Formação Online em Educação Inclusiva: um Levantamento Temático de Pesquisas Educacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1899

Resumen

É de suma importância propor uma reflexão sobre o tema saberes docentes de forma a remeter a um olhar sobre a formação, práticas, vivências e experiências do professor. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo realizado com base no levantamento temático de resumos expandidos e relatos de experiência dos cursistas que concluíram o Curso de aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva, promovido pela Fundação CECIERJ - Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2018 a 2021. A pesquisa pautou-se na seguinte questão: Quais temas/assuntos foram escolhidos para a elaboração do trabalho de conclusão do curso? Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa documental, voltada para a temática da formação online, na perspectiva do estado da arte. A análise destacou que as representações construídas pelos autores acerca dos conceitos que permeiam as disciplinas do curso em questão, nortearam suas escolhas para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso e os resultados apontaram que o Transtorno do Espectro Autista foi o tema mais abordado pelos participantes.

 

Palavras-chave: Formação online. Experiências docentes. Educação inclusiva. Transtorno do espectro autista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Botelho José, Fundação CECIERJ

Doutorando em Bens Culturais e Projetos Sociais, no Programa de Pós-Graduação em História, Polí­tica e Bens Culturais (PPHPBC - írea de Avaliação CAPES: História) da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ (Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC). Academicamente, tenho Mestrado em Ciências das Religiões, pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências das Religiões (PPGPCR - írea de Avaliação CAPES: Filosofia/Teologia, até 2016; Ciências da Religião e Teologia) da Faculdade Unida de Vitória - FUV-ES (2013). Sou Especialista em Psicologia Eclesiástica, pela UNISUAM-RJ (2010); em Sociologia, pela FISIG-RJ (2015); em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela UFF-RJ (2015); em Designer Instrucional para EaD Virtual, pela UNIFEI-MG (2015); em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, pela UFF-RJ (2016); em Impactos da Violência na Escola, pela ENSP/FIOCRUZ-RJ (2017); em O Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa, pela UNIMES-SP (2018); em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade, pela UNIFEI-MG (2018); em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica, pela ENSP/FIOCRUZ-RJ (2020); em Gestão de Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à EJA, pelo IFRN-RN (2020); e em Gestão Educacional, pela UNINTA-CE (2021); em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, pelo IFNMG-MG (2021); e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, pelo UFPI-PI (2022). Também sou graduado em Bacharel em Teologia, pela FE-DF (2008); e em Filosofia, pela F.UNIRB-BA (2010). Licenciado em Filosofia (Formação Pedagógica), pela UNIMES-SP (2014); em Pedagogia, pela UNISIGNORELLI-RJ (2018); e em Ciências Sociais, pela UNIMES-SP (2021). Profissionalmente, atuei como Professor Universitário III - CEST (voluntário) na Universidade do Estado do Amazonas - UEA/AM, como regente no curso de Graduação em Letras. Sou Especialista de Educação Supervisor de Ensino, concursado e empossado na Prefeitura Municipal de Piraí­ - SME/RJ e Professor Docente I, concursado e empossado no Governo do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ, na disciplina Filosofia e habilitado em írea de Conhecimento - Ciências Humanas; Disciplinas Pedagógicas; Sociologia, Projeto de Vida e Estudos Orientados. Também atuo como Mediador a Distância (bolsista), da Fundação CECIERJ-RJ e Professor Mediador a Distância (bolsista/UAB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP-SP (UAB). Faço assessoria como Diretor-Presidente da Faculdade Teológica Charisma/FATCH-RJ (sobrestado). Já atuei como Coordenador de Polo EaD e Tutor Presencial, em Nova Iguaçu-RJ, nos Polos EaD da Universidade Metropolitana de Santos/UNIMES-SP e da Faculdade Unida de Vitória/FUV-RJ; Mediador, Professor, Conteudista e Tutor de diversas instituições (UAB/UFRB-BA, UNIMES-RJ, IFAL-AL, UNIVESP-SP e VG Educacional). Membro do corpo editorial da Revista Mosaico (ISSN 2176-8943), que é uma publicação cientí­fica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Polí­tica e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Tenho experiência nas áreas de Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: polí­ticas públicas educacionais; educação a distância; rede de proteção de crianças e adolescentes; educação inclusiva; gamificação e violência escolar.

