Formação Online em Educação Inclusiva: um Levantamento Temático de Pesquisas Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1899Resumen
É de suma importância propor uma reflexão sobre o tema saberes docentes de forma a remeter a um olhar sobre a formação, práticas, vivências e experiências do professor. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo realizado com base no levantamento temático de resumos expandidos e relatos de experiência dos cursistas que concluíram o Curso de aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva, promovido pela Fundação CECIERJ - Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2018 a 2021. A pesquisa pautou-se na seguinte questão: Quais temas/assuntos foram escolhidos para a elaboração do trabalho de conclusão do curso? Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa documental, voltada para a temática da formação online, na perspectiva do estado da arte. A análise destacou que as representações construídas pelos autores acerca dos conceitos que permeiam as disciplinas do curso em questão, nortearam suas escolhas para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso e os resultados apontaram que o Transtorno do Espectro Autista foi o tema mais abordado pelos participantes.
Palavras-chave: Formação online. Experiências docentes. Educação inclusiva. Transtorno do espectro autista.
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