Reformulação da Educação a Distância em Tempos de Pandemia

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças necessárias no curso de extensão de Educação Especial e Inclusiva vivenciados pelos cursistas e equipe, na modalidade EaD, da Fundação Centro de Ciências e Educação do Estado do Rio de Janeiro, mediante novos encaminhamentos, em específico em tempos de pandemia, por meio de práticas que resgatem a relevância do processo de formação continuada, permeado por atividades síncronas e assíncronas. Como metodologia esta pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, por meio da pesquisa colaborativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário online semiestruturado elaborado no Google Forms e os dados foram tratados através da Análise de Conteúdo, pelo método de categorização de Bardin. Os resultados apontaram que em tempos pandêmicos de distanciamento social obrigatório, a aproximação virtual passa a ser uma escolha acertada para o processo educativo em EaD. O estímulo ao contato entre todos os envolvidos é essencial para ampliar a confiança e motivar ainda mais a aprendizagem. Nesse sentido, refletir sobre uma EaD dinâmica, sem amarras a modelos estruturados e previsíveis é preponderante para a qualidade dos cursos e principalmente para a adequação ao perfil e as necessidades dos cursistas, considerando que a formação do indivíduo está diretamente associada aos estímulos afetivos e sociais a que são submetidos.

Palavras-chave: Educação a distância. Formação continuada. Inclusão. Pandemia. Replanejamento.

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Biografia do Autor

Alexandre Botelho José, Fundação CECIERJ - Extensão

Mestrado em Ciências das Religiões, FUV-ES. Supervisor de Ensino da Secretaria Municipal de Piraí­-RJ (SME), professor da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e Mediador do Curso de Educação Especial e Inclusiva da Fundação CECIERJ.

Adriana, Fundação CECIERJ - Extensão

Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, UFF-RJ. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Professora Itinerante da Educação Especial da Prefeitura de Nova Iguaçu e Mediadora do Curso de Educação Especial e Inclusiva da Fundação CECIERJ.

Ana Paula, Fundação CECIERJ - Extensão

Especialização em Educação Inclusiva, Especial e Polí­ticas de Inclusão, UCAM-RJ.  Professora da Rede Municipal de Resende/RJ e Mediadora do Curso de Educação Especial e Inclusiva da Fundação CECIERJ.

Helena, Fundação CECIERJ - Extensão

Graduada em Psicologia, FAHUPE-RJ. Professora com Licenciatura em Psicologia, Psicóloga Clí­nica e Mediadora do Curso de Educação Especial e Inclusiva da Fundação CECIERJ.

Ellem, Fundação CECIERJ - Extensão

Doutorado em Humanidades e Artes, URN–Rosário, Santa Fé, Argentina. Professora da Rede Municipal de São Gonçalo, Coordenadora da Pós Graduação em Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia (UNIVERSO), Professora da Pós-Graduação em Psicopedagogia (FAMATH), Psicopedagoga na LEMA, Perita Judicial da AJG/TJRJ, Mediadora do Curso de Auxiliar Pedagógico do IFSULDEMINAS e Mediadora do Curso de Educação Especial e Inclusiva da Fundação CECIERJ.

Flávia, UERJ / Fundação CECIERJ - Extensão

Pós Doutorado em Educação Especial UFRJ-RJ. Professora do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Coordenadora Acadêmica do Curso de Educação Especial e Inclusiva da Fundação CECIERJ.

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Publicado

10-03-2021

Como Citar

Botelho José, A., da Silva Maria Pereira, A., Paula Miranda da Silva, A., Maria Velloso Silveira, H., de Souza Coimbra, E., & Barbosa da Silva Dutra, F. (2021). Reformulação da Educação a Distância em Tempos de Pandemia. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1253

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