Online Training in Inclusive Education: a Thematic Survey of Educational Research

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1899

Abstract

It is of utmost importance to reflect upon the subject of institutional education, in order to take a closer look at the training, practices, life and experiences of the subject teacher. Thus, this article aims to present a study based on the thematic survey of the expanded abstracts and experience reports of the students who completed the Improvement Course in Special and Inclusive Education, promoted by CECIERJ Foundation - Center for Science and Distance Higher Education of the State of Rio de Janeiro, from 2018 to 2021. The research was based on the following question: Which themes/subjects were chosen for the elaboration of the course conclusion work? For this, a qualitative documentary approach was chosen, focused on the theme of online training, from the perspective of the state of art. The analysis highlighted that the representations built by the authors about the concepts that permeate the disciplines of the course in question guided their choices for the construction of the End-of-Course Paper and the results pointed out that the Autistic Spectrum Disorder was the theme most addressed by the participants.

Keywords: Online training. Teaching experiences. Inclusive education. Autistic spectrum disorder.

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Author Biography

Alexandre Botelho José, Fundação CECIERJ

Doutorando em Bens Culturais e Projetos Sociais, no Programa de Pós-Graduação em História, Polí­tica e Bens Culturais (PPHPBC - írea de Avaliação CAPES: História) da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ (Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC). Academicamente, tenho Mestrado em Ciências das Religiões, pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências das Religiões (PPGPCR - írea de Avaliação CAPES: Filosofia/Teologia, até 2016; Ciências da Religião e Teologia) da Faculdade Unida de Vitória - FUV-ES (2013). Sou Especialista em Psicologia Eclesiástica, pela UNISUAM-RJ (2010); em Sociologia, pela FISIG-RJ (2015); em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela UFF-RJ (2015); em Designer Instrucional para EaD Virtual, pela UNIFEI-MG (2015); em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, pela UFF-RJ (2016); em Impactos da Violência na Escola, pela ENSP/FIOCRUZ-RJ (2017); em O Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa, pela UNIMES-SP (2018); em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade, pela UNIFEI-MG (2018); em Gestão Estratégica de Investimentos na Educação Básica, pela ENSP/FIOCRUZ-RJ (2020); em Gestão de Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à EJA, pelo IFRN-RN (2020); e em Gestão Educacional, pela UNINTA-CE (2021); em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, pelo IFNMG-MG (2021); e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, pelo UFPI-PI (2022). Também sou graduado em Bacharel em Teologia, pela FE-DF (2008); e em Filosofia, pela F.UNIRB-BA (2010). Licenciado em Filosofia (Formação Pedagógica), pela UNIMES-SP (2014); em Pedagogia, pela UNISIGNORELLI-RJ (2018); e em Ciências Sociais, pela UNIMES-SP (2021). Profissionalmente, atuei como Professor Universitário III - CEST (voluntário) na Universidade do Estado do Amazonas - UEA/AM, como regente no curso de Graduação em Letras. Sou Especialista de Educação Supervisor de Ensino, concursado e empossado na Prefeitura Municipal de Piraí­ - SME/RJ e Professor Docente I, concursado e empossado no Governo do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ, na disciplina Filosofia e habilitado em írea de Conhecimento - Ciências Humanas; Disciplinas Pedagógicas; Sociologia, Projeto de Vida e Estudos Orientados. Também atuo como Mediador a Distância (bolsista), da Fundação CECIERJ-RJ e Professor Mediador a Distância (bolsista/UAB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP-SP (UAB). Faço assessoria como Diretor-Presidente da Faculdade Teológica Charisma/FATCH-RJ (sobrestado). Já atuei como Coordenador de Polo EaD e Tutor Presencial, em Nova Iguaçu-RJ, nos Polos EaD da Universidade Metropolitana de Santos/UNIMES-SP e da Faculdade Unida de Vitória/FUV-RJ; Mediador, Professor, Conteudista e Tutor de diversas instituições (UAB/UFRB-BA, UNIMES-RJ, IFAL-AL, UNIVESP-SP e VG Educacional). Membro do corpo editorial da Revista Mosaico (ISSN 2176-8943), que é uma publicação cientí­fica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Polí­tica e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ, com sede na cidade do Rio de Janeiro. Tenho experiência nas áreas de Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: polí­ticas públicas educacionais; educação a distância; rede de proteção de crianças e adolescentes; educação inclusiva; gamificação e violência escolar.

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Published

2022-11-09

How to Cite

da Silva Dutra, F. B., Botelho José, A., Pereira, A. M. da S., Miranda da Silva, A. P., & Coimbra, E. de S. (2022). Online Training in Inclusive Education: a Thematic Survey of Educational Research. EaD Em Foco, 12(2), e1899. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1899

Issue

Section

Estudos de Caso

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