Formação Online em Educação Inclusiva: um Levantamento Temático de Pesquisas Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1899Resumo
É de suma importância propor uma reflexão sobre o tema saberes docentes de forma a remeter a um olhar sobre a formação, práticas, vivências e experiências do professor. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo realizado com base no levantamento temático de resumos expandidos e relatos de experiência dos cursistas que concluíram o Curso de aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva, promovido pela Fundação CECIERJ - Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2018 a 2021. A pesquisa pautou-se na seguinte questão: Quais temas/assuntos foram escolhidos para a elaboração do trabalho de conclusão do curso? Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa documental, voltada para a temática da formação online, na perspectiva do estado da arte. A análise destacou que as representações construídas pelos autores acerca dos conceitos que permeiam as disciplinas do curso em questão, nortearam suas escolhas para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso e os resultados apontaram que o Transtorno do Espectro Autista foi o tema mais abordado pelos participantes.
Palavras-chave: Formação online. Experiências docentes. Educação inclusiva. Transtorno do espectro autista.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edição revista e atualizada. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2019.pdf - Acesso em: 15 jan. 2022.
BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. 2 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. (Série legislação; n. 193). Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/20204. - Acesso em: 20 jan. 2022.
BRUMER, A.; PAVEI, K.i; MOCELIN, D. G. Saindo da "escuridão": perspectivas da inclusão social, econômica, cultural e política dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre. Sociologias [online]. 2004, n. 11, pp. 300-327. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-45222004000100013 - Acesso em: 10 jan. 2022.
CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, [S.l.], v. 26, n. 47, pp. 639–650, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/ article/view/6994 - Acesso em: 27 mar. 2022.
FUNDAÇíO CECIERJ. Caderno de Resumos – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para Professores da Educação Básica. E-book. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17631 - Acesso em: 5 out. 2022.
FUNDAÇíO CECIERJ. Caderno de Resumos – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para Professores da Educação Básica. E-book. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2019. https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17632 - Acesso em: 05 out. 2022.
FUNDAÇíO CECIERJ. Caderno de Resumos – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para Professores da Educação Básica. E-book. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2020. https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17633 - Acesso em: 05 out. 2022.
FUNDAÇíO CECIERJ. Caderno de Resumos – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para Professores da Educação Básica. E-book. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2021. https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17634 - Acesso em: 05 out. 2022.
CUPERTINO, C. M. B.; ARANTES, D. R. B. (Orgs.). Um olhar para as altas habilidades: Construindo caminhos. Secretaria da Educação, Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE. 2 ed. rev. atual. ampl. São Paulo: SE, 2012. Disponível em: http://cape.edunet.sp.gov.br/cape_arquivos/Um_Olhar_Para_As_Altas_habilidades_2%C2%B0_Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf - Acesso em: 29 fev. 2022.
DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa [online]. 2002, n. 115, pp. 139-154. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100005 - Acesso em: 27 mar. 2022.
DUGNANI, K. C. B.; BRAVO, A. D. Análise de artigos em periódicos nacionais. In: COSTA, Maria Resende Piedade da (Org.). Múltipla Deficiência: Pesquisa & Intervenção. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.
DUTRA, F. B. S.; REDIG, . G. Formação docente para a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais. In: Anais do VII congresso brasileiro de educação especial, 2016, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2016. Disponível em: https://proceedings.science/cbee/cbee7/papers/formacao-docente-para-a-inclusao-escolar-de-alunos-com-necessidades-educativas-especiais - Acesso em: 12 jan. 2022.
DUTRA, F. B. S. et al. Reformulação da Educação a Distância em Tempos de Pandemia: a Experiência do Curso de Educação Especial e Inclusiva da Fundação CECIERJ. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1253, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1253 - Acesso em: 10 jan. 2022.
DUTRA, F. B. S. ; VAZ, A. F. A formação dos novos profissionais de educação física em universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro sob a ótica da inclusão. In: SILVA, Flávia Barbosa; SANTOS, Celby Rodrigues V. dos; DI BLASI, Felipe (Orgs.). Aspectos da deficiência: educação, esporte e qualidade de vida. Curitiba: Appris editora, 2017.
GAUTHIER, Clermont; et al. Por uma teoria da pedagogia: Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
GLAT, R.; BLANCO, L. de M. V. Educação especial no contexto de uma educação inclusiva. In: GLAT, R. (Org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2 Ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.
GLAT, Rosana. A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: Diretrizes políticas e ações pedagógicas. Relatório Científico do Projeto CNPQ 2010-2012. Rio de Janeiro, 2012.
GONÇALVES, Humberto Bueno; FESTA, Priscila Soares Vidal. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Ensaios Pedagógicos: Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET. Nº 6, dezembro de 2013. Disponível em: https://www.opet.com.br/faculdade/ revista-pedagogia/pdf/n6/ARTIGO-PRISCILA.pdf - Acesso em: 10 fev. 2022.
MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
PAZ, C. T. do N.; WISCH, T. F. Ser professor na perspectiva inclusiva: Saberes, fazeres e compromissos em uma tríade formativa. Revista Contexto & Educação, [S.l.], v. 37, n. 116, pp. 9–22, 2022. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/ index.php/contextoeducacao/article/view/12701 - Acesso em: 30 jun. 2022.
PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista [online]. 2009, n. 33, pp. 143-156. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010 - Acesso em: 27 jan. 2022.
PLETSCH, M. D.; ARAÚJO, D. F. de; LIMA, M. F. C. Experiências de Formação Continuada de Professores: possibilidades para efetivar a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Revista Periferia: Educação, cultura e Comunicação. V. 9, n. 1, jan./jun. 2017 – Dossiê: Educação Especial e Inclusiva. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/29187 - Acesso em: 20 jan. 2022.
REDIG, A. G. MASCARO, C. A. A. de C. Formação docente na perspectiva da educação inclusiva pelo viés do Instagram. Interfaces Científicas: Educação, [S.l.], v. 10, n. 3, pp. 133–144, 2021. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/ view/8625 - Acesso em: 10 jun. 2022.
RIGO, N. M. Desdobramentos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em políticas locais. Revista Contexto & Educação, [S.l.], v. 31, n. 100, pp. 187–213, 2017. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/ contextoeducacao/article/view/6007 - Acesso em: 20 jun. 2022.
SCHIRMER, C. R. Pesquisas em recursos de alta tecnologia para comunicação e transtorno do espectro autista. ETD - Educação Temática Digital, [S.l.], v. 22, n. 1, pp. 68–85, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/ 8655470 - Acesso em: 20 jan. 2022.
SILVA, A. dos S.; SANTOS, G. O. As perspectivas de aplicação de atividades matemáticas para alunos autistas: habilidades na aprendizagem matemática. Revista Interseção, [S.l.], v. 2, n. 1, pp. 9-20, 2021. Disponível em: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/intersecao/article/view/254 - Acesso em: 27 mar. 2022.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. ICD-11 for mortality and morbidity statistics. Version : 02/2022. Geneva: WHO; 2022. Disponível em: https://icd.who.int/browse11/l-m/en - Acesso em: 30 jun. 2022.
ZANELLATO, D.; POKER, R. B. Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 1, pp. 147-158, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/ view/5375 - Acesso em: 25 maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.