A Educação Inclusiva Mediada por Tecnologias Digitais por Consequência da Pandemia de Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1941

Palabras clave:

Educação inclusiva, Tecnologias digitais

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial mediada por tecnologias digitais durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Preto. Como objetivos específicos, buscamos identificar quais foram as estratégias e ações adotadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) no IFMG-OP para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas; identificar quais os recursos digitais foram explorados com o propósito de incluir os alunos nas aulas remotas; e apontar em quais aspectos o ERE possivelmente contribuiu para ampliar a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas dos processos de ensino e aprendizagem. A abordagem foi qualitativa e para a produção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro sujeitos envolvidos na inclusão dos estudantes. Os resultados evidenciaram que o núcleo não precisou adquirir equipamentos ou software específicos para a mediação online, mas alguns estudantes precisaram acessar os editais de apoio financeiro para terem acesso à internet e computador. Também foi necessário buscar apoio de estagiários e profissionais do setor de Tecnologia da Informação (TI) para ensinar aos alunos como acessar e a usar os recursos tecnológicos e digitais, contratar mais estagiários, estreitar o diálogo com as famílias e os professores da instituição. Por fim, acreditamos que as questões relacionadas ao processo de inclusão durante o ERE indicam que precisamos investir em inclusão digital desses alunos para além das necessidades apresentadas pela mediação online durante a crise de saúde e distanciamento social.

 

Palavras-chave: Educação inclusiva. Tecnologias digitais. ERE. NAPNEE.

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Biografía del autor/a

Layla Júlia Gomes Mattos, Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Preto

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. 

Thays Rocha Brandão Ferreira, Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Preto

Licenciada em Fí­sica pelo Instituto Federal de Minas Gerais campus Ouro Preto (IFMG-OP). 

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Publicado

2023-05-26

Cómo citar

Mattos, L. J. G., & Ferreira, T. R. B. (2023). A Educação Inclusiva Mediada por Tecnologias Digitais por Consequência da Pandemia de Covid-19. EaD Em Foco, 12(3), e1941. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1941