Formação Online em Educação Inclusiva: um Levantamento Temático de Pesquisas Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1899

Resumo

É de suma importância propor uma reflexão sobre o tema saberes docentes de forma a remeter a um olhar sobre a formação, práticas, vivências e experiências do professor. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo realizado com base no levantamento temático de resumos expandidos e relatos de experiência dos cursistas que concluíram o Curso de aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva, promovido pela Fundação CECIERJ - Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2018 a 2021. A pesquisa pautou-se na seguinte questão: Quais temas/assuntos foram escolhidos para a elaboração do trabalho de conclusão do curso? Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa documental, voltada para a temática da formação online, na perspectiva do estado da arte. A análise destacou que as representações construídas pelos autores acerca dos conceitos que permeiam as disciplinas do curso em questão, nortearam suas escolhas para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso e os resultados apontaram que o Transtorno do Espectro Autista foi o tema mais abordado pelos participantes.

 

Palavras-chave: Formação online. Experiências docentes. Educação inclusiva. Transtorno do espectro autista.

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Biografia do Autor

Alexandre Botelho José, Fundação CECIERJ

Doutorando em Bens Culturais e Projetos Sociais, no Programa de Pós-Graduação em História, Polí­tica e Bens Culturais (PPHPBC - írea de Avaliação CAPES: História) da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ (Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC). Academicamente, tenho Mestrado em Ciências das Religiões, pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências das Religiões (PPGPCR - írea de Avaliação CAPES: Filosofia/Teologia, até 2016; Ciências da Religião e Teologia) da Faculdade Unida de Vitória - FUV-ES (2013). Sou Especialista em Psicologia Eclesiástica, pela UNISUAM-RJ (2010); em Sociologia, pela FISIG-RJ (2015); em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela UFF-RJ (2015); em Designer Instrucional para EaD Virtual, pela UNIFEI-MG (2015); em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, pela UFF-RJ (2016); em Impactos da Violência na Escola, pela ENSP/FIOCRUZ-RJ (2017); em O Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa, pela UNIMES-SP (2018); em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade, pela UNIFEI-MG (2018); em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica, pela ENSP/FIOCRUZ-RJ (2020); em Gestão de Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à EJA, pelo IFRN-RN (2020); e em Gestão Educacional, pela UNINTA-CE (2021); em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, pelo IFNMG-MG (2021); e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, pelo UFPI-PI (2022). Também sou graduado em Bacharel em Teologia, pela FE-DF (2008); e em Filosofia, pela F.UNIRB-BA (2010). Licenciado em Filosofia (Formação Pedagógica), pela UNIMES-SP (2014); em Pedagogia, pela UNISIGNORELLI-RJ (2018); e em Ciências Sociais, pela UNIMES-SP (2021). Profissionalmente, atuei como Professor Universitário III - CEST (voluntário) na Universidade do Estado do Amazonas - UEA/AM, como regente no curso de Graduação em Letras. Sou Especialista de Educação Supervisor de Ensino, concursado e empossado na Prefeitura Municipal de Piraí­ - SME/RJ e Professor Docente I, concursado e empossado no Governo do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ, na disciplina Filosofia e habilitado em írea de Conhecimento - Ciências Humanas; Disciplinas Pedagógicas; Sociologia, Projeto de Vida e Estudos Orientados. Também atuo como Mediador a Distância (bolsista), da Fundação CECIERJ-RJ e Professor Mediador a Distância (bolsista/UAB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP-SP (UAB). Faço assessoria como Diretor-Presidente da Faculdade Teológica Charisma/FATCH-RJ (sobrestado). Já atuei como Coordenador de Polo EaD e Tutor Presencial, em Nova Iguaçu-RJ, nos Polos EaD da Universidade Metropolitana de Santos/UNIMES-SP e da Faculdade Unida de Vitória/FUV-RJ; Mediador, Professor, Conteudista e Tutor de diversas instituições (UAB/UFRB-BA, UNIMES-RJ, IFAL-AL, UNIVESP-SP e VG Educacional). Membro do corpo editorial da Revista Mosaico (ISSN 2176-8943), que é uma publicação cientí­fica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Polí­tica e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Tenho experiência nas áreas de Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: polí­ticas públicas educacionais; educação a distância; rede de proteção de crianças e adolescentes; educação inclusiva; gamificação e violência escolar.

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Publicado

09-11-2022

Como Citar

da Silva Dutra, F. B., Botelho José, A., Pereira, A. M. da S., Miranda da Silva, A. P., & Coimbra, E. de S. (2022). Formação Online em Educação Inclusiva: um Levantamento Temático de Pesquisas Educacionais. EaD Em Foco, 12(2), e1899. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1899

Edição

Seção

Estudos de Caso