Citas

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatí­stico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edição revista e atualizada. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasí­lia, 2020. Disponí­vel em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_basica_2019.pdf - Acesso em: 15 jan. 2022.

BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. 2 ed. Brasí­lia: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. (Série legislação; n. 193). Disponí­vel em: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/20204. - Acesso em: 20 jan. 2022.

BRUMER, A.; PAVEI, K.i; MOCELIN, D. G. Saindo da "escuridão": perspectivas da inclusão social, econômica, cultural e polí­tica dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre. Sociologias [online]. 2004, n. 11, pp. 300-327. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/S1517-45222004000100013 - Acesso em: 10 jan. 2022.

CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, caracterí­sticas e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, [S.l.], v. 26, n. 47, pp. 639–650, 2013. Disponí­vel em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/ article/view/6994 - Acesso em: 27 mar. 2022.

FUNDAÇíO CECIERJ. Caderno de Resumos – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para Professores da Educação Básica. E-book. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2018. Disponí­vel em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17631 - Acesso em: 5 out. 2022.

FUNDAÇíO CECIERJ. Caderno de Resumos – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para Professores da Educação Básica. E-book. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2019. https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17632 - Acesso em: 05 out. 2022.

FUNDAÇíO CECIERJ. Caderno de Resumos – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para Professores da Educação Básica. E-book. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2020. https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17633 - Acesso em: 05 out. 2022.

FUNDAÇíO CECIERJ. Caderno de Resumos – Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva para Professores da Educação Básica. E-book. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2021. https://canal.cecierj.edu.br/recurso/17634 - Acesso em: 05 out. 2022.

CUPERTINO, C. M. B.; ARANTES, D. R. B. (Orgs.). Um olhar para as altas habilidades: Construindo caminhos. Secretaria da Educação, Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE. 2 ed. rev. atual. ampl. São Paulo: SE, 2012. Disponí­vel em: http://cape.edunet.sp.gov.br/cape_arquivos/Um_Olhar_Para_As_Altas_habilidades_2%C2%B0_Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf - Acesso em: 29 fev. 2022.

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa [online]. 2002, n. 115, pp. 139-154. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000100005 - Acesso em: 27 mar. 2022.

DUGNANI, K. C. B.; BRAVO, A. D. Análise de artigos em periódicos nacionais. In: COSTA, Maria Resende Piedade da (Org.). Múltipla Deficiência: Pesquisa & Intervenção. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.

DUTRA, F. B. S.; REDIG, . G. Formação docente para a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais. In: Anais do VII congresso brasileiro de educação especial, 2016, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2016. Disponí­vel em: https://proceedings.science/cbee/cbee7/papers/formacao-docente-para-a-inclusao-escolar-de-alunos-com-necessidades-educativas-especiais - Acesso em: 12 jan. 2022.

DUTRA, F. B. S. et al. Reformulação da Educação a Distância em Tempos de Pandemia: a Experiência do Curso de Educação Especial e Inclusiva da Fundação CECIERJ. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1253, 2021. Disponí­vel em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1253 - Acesso em: 10 jan. 2022.

DUTRA, F. B. S. ; VAZ, A. F. A formação dos novos profissionais de educação fí­sica em universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro sob a ótica da inclusão. In: SILVA, Flávia Barbosa; SANTOS, Celby Rodrigues V. dos; DI BLASI, Felipe (Orgs.). Aspectos da deficiência: educação, esporte e qualidade de vida. Curitiba: Appris editora, 2017.

GAUTHIER, Clermont; et al. Por uma teoria da pedagogia: Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira. 2 ed. Ijuí­: Editora Unijuí­, 2006.

