Reformulação da Educação a Distância em Tempos de Pandemia
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças necessárias no curso de extensão de Educação Especial e Inclusiva vivenciados pelos cursistas e equipe, na modalidade EaD, da Fundação Centro de Ciências e Educação do Estado do Rio de Janeiro, mediante novos encaminhamentos, em específico em tempos de pandemia, por meio de práticas que resgatem a relevância do processo de formação continuada, permeado por atividades síncronas e assíncronas. Como metodologia esta pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, por meio da pesquisa colaborativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online semiestruturado elaborado no Google Forms e os dados foram tratados através da Análise de Conteúdo, pelo método de categorização de Bardin. Os resultados apontaram que em tempos pandêmicos de distanciamento social obrigatório, a aproximação virtual passa a ser uma escolha acertada para o processo educativo em EaD. O estímulo ao contato entre todos os envolvidos é essencial para ampliar a confiança e motivar ainda mais a aprendizagem. Nesse sentido, refletir sobre uma EaD dinâmica, sem amarras a modelos estruturados e previsíveis é preponderante para a qualidade dos cursos e principalmente para a adequação ao perfil e as necessidades dos cursistas, considerando que a formação do indivíduo está diretamente associada aos estímulos afetivos e sociais a que são submetidos.
Palavras-chave: Educação a distância. Formação continuada. Inclusão. Pandemia. Replanejamento.
Downloads
Referências
ABREU-E-LIMA, D. M.; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 189-205, Ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200013 >. Acesso em: 15 out. 202ALMEIDA, M. E. B. Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância on-line. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 67-77, nov. 2010. Disponível em: <https://ceduc.unifei.edu.br/wp-content/uploads/2020/05/transformacoes_no_trabal ho_e_formacao_docente_ead.pdf>. Acesso em: 05 out. 2020.
ALONSO, K. M.; SILVA, D. G. A Educação a Distância e a Formação On-line: O cenário das pesquisas, metodologias e tendências. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 143, p.499-514, abr.-jun., 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v39n143/ 1678-4626-es-39-143-499.pdf>. Acesso em: 10 set. 2020.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, LDA, 2011.
BECKER, F. Educação e Construção do Conhecimento. 2 ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Penso, 2012.
BERNARDES, C. M. A hora e a vez das competências socioemocionais no contexto educacional em tempos de pandemia. Anais... VII CONEDU – Edição Online. Campina Grande. Realize Editora. 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/ visualizar/67654/>. Acesso em janeiro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Estatísticas Educacionais. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2020.
CIANTELLI, A. P. C.; LEITE, L. P. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 22, n. 3, p. 413-428, Set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S1413-65382016000300413>. Acesso em: 10 out. 2020.
COSTA, M. A. F. da, COSTA, M. F. B. da. Metodologia da Pesquisa: conceitos e técnicas. 2 ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários í prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
HORIKAWA, A. Y. Pesquisa Colaborativa: Uma Construção Compartilhada de Instrumentos. Revista Intercâmbio, vol. XVIII: 22-42, 2008. São Paulo: LAEL/PUC-SP. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3550/ 2318>. Acesso em: 21 set. 2020.
KASSAR, M. C. M. A formação de professores para a Educação Inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cad. CEDES, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207-224, maio 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000200207>. Acesso em: 27 ago. 2020.
MORAN, J. Educação inovadora presencial e a distância. Adaptado de MORAN, J. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, M. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/ inov.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2020.
RIO DE JANEIRO. Lei Complementar n. 103, de 18 de março de 2002. Transforma o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior í Distância do Estado do Rio de Janeiro – Fundação CECIERJ, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.cecierj.edu.br/sobre/lei-da-criacao-fundacao-cecierj/>. Acesso em 10 jul. 2020.
SALAS, P. Ansiedade, medo e exaustão: como a quarentena está abalando a saúde mental dos educadores: As rápidas mudanças, alto nível de cobranças, frustrações diárias e dificuldades técnicas durante o ensino remoto comprometem o psicológico dos educadores brasileiros. Nova Escola. 01 jul. 2020. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/19401/ansiedade-medo-e-exaustao-como-a-quarent ena-esta-abalando-a-saude-mental-dos-educadores>. Acesso em 10 de outubro de 2020.
SCHLÜNZEN, E. T. M. et al. Recursos de acessibilidade para o uso das TIC em cursos de educação a distância – EAD. Anais... IV Congreso Iberoamericano de Informatica en la Education Especial, 2003. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/niee/eventos/CIIEE/ 2003/bloque2/comunicaciones/Recursos de acessibilidade para o uso das TIC em cursos de ed.doc>. Acesso em: 10 jun. 2020.
TODOS PELA EDUCAÇíO. Nota técnica: Ensino a Distância na Educação Básica frente í pandemia da COVID-19. Análise e visão do Todos Pela Educação sobre a adoção de estratégias de ensino remoto frente ao cenário de suspensão provisória das aulas presenciais. Abril 2020. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/ _uploads/_posts/425.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2020.
ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educ. rev., Curitiba, n. 65, pág. 149-166, set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602017000300149>. Acesso em: 17 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.