidades/Superdotação, refletindo a busca docente por subsídios para atender às demandas da inclusão escolar, alinhada aos marcos legais como a Lei Brasileira de Inclusão. A diversidade temática dos cursos demonstra esforço institucional em contemplar eixos do Atendimento Educacional Especializado. Conclui-se que os dados sugerem que a EaD tende a se consolidar como via relevante para a formação continuada em educação inclusiva, apesar dos desafios de acesso e articulação, reforçando a necessidade de propostas pedagógicas críticas e contextualizadas que valorizem a escuta e os saberes docentes para efetivar o direito à educação de qualidade para todos.
Palavras-chave: Formação docente. Educação a distância. Educação inclusiva. Educação especial.
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