GLAT, R.; BLANCO, L. de M. V. Educação especial no contexto de uma educação inclusiva. In: GLAT, R. (Org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2 Ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2013.

GLAT, Rosana. A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: Diretrizes polí­ticas e ações pedagógicas. Relatório Cientí­fico do Projeto CNPQ 2010-2012. Rio de Janeiro, 2012.

GONÇALVES, Humberto Bueno; FESTA, Priscila Soares Vidal. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Ensaios Pedagógicos: Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET. Nº 6, dezembro de 2013. Disponí­vel em: https://www.opet.com.br/faculdade/ revista-pedagogia/pdf/n6/ARTIGO-PRISCILA.pdf - Acesso em: 10 fev. 2022.

MOROSINI, M.; KOHLS-SANTOS, P.; BITTENCOURT, Z. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.

PAZ, C. T. do N.; WISCH, T. F. Ser professor na perspectiva inclusiva: Saberes, fazeres e compromissos em uma trí­ade formativa. Revista Contexto & Educação, [S.l.], v. 37, n. 116, pp. 9–22, 2022. Disponí­vel em: https://www.revistas.unijui.edu.br/ index.php/contextoeducacao/article/view/12701 - Acesso em: 30 jun. 2022.

PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes polí­ticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista [online]. 2009, n. 33, pp. 143-156. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010 - Acesso em: 27 jan. 2022.

PLETSCH, M. D.; ARAÚJO, D. F. de; LIMA, M. F. C. Experiências de Formação Continuada de Professores: possibilidades para efetivar a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Revista Periferia: Educação, cultura e Comunicação. V. 9, n. 1, jan./jun. 2017 – Dossiê: Educação Especial e Inclusiva. Disponí­vel em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/29187 - Acesso em: 20 jan. 2022.

REDIG, A. G. MASCARO, C. A. A. de C. Formação docente na perspectiva da educação inclusiva pelo viés do Instagram. Interfaces Cientí­ficas: Educação, [S.l.], v. 10, n. 3, pp. 133–144, 2021. Disponí­vel em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/ view/8625 - Acesso em: 10 jun. 2022.

RIGO, N. M. Desdobramentos da polí­tica nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva em polí­ticas locais. Revista Contexto & Educação, [S.l.], v. 31, n. 100, pp. 187–213, 2017. Disponí­vel em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/ contextoeducacao/article/view/6007 - Acesso em: 20 jun. 2022.

SCHIRMER, C. R. Pesquisas em recursos de alta tecnologia para comunicação e transtorno do espectro autista. ETD - Educação Temática Digital, [S.l.], v. 22, n. 1, pp. 68–85, 2020. Disponí­vel em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/ 8655470 - Acesso em: 20 jan. 2022.

SILVA, A. dos S.; SANTOS, G. O. As perspectivas de aplicação de atividades matemáticas para alunos autistas: habilidades na aprendizagem matemática. Revista Interseção, [S.l.], v. 2, n. 1, pp. 9-20, 2021. Disponí­vel em: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/intersecao/article/view/254 - Acesso em: 27 mar. 2022.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. ICD-11 for mortality and morbidity statistics. Version : 02/2022. Geneva: WHO; 2022. Disponí­vel em: https://icd.who.int/browse11/l-m/en - Acesso em: 30 jun. 2022.

ZANELLATO, D.; POKER, R. B. Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 1, pp. 147-158, 2012. Disponí­vel em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/ view/5375 - Acesso em: 25 maio 2022.

Publicado

2022-11-09

Cómo citar

da Silva Dutra, F. B., Botelho José, A., Pereira, A. M. da S., Miranda da Silva, A. P., & Coimbra, E. de S. (2022). Formação Online em Educação Inclusiva: um Levantamento Temático de Pesquisas Educacionais. EaD Em Foco, 12(2), e1899. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1899

Número

Sección

Estudos de Caso

Artículos más leídos del mismo autor